sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROIBIDA A PESCA DE SEIS ESPÉCIES DE PEIXES NO AMAZONAS



MANAUS – Está proibida, até o próximo dia 15 de março, a pesca de pirapitinga, mapará, sardinha, pacu, aruanã e matrinxã. Os peixes amazônicos estão protegidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo limite do defeso, listados na campanha “Pescador, Fique Lega”. O objetivo é preservar a reprodução das espécies.
Segundo o engenheiro de pesca e analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Gelson Batista, o flagrante da captura das seis espécies será punida com a apreensão dos animais e aplicação de multa que varia de R$ 150 a R$ 30 mil reais.
“Esses peixes estão na época de reprodução. Se a caça deles não for proibida, o risco de faltar a espécie para o ano que vem é muito grande, ou seja, é preciso evitar o consumo para maior abundancia ano que vem”. Para fortalecer a campanha, lançada hoje (11), as ações serão divulgadas em todos os 62 municípios amazonenses.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), um esquema especial de fiscalização foi montado para reforçar o cerco de entrada e saída de peixe em todo Estado. Além do Ipaam e do MPA, a mobilização conta com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental e das representações dos feirantes e pescadores.


Fonte: www.portalamazonia.com
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.