quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Professora da rede pública estadual do Amazonas apresentará projeto em seminário no México


A professora da rede pública estadual do Amazonas apresentará os resultados do projeto




MANAUS -  Professora de Química do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, Ataiany Veloso, 36, representará o Amazonas no Seminário da Associação Latino Americana de Investigação em Educação e Ciência que neste ano será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro na Cidade do México.
Na oportunidade, a professsora da rede pública estadual do Amazonas apresentará os resultados do projeto "O Ensino das Funções Orgânicas a partir do Tema Drogas Lícitas e Ilíticas do Amazonas", que é aplicado no Colégio Brasileiro, em Manaus, associado ao Programa Ciência na Escola - PCE.
Coordenado por ela e desenvolvido no espaço escolar com alunos do Ensino Médio, o projeto teve por objetivo despertar os estudantes para a iniciação científica a partir da investigação, contribuindo com o ensino da disciplina de Química e orientando os jovens, também, quanto à problemática das drogas.
"O projeto incentivou os alunos à pesquisa científica levando-os a observar os prejuízos que as drogas ilícitas trazem para o corpo humano. Alcançamos também um efeito social ao demonstrar aos alunos o caráter danoso das drogas", relatou a professora Ataiany Veloso.
Antes de ser apresentado no México o projeto foi em 2013 um dos destaques da 1a Feira Competitiva e Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia - FCA, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI com apoio da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.
O projeto amazonense também foi destaque na Feira de Ciências e Engenharia - FEBRACE da Universidade de São Paulo - USP.
Sobre a expectativa de apresentar projeto amazonense no Mèxico, a professora Ataiany Veloso enfatizou que a experiência em compartilhar os resultados com professores de dezenas de países será única. "Faço questão de divulgar que no Amazonas temos ações científicas de grande qualidade, com metodologias que possibilitam um melhor processo de ensino e trazem grandes contribuições para a área da Química", citou.
Ataiany Veloso é Licenciada em Química pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, com Especialização em Docência e Mestra em Educação em Ciências na Amazônia também pela UEA. Atualmente é professora do Colégio Brasileiro Silvestre e da Faculdade Nilton Lins, na qual é docente do curso Tecnologia de Petróleo e Gás.
 
PROGRAMA CIÊNCIA ESCOLA - PCE

O programa Ciência na Escola visa incentivar os estudanes das redes de ensino estadual e municipais a se interessarem pelo mundo da ciência, aprimorando a aprendizagem por intermédio da produção de ciência no espaço escolar.
Em 2014, R$ 4 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado para o financiamento de mais de 300 projetos de iniciação científica em escolas públicas da capital e do interior do Amazonas.

Fonte: www.acritica.com.br
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação.

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.