sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Itamaraty prevê vagas para Diplomatas e Cespe/UnB organizará concurso público em 2015


Ministério das Relações Exteriores


BRASÍLIA - Saiu no Diário Oficial da União - DOU, de 18 de novembro deste ano, que o Instituto Rio Branco, por meio do Ministério das Relações Exteriores, escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - Cebrespe, mais conhecido como Cespe/UnB, para organizar seu próximo concurso público para a carreira de diplomata.
De acordo com informações obtidas junto à assessoria da diretoria do Instituto Rio Branco, até o momento não foi definido o número de vagas que serão contemplados, porém, o edital já está programado para o início de 2015.
A função de Diplomata requer certificado de formação superior - em qualquer área de atuação -, desde que emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação - MEC.
Consta na vigente tabela de remuneração dos servidores públicos federais que o vencimento inicial para o cargo é de R$ 14.290,72. Esse valor deve aumentar no começo do próximo ano.
Assim como nos concursos anteriores, as vagas serão lotadas em Brasília-DF, mas as provas devem ser aplicadas em todas as capitais brasileiras: Aracaju-SE; Belém-PA; Belo Horizonte-MG; Boa Vista-RR; Campo Grande-MS; Cuiabá-MT; Curitiba-PR; Florianópolis-SC; Fortaleza-CE; Goiânia-GO; João Pessoa-PB; Macapá-AP; Maceió-AL; Manaus-AM; Natal-RN; Palmas-TO; Porto Alegre-RS; Porto Velho-RO; Recife-PB; Rio Branco-AC; Rio de Janeiro-RJ; Salvador-BA; São Luis-MA; São Paulo-SP; Teresina-PI e Vitória-ES.

ÚLTIMA SELEÇÃO

O instituto promoveu em fevereiro deste ano um processo seletivo com 18 postos para a colocação de diplomata. A seleção também foi organizada pelo Cespe/UnB e os salários apresentados são os que ainda estão vigentes - de R$ 14.290,72.
Todos os candidatos passaram por três fases compostas de avaliações objetivas e escritas. A primeira etapa foi constituída de um teste objetivo com questões sobre Língua Portuguesa, História do Brasil, história mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, noções de economia, noções de Direito e Direito Internacional Público. A segunda fase consistiu na aplicação de um exame escrito de Língua Portuguesa.
Por fim, na última fase foi aplicado um teste escrito - com perguntas sobre História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público) e uma prova objetiva de idiomas - Língua Espanhola e Francesa -.

Fonte: www.www.jcconcursos.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.