quarta-feira, 20 de maio de 2015

UEA e Harvard fecham acordo para pesquisa sobre qualidade do ar




MANAUS - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam assina, nesta quinta-feira, em Cambridge, nos Estados Unidos, um acordo de cooperação acadêmica entre a Universidade do Estado do Amazonas - UEA e a Universidade de Harvard.
Com a parceria, a UEA pretende realizar pesquisas e financiar a formação de especialistas em engenharia e controle da qualidade do ar. O acordo prevê o intercâmbio de alunos e professores, tanto da UEA quanto de Harvard. "O objetivo é compartilhar e trocar experiências com esta conceituada instituição", disse o Diretor-Presidente da Fapeam, René Levy Aguiar.
O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, disse que a parceria pretende reforçar o processo de excelência na instituição. "A aproximação com Harvard, bem como o estabelecimento desta parceria, consolidam um momento histórico para o Amazonas. Este intercâmbio demonstra o início de uma caminhada conjunta e o reconhecimento de todo o esforço que a universidade realizou e continuará realizando para buscar excelência no ensino e na educação de nível superior no Amazonas", declarou.
As pesquisas terão como foco o monitoramento ambiental, a tecnologia da informação e o desenvolvimento de ferramentas computacionais para permitir a comunicação em tempo real com a rede de sensores, a visualização em sistemas de informações geográficas, que incluirá outras informações como tráfego e localização de indústrias, dentre outros. Serão ainda desenvolvidos aplicativos para dispositivos móveis como tablets e smartphones para que a informação gerada pelos senhores chegue à população e aos profissionais envolvidos.

Fonte: www.diariodoamazonas.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.