quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Número de universitários no Brasil cresce 3,8% e já chega a 7,5 milhões, segundo Inep





MANAUS - O número de estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil cresceu 3,8% de 2012 para 2013. No ano passado, as matrículas superam 7,3 milhões. A rede privada concentra o maior número de alunos, quse 5,4 milhões de inscritos. Na rede pública, há cerca de 1,9 milhão de estudantes. Os dados são do Censo da Educação Superior 2013, divulgado nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
O crescimento do número de matriculados na graduação foi inferior ao registrado nos censos anteriores. De 2011 para 2012, o crescimento ficou em 4,4% e, de 2010 para 2011, em 5,6%.
No ano passado, ingressaram no ensino superior cerca de 2,7 milhões de estudantes. A matrícula na graduação cresceu mais na rede privada - 4,5% - do que na rede pública - 1,9% - o censo anterior registrou maior crescimento nas instituições públicas. Neste censo, a rede privada participa com mais de 80% no número de ingressantes em cursos de Educação Superior de graduação. Quase 1 milhão de estudantes concluíram a educação Superior no ano passado.
"Em relação ao ritmo de crescimento, tem que se considerar que, quando chegamos a um determinado patamar, o ritmo tende a diminuir. É natural que isso ocorra", disse o Ministro da Educação, Henrique Paim.
Sobre a redução no ritmo de crescimento das matrículas nas instituições públicas, o ministro atribui à redução das matrículas nas instituições estaduais. "Em função da ampliação das universidades federais em vários Estados, tivemos um tolhimento das matrículas nas estaduais. Muitos Estados optaram por priorizar recursos da educação para educação básica", disse em coletiva de imprensa.
Administração é curso com maior número de matriculados no país (800.114), seguido por Direito (769.889), Pedagogia (614.835), Ciências Contábeis (328.031) e Engenharia Civil (257.268). Os dez maiores cursos em número de matrículas concentram mais da metade da rede de Educação Superior no Brasil.
As universidades são minoria entre as instituições de Educação Superior - 195 -, que equivalem a 8,2% do total das instituições de Educação Superior. As faculdades predominam com 84,3%. Apesar de o número ser menor, as universidades concentram 53,4% das matrículas em cursos de graduação e 29,2% estão nas faculdades.
As matrículas de pessoas com deficiência cresceram cerca de 50% nos últimos quatro anos. Em 2013, eram 30 mil alunos e, e, 2010, 10 mil. A maioria dos estudantes está em cursos de graduação presencial com 23 mil.
Levando em conta a educação superior sequencial e a Pós-Graduação Stricto Sensu, o número de matriculados no Ensino Superior no país chega a 7,5 milhões. O censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP, engloba as redes públicas e privada de Educação Superior.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.