quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ESCOLAS COMEMORAM DIA DO AMAZONAS COM DESFILE DE GALA



 O efetivo de 275 agentes de trânsito estará atuando durante os eventos



MANAUS - O governo do Estado do Amazonas abriu nesta quarta-feira, dia 5, a programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas. Neste ano, o tema do evento será: "Amazonas: terra de oportunidades" e as atividades do dia terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas, buscando fortalecer na sociedade o sentimento de civismo e o respeito aos símbolos oficiais do Estado e da Pátria.
No dia em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província - 5 de setembro -, a programação começou às 8h na praça da Saudade, no Centro da cidade de Manaus, com homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.
Às 17h, no Centro de Convenções do Amazonas, o sambódromo, que fica localizado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, foi realizado o tradicional desfile cívico escolar, que este ano reunirá mais de 100 mil estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais.
Durante o desfile, estudantes de escolas de todas as zonas da cidades apresentaram painéis ilustrativos ressaltando as características empreendedoras e naturais do Amazonas.

7 DE SETEMBRO

Na sexta-feria, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada às 17h30min, a cerimônia de "Abafamento do Fogo Simbólico" e, logo depois, também no sambódromo, às 18h terá início o desfile militar, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A organização da Semana da Pátria esclarece à população que este último evento - o desfile militar - diferentemente dos anos anteriores quando foi realizado no período da manhã, está programado para as 18h. Antes, contudo, a partir das 17h, quando o sol já tiver baixado, haverá apresentações de bandas das unidades militares tocando música popular brasileira-MPB.

CABANAGEM

Até 5 de setembro de 1850, o Amazonas integrava a Província do Grão-Pará e Maranhão, cuja capital era Belém. A decisão de tornar a Província do Amazonas independente veio após a fidelidade ao Imperador Dom Pedro II demonstrada pelos amazonenses durante a guerra da CAbanagem (1935-1940).


Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.