sábado, 21 de setembro de 2013

SIMULADO DO ENEM TEM PLANO DE ESTUDO PERSONALIZADO AO CANDIDATO



Simulado 'Geekie Games' oferece testes e aulas para estudante treinar para o Enem (Foto: Reprodução)



BRASÍLIA - A plataforma Geekie Games - desafio do Enem oferece, além de um simulado inteligente para os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, um plano de estudos personalizado com base nos erros demonstrados pelos candidatos que responderam às perguntas. É uma oportunidade real de treinar para o exame que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. A participação no simulado é gratuita e feita inteiramente pela internet.
Professores e diretores de escola também têm uma área exclusiva na plataforma. Há uma interface que dá a possibilidade de acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.
O 'Geekie Games' é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do ENEM.
As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item - TRI, método de avaliação utilizado pelo ENEM que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.
Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar 'missões' que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.

COMO PARTICIPAR 

1. Faça a sua inscrição. É grátis
Os estudantes vão poder se inscrever criando uma cum login e senha ou usando o seu perfil no Facebook. O acesso vai permitir acumular pontos nas provas, comparar o seu desempenho com os de outros participantes, e receber um relatório com seus pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM.

2. Teste os seus conhecimentos
Após a inscrição, o participante cai em uma página de acesso para testes nas quatro disciplinas do ENEM: Ciência da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Basta clicar em uma delas e começar a responder as questões que vão trinar o aluno para o simulado.
São 21 questões em cada uma das áreas de conhecimento que o estudante pode fazer na ordem que quiser. A prova pode ser feita em qualquer dia e horário de acordo com as possibilidades dos alunos. Não é obrigatório responder às questões de todas as quatro disciplinas, mas o ideal é que o aluno possa medir todo o seu conhecimento das áreas exigidas no ENEM. Até o dia 17 (passado), o número de questões era de 36, mas mudou para 21, a fim de que o estudante possa ter um diagnóstico mais rápido dos seus pontos fortes e fracos.

3. Veja o seu desempenho
Ao enviar as respostas, elas serão analisadas e ele vai receber um desempenho em cada uma das provas. O participante vai poder ver quantas questões acertou, e quais foram os pontos fortes e os pontos fracos diagnosticados naquele teste.
Também é mostrado um ranking no qual a nota do aluno é comparada com as de outros participantes e ele pode ver em que posição se encontra no ranking do Geekie Games.

4. Reforce o seu conteúdo
A partir dos pontos fracos, o candidato tem acesso a aulas online explicando o assunto no qual ele mostrou ter mais dificuldade. Em texto e vídeo, o estudante pode rever o conteúdo e assimilar melhor a matéria. Em seguida, ele é convidado a fazer testes para detectar se entendeu melhor o assunto.
É preciso completar todas as missões enviadas pela plataforma para poder certificar de que tudo foi assimilado. Em seguida, o estudante pode voltar a fazer a prova daquela disciplina elaborada com questões diferentes.

5. Faça as outras provas
Não é obrigatório fazer as quatro provas das disciplinas do ENEM para participar do grande simulado final em outubro, mas é recomendável que o candidato teste todos os seu s conhecimentos para chegar bem treinado para o exame do MEC.

CÁLCULO DAS NOTAS

A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o ENEM. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do ENEM.
As notas são calculadas a partir da TRI. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é o item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa certar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles que não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute) pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.
A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudante e possam entender as principais dificuldades dos alunos.
A inscrição pode ser feita até o dia 9 de outubro, mas o ideal é se inscrever o quanto antes e já poder fazer uso da plataforma na qual o aluno recebe um plano de estudos personalizado feito por professores para que possa estudar usando uma plataforma interativa que identifica como ele aprende melhor.
Na plataforma, o aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o conteúdo abordado nas provas. Durante esse período, o professor e a escola podem acompanhar  a evolução e desenvolvimento dos seus alunos e ajudá-los a se preparar para o ENEM.
Um ranking atualizado diariamente vai mostrar o desempenho dos alunos por área de conhecimento.


SIMULADO FINAL

De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do ENEM. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30min de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de Matemática e metade de Linguagens e Códigos.
Esse simulado será aberto para todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de corte dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada-SISU.
O ENEM será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.


Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.