Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sai edital do Vestibular 2010 da UEA. Inscrições começam em dezembro



A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) lançou na quinta-feira, 4, o Edital nº 097/2010 do Vestibular 2010 para os cursos de graduação na capital e no interior do Estado. Estão sendo oferecidas 3.780 vagas aos estudantes que concluíram os três anos do Ensino Médio em instituições públicas ou privadas, sendo 1.430 vagas em cursos ministrados em Manaus e 2.180 vagas em cursos ministrados em Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, São Gabriel da Cachoeira, além de 170 vagas destinadas aos indígenas.
O Edital foi publicado na quarta-feira, dia 03 de novembro, no Diário Oficial do Estado (DOE) e está disponível no site da UEA (www.uea.edu.br).
As inscrições vão ser realizadas no período de 6 a 23 de dezembro. O valor da taxa é R$ 30, o mesmo do ano passado. No entanto, candidatos cuja renda mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos, ou que comprovem desemprego podem requerer isenção.

Ingresso

O acesso aos cursos de graduação da universidade, segundo a pro reitora, é via processo seletivo do Sistema de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior (Saes) e pelo vestibular.
O Saes proporciona aos estudantes do Ensino Médio o ingresso gradual e progressivo aos cursos de graduação da UEA. As provas acontecem no final de cada série e os pontos são acumulativos. Para este ano, a UEA oferece 250 vagas para o Saes e as provas acontecem no dia 12 de dezembro.
Quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apesar de acumular pontuação, o candidato não anula a obrigatoriedade do Vestibular. No entanto, uma das vantagens de participar do Enem se reserva para fins de contabilização na nota final da primeira etapa do vestibular. “Se a nota obtida na parte objetiva da prova do Enem for maior que a nota da prova de Conhecimentos Gerais do vestibular, é considerada apenas a nota do exame nacional”, explica Elizabeth.

Novos cursos para os municípios

Neste ano, a direção da UEA expandiu para outros municípios os cursos de Licenciatura pelo sistema presencial modular. Segundo a pró reitora de Ensino e Graduação da instituição, Elizabete Brocki, “os professores da capital se deslocam para o interior e, atendendo a carga horária de cada curso, as aulas são ministradas por meio de módulos”.
No ano passado, duas turmas Licenciatura em Ciências Biológicas foram oferecidas nos municípios de Lábrea e Manacapuru. “Com a demanda crescente pelos cursos no interior e a disposição de um corpo docente permanente da instituição, a proposta foi ampliada aos municípios de Coari, Lábrea, Manacapuru, Maués e São Gabriel da Cachoeira”, afirma Elizabete.

Distribuição das vagas

Com base no artigo 1º da Lei Estadual nº 2.894, de 31 de maio de 2004, que dispõe sobre a distribuição de vagas ofertadas no concurso vestibular, a UEA reserva 80% para candidatos que comprovarem a conclusão nas três séries de Ensino Médio em instituições pública ou privada no Estado do Amazonas, sendo que 60% é para quem estudou em Escola Pública. Outro critério para estar inserido nos 80% é não possuir curso superior completo ou não estar cursando faculdade pública.
A reserva de 20% das vagas é destinada aos candidatos que tiverem cursado o ensino médio em instituições de outros Estados do Brasil ou ainda no exterior.


Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/



Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.