segunda-feira, 18 de maio de 2015

UFAM homologa implantação do curso de Medicina em Coari

Entrada do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus


MANAUS - Dois dias depois de representantes das comissões de infraestrutura, equipamentos e pessoal reunir com o Prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, a Universidade Federal do Amazonas - UFAM divulgou em seu site, que em reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 15, o Conselho Universitário da Instituição - Consuni homologou duas resoluções da Câmara de Ensino de Graduação - CEG, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Concepe, que tratam, respectivamente, da aprovação do Projeto Pedagógico, e regulamentação do Curso de Medicina (diurno) no Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB - Campus da UFAM em Coari.
O Prefeito Magalhães, que está cumprindo agenda de trabalho em Manaus comemorou a notícia. "Isso é um sinal de que estamos no caminho certo, e as instituições estão confiantes no nosso trabalho", disse. Magalhães aproveitou para dizer que hoje esteve reunido com a diretoria técnica do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcante, em Manus, onde iniciou a discussão para uma grande parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Coari.
"Nosso objetivo é promover uma revolução na política de incentivo à agricultura familiar, através da implementação do Banco do Povo em Coari", garantiu. Na reunião ocorrida na semana passada entre o prefeito Magalhães e os representantes das comissões de infraestrutura, equipamentos e pessoal, o Arquiteto Emiliano Pereira, o médico e professor Ivan Tramujas e o médico Luiz Fernando, responsáveis pela articulação da implementação da escola de medicina em Coari, foi efetivada a parceira entre a UFAM e o Município de Coari, com a doação do terreno onde será construído o prédio da escola de medicina, localizado na estrada do Bairro Nazaré Pinheiro.
Segundo o arquiteto Emiliano Pereira, a obra está prevista para ser iniciada no início do ano de 2016, e deve ser concluída em 18 meses. O prédio terá uma área de 4.500m², com quatro pavimentos. Para a reitoria da UFAM, professora doutora Márcia Perales, a homologação da implantação do curso de Medicina em Coari é uma vitória de todos os envolvidos. "Quero agradecer a faculdade de Medicina porque foi muito importante, e será, no processo de implantação. Agradecer também ao Instituto de Ciências Biológicas - ICB e ao ISB de Coari. isso é uma conquista da UFAM, da sociedade, para que possamos não só ampliar vagas, mas ampliá-las numa área onde nós temos um quantitativo insuficiente de médicos para as demandas postas na sociedade. O Consuni fez isso com muita clareza e serenidade".

INOVAÇÃO

Conforme a publicação do sote da instituição, o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina a ser implantado no ISB/UFAM Coari, possui rincípios inovadores na formação dos futuros bacharéis de Medicina, que serão médicos generalistas, com atenção essencialmente voltada à Saúde Básica - SUS. De acordo com esse novo modelo, o aluno é colocado precoce - 1o período - e intensamente - 8 horas práticas por dia - em atividade na Unidade Básica de Saúde - UBS e fará visitas domiciliares, no cumprimento de uma disciplina chamada 'Família e Comunida', que figura longitudinalmente em todos os períodos que antecedem ao Estágio Curricular Supervisionado. Ou seja, desde o início, o aluno integra-se à equipe e faz, tutelado, todas as atividades atinentes à atenção básica. Esse modelo de formação permite que o acadêmico de Medicina se integre a um sistema ordenado, voltado para o perfil epidemiológico,  proporcionando a aquisição de conhecimentos técnicos, responsabilidade social e atitudes eticamente relevantes.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.