terça-feira, 3 de julho de 2012

CAPRICHOSO SAGRA-SE CAMPEÃO DO MAIOR FESTIVAL FOLCLÓRICO DO MUNDO EM 2012



Parintins 2012



MANAUS - Com o tema "Viva a Cultura Popular" o Boi Caprichoso sagrou-se campeão do 47o Festival Folclórico de Parintins (a 325 km de Manaus). Durante a apuração das notas dos três dias do evento o Diamante Negro (boi Caprichoso) somou 1.258,9 pontos e foi superior ao "contrário" - Boi Garantido -, que apresentou na arena a temática "Tradição" e atingiu a soma de 1.257,1. O Azul da Francesa e dos Palmares foi melhor também em galera - 60 a 59,7 pontos - vencendo uma noite e empatando as outras duas. Este é o 20o título do boi bumbá.
Com o troféu nas mãos, a presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda, o levantador de toadas David Assayag e o apresentador Júnior Paulain, conduziram uma multidão azul e branca que saiu do bumbódromo e seguiu em carreata pelas ruas da cidade de Parintins, do lado azul, até chegar ao Curral Zeca Xibelão, para alegria de outros milhares de azulados.
A toada de mesmo nome do bumbá foi uma das executadas em Manaus e neste festival com versos marcantes como "viva a cultura popular / viva o boi de parintins / viva o folclore brasileiro".
"Viva a cultura popular, viva o Caprichoso. A partir desta terça-feira já começaremos os trabalhos para o próximo ano, no nosso centenário", disse a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, antes de receber o troféu de campeão do Festival de Parintins.
Na primeira noite de apresentação, dia 29, o Boi Caprichoso venceu por apenas 3 décimos - 419,6 a 419,3 pontos - com a galera empatando em 20 a 20. Na segunda noite, o Caprichoso voltou a ser melhor com 419,5 a 419,1, aumentando a diferença para 7 décimos e vencendo também na melhor torcida da noite. Na última noite dos bumbás, o campeão fez 419,8 contra 418,7, ratificando sua condição de melhor com 1,8 ponto de vantagem sobre o rival.


INDIVIDUAIS


No total geral por itens individuais, segundo os jurados o Caprichoso foi melhor sobre o Garantido em nada menos do que sete dos 21 itens em julgamento: organização do conjunto folclórico, galera, amo-do-boi, boi-bumbá, evolução, cunhã-poranga e pajé
Nos individuais, o Garantido só conseguiu vencer com a rainha do folclore Patrícia de Góes, que somou 59,8 contra 59,7 de Brena Dianá. Na esperada disputa entre a estreante porta-estandarte jeane Benoliel do Caprichoso, e a do Garantido Rassa Barros, houve empate.
Houve empate no cômputo geral de batucada/marujada, coreografia, tribos indígenas, vaqueirada, apresentador, levantador de toadas, porta-estandarte e sinhazinha da fazenda.






Cerca de 500 torcedores das duas associações folclóricas compareceram, ontem, às arquibancadas do Bumbódromo de Parintins para acompanhar a apuração das notas dos nove jurados do Festival da Ilha Tupinambarana.
Felizmente não ocorreram incidentes, apesar do clima acirrado que se formou, desde o último domingo, com o misterioso corte dos cabos de energia que fazem a alimentação para as alegorias do Boi Garantido.

INVESTIGAÇÃO

O corte dos cabos de energia do bumbódromo, que pertenciam ao Garantido, está sendo investigado pela Polícia Civil por meio de inquérito. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo delegado João Neto, e a investigação está nas fases de oitivas.
A investigação começou ainda na madrugada de ontem, no próprio bumbódromo, com a perícia técnica da Polícia Civil colhendo as primeiras amostras.
Ontem, após encontro realizado com o secretário de Cultura Robério Braga, os presidentes de Caprichoso e Garantido se eximiram de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e, declarando o intuito de preservar a credibilidade e lisura do Festival Folclórico de Parintins decidiram afastar temporariamente, até a conclusão do inquérito policial já instaurado, as empresas responsáveis pela montagem dos equipamentos de iluminação. Confira a tabela completa dos itens julgados. Click aqui.

Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.