sexta-feira, 28 de setembro de 2012

REINO UNIDO RECEBERÁ 10 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS EM 2014





BRASÍLIA - Brasil e Reino Unido assinaram nesta última sexta-feira, dia 28, seis acordos para cooperação bilateral nas áreas econômica, educacional e cultural. Os atos ocorreram após reunião de trabalho no Palácio do Planalto, entre a Presidente Dilma Rousseff e o Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron, que está em visita oficial ao Brasil. De acordo com a governante brasileira, na área da Educação, os britânicos devem "acolher até 2014 dez mil bolsistas brasileiros dos níveis de graduação e pós-graduação.




No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, foram assinados três acordos, um deles é justamente o que amplia para 10 mil o número de estudantes brasileiros que serão beneficiados com bolsas para estudar no Reino Unido nos próximos anos. Outro acordo firma uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e BG Group para o desenvolvimento de pesquisas por alunos de doutorado das duas universidades, com bolsas financiadas pelo grupo britânico. Já a Universidade de Brasília-UnB e a British Petroleum (BP) também assinaram convênio com objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área de exploração de petróleo e gáz, especificamente na Bacia do Rio Parnaíba.
Também neste dia, o Ministro da Educação Aloízio Mercadante reuniu-se com o Ministro britânico da Educação e da Ciência, David Willets, para discutir novas possibilidades de parceria entre os dois países na área. Entre os assuntos abordados, além do programa Ciência sem Fronteiras, estavam a implantação de um museu de ciências no Brasil e a criação de uma universidade olímpica.
"Estamos interessados em aprofundar as relações com o Reino Unido, para avançar ainda mais nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação", disse Mercadante. Segundo ele, um dos pontos da parceria é o intercâmbio de doutores por meio do Ciência sem Fronteiras - o Reino Unido é o segundo maior parceiro do Brasil em ciência e tecnologia, e os pesquisadores colaboram também nas áreas de espaço, mudanças climáticas, bioenergia e agricultura.
Hoje, 1.101 bolsistas brasileiros estão naquele país - 691 para graduação-sanduíche, 166 para doutorado-sanduíche, 75 para doutorado pleno e 169 para pós-doutorado. Mercadante lembrou que o MEC prepara o programa "Inglês sem Fronteiras" para capacitar em língua inglesa os candidatos a bolsas. "Esse é, de fato, um programa visionário", afirmou Willets.
O Ministro da Educação e o Conselho Britânico anunciaram, em maio, parceria para dar a estudantes de baixa renda a chance de fazer exame de proficiência em língua inglesa, gratuitamente, pela internet, materiais preparatórios para o exame.

MUSEU

No encontro, os representantes dos dois países também discutiram a implantação do Museu Brasileiro da Ciência, nos moldes do Science Museum, em Londres. Em julho deste ano, o governo brasileiro e o museu inglês firmaram parceria nas áreas de educação científica e tecnológica, capacitação e aperfeiçoamento de professores de ciências e desenvolvimento de material de apoio para o ensino da ciência.
Mercadante também citou, durante a reunião, a intenção de criar uma universidade olímpica, que pode aproveitar a infraestrutura dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Para o ministro, o Reino Unido também pode ser parceiro do Brasil na troca de experiência quanto ao uso pedagógico e da pesquisa da aparelhagem das olimpíadas. A ideia, segundo Mercadante, é que a universidade ofereça cursos nas áreas de ciências da saúde voltadas para o esporte e permita melhorar a preparação dos atletas brasileiros, bem como as pesquisas no setor.
É a primeira vez que David Cameron visita o Brasil. O Chefe de Governo do Reino Unido subiu a rampa do Palácio do Planalto por volta das 14h30min. Depois teve uma reunião com a Presidente Dilma Rousseff, que durou mais de uma hora e meia.

Com informações da Agência Brasil e do MEC

Fonte: www.terra.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.