terça-feira, 9 de setembro de 2014

UFAM e UEA estão no ranking das 100 melhores universidade do país





MANAUS - Segundo o Ranking Universitário Folha de 2014, o Amazonas aparece com duas universidades entre as 100 melhores do país. a Universidade Federal do Amazonas - UFAM é a 41a colocada no geral, com conceito 67,16 e a Universidade do Estado do Amazonas - UEA aparece na 77a colocação, com conceito 51,22.
A instituição mais bem colocada da região Norte do país é a Universidade do Pará - UFPA, que está na 29a posição, com conceito 75,89.
Apesar das recentes polêmincas envolvendo a entrada da Polícia Militar de São Paulo em seu campus para tentar coibir crimes e atos violentos, a Universidade de São Paulo - USP continua na liderança, sendo seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

ELABORAÇÃO

A elaboração de notas para as instituições leva em consideração o ensino, produção de pesquisa, a inserção de profissionais egressos destas universidades no mercado de trabalho, inovações técnico-científicas desenvolvidas nessas instituições e sua internacionalização.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação da pesquisa são coletados por uma equipe do Jornal Folha de São Paulo em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feita pelo Datafolha.
A UFAM recebeu notas: 26,39 em pesquisa; 21,59 em ensino; 13,89 em mercado; 2,41 em internacionalização; 2,88 em inovação e, nota 3 no Índice Geral de Cursos - IGC, em que o mínimo 0 (zero) e o máximo é 5.
A UEA alcançou as notas: 21,47 em pesquisa; 14,18 em ensino; 13,01 em mercado; 2,56 em internacionalização nenhum ponto em inovação e também tirou nota 3 no IGC.

EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA É A MELHOR

As universidades públicas são a maioria das instituições melhor posicionadas no ranking elaborado pela pesquisa. São 84 instituições privadas de ensino superior listadas entre as melhores. A melhor posicionada é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS na 18a colocação com o conceito 84,87



Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.