domingo, 2 de outubro de 2011

MUNICÍPIOS DO AMAZONAS GANHARÃO MAMÓGRAFOS



Aparelhos serão ditribuídos em cada um dos 61 municípios do Estado, para ampliar diagnóstico do câncer de mama


Mulheres do interior do Amazonas poderão realizar exames de mamografia nos próximos meses sem precisar se deslocar para a capital. O Governo do Estado está providenciando a aquisição de 61 mamógrafos para atender essa população em todos os municípios.
“No interior do Estado, as mulheres estão carentes desse tipo de exame”, destacou a primeira-dama, Nejmi Aziz.
O projeto do governo estadual foi anunciado por ela, na manhã desta sexta-feira (30), em evento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que deu início às comemorações do Outubro Rosa, um movimento mundial que tem como objetivo principal chamar a atenção das mulheres para iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e destacar e a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença.
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson Trindade, na capital o número de mamógrafos é o suficiente para atender a demanda e isso será potencializado no interior com o novo projeto do Governo.
A primeira-dama do Estado acrescentou, ainda, que está sendo feita uma pesquisa para para que os dois municípios com maior índice de mulheres diagnosticadas com câncer de mama recebam imediatamente os equipamentos.
“Isso é super importante para as mulheres, principalmente acima dos 35 anos. Se é detectado precocemente o câncer, existe 95% de chance de cura”, ressaltou.
A primeira atividade realizada para comemorar o Outubro Rosa foi o abraço humano promovido pelo Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma).
 “Esse ato significa que nós estamos abraçando a família Cecon, mostrando que somos agradecidos pelo carinho como nos tratam”, disse a presidente do grupo Oriona Ohse.
De janeiro a junho deste ano, 149 mulheres foram diagnosticadas com a doença na FCecon. Em todo o ano de 2010, foram 248 casos.
Caminhada
Uma mobilização de prevenção contra o câncer de mama também será realizada neste sábado (1), às 16h, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus.
A “II Caminhada da Esperança pela Vida” faz parte das atividades programadas para o Outubro Rosa. O movimento mundial nasceu na Califórnia (EUA), no ano de 1997.
Prédios iluminados
O Outubro Rosa se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. Tradicionalmente, o evento tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos.
Na próxima terça-feira (4), a FCecon, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a Arena Amadeu Teixeira e o Instituto da Mulher receberão a iluminação alusiva à luta contra o câncer de mama.
Municípios como Parintins, Coari, Borba, Manacapuru, Maués e Tabatinga também irão iluminar monumentos de rosa.
As “Carretas da Mulher” e as Unidades Básicas de Saúde, da Prefeitura de Manaus, também vão fazer parte do movimento de conscientização para a prevenção do câncer de mama e a Secretaria Municipal de Saúde preparou programação especial.

Fonte: www.acritica.com.br
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


2 comentários:

  1. Quero aqui registrar os meus agradecimento e parabenlizar pelas noticias e parceria pois e muito relevante este nosso trabalho,embora cada um tem seu objetivo mais todos levao a valorização da vida espero poder contar com esta parceria e poder levar um pouco de minha esperiencia de vida falando sobre prevenção ao municipio de vocês visite o nossos endereços eletronicos,www.gammaamazonia.blogspot.com, @gammaAmazonia, facebookgamma amazonia, gamma.amazonia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nobre editor, os nosssos objetivos, digo da AFAMA, são direcionados ao povo de Atalaia do Norte-AM quanto aos benefícios a ela relacionados, especialmente acerca da educação dos jovens daquela localidade. Isso não nos impede de fomentar o trabalho voltado para outros setores, como o da saúde. Queremos sim fortalecer essa parceria. Estamos à disposição para publicar todo e qualquer evento voltado para o fim proposto por vcs. Nosso blog tem espaço adequado para divulgar o trabalho. Podem, inclusive, enviar para o e-mail rtcastrolves@bol.com.br a fim de que os publiquemos. Grato, Presidente da AFAMA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.