quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSTALA NOVO SISTEMA VIRTUAL (INTERNET) NAS CIDADES DO INTERIOR DO AMAZONAS


TJAM_copy_copy_copy


Com a instalação do sistema virtual, será possível estender a administração de processos a juízes da capital, nomeados para comarcas do interior sem que o mesmo se ausente da sua lotação


MANAUS - Em menos de 20 minutos, os juízes Rafael Lima, que responde pelas Comarcas de Iranduba e Envira, e Elci Simões, magistrado das Comarcas de Manaus e Eirunepé, despacharam mais de 20 processos que tramitam nesses municípios, de um notebook, na Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, em Manaus.
Isso foi possível graças ao processo de virtualização que várias comarcas do interior do Amazonas estão adotando. Atualmente, existe um déficit de juízes nas unidades judiciárias, localizadas nos 62 municípios espalhados numa área de 1.567.953 km² do Estado. Com a instalação do sistema virtual, será possível estender a administração de processos a juízes da capital, nomeados para comarcas do interior sem que o mesmo se ausente da sua lotação.
A demonstração de hoje, no gabinete da Presidência, foi vista pelo presidente da instituição, Desembargador Ari jorge Moutinho da Costa, o Corregedor Geral de Justiça e o Coordenador de Tecnologia da Informação do TJAM, Desembargador Yedo Simões e o Diretor da Divisão de Tecnologia da Informação do Tribunal, Messias Andrade Ide.
O juiz Elci Simões despachou dez processos sem ter a necessidade de estar presente na Comarca de Eirunepé, a 1.160 km de Manaus. A viagem entre Manaus e Eirunepé leva mais de dez dias, se for de barco, e, de avião, gira em torno de quatro horas. "Antes, eu teria que ir a Eirunepé e ler o processo para poder despachar. Com a digitalização, eu acesso a internet onde estiver e despacho. Um trabalho que possibilita o andamento do processo sem a necessidade de o juiz estar presente na Comarca, é muito mais fácil e eficiente. A informatização do sistema é a Justiça do futuro. Hoje, rapidamente, despachei mais de dez processos. São sentenças de retificação de registro civil e extinção de ações", afirmou o juiz Elci Simões.
O juiz Rafael Lima, que responde pelas Comarcas de Iranduba e Envira, disse que o TJAM avança alguns anos em poucos dias, pois, com os processos digitalizados e os magistrados podendo despachar de onde estiverem, quem ganha é a sociedade.
"O juiz dará andamento e terá maior controle dos processos que estão sob sua jurisdição. No mesmo momento que esse processo é ajuizado em Envira - a 1.208 km da capital - eu posso despachar imediatamente, de onde estiver. Isso é um ganho de tempo e qualidade para o serviço que não há como descrever. A Justiça no Estado do Amazonas é bem diferente da Justiça que tínhamos anos atrás", contou o Juiz Rafael Lima.
Outro benefício é a economia de recursos. Para cobrir as Comarcas sem juiz, o TJAM gasta com passagens aéreas, deslocamento da aeronave da Justiça e diárias.
O corregedor e coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Amazonas-TJAM, Desembargador Yedo Simões, destaca a rapidez com que as Comarcas do interior estão sendo digitalizadas e, que o Amazonas será o primeiro Estado a ter todas as comarcas digitalizadas.
Para o Presidente do TJAM, Desembargador Ari Moutinho, a digitalização dos processos do interior é um avanço de cem anos no Judiciário do Amazonas.
O Amazonas tem 59 comarcas do interior, 15 delas já estão com o peticionamento eletrônico para novos processos em pleno funcionamento, e a expectativa é que dentro de 40 dias todo o acervo de processos antigos em tramitação nestas cidades seja 100% virtualizado. A meta é concluir a instalação da nova tecnologia em todo interior do Amazonas até outubro de 2013.

COMARCAS VIRTUAIS DO AMAZONAS

Guajará; Iranduba; Presidente Figueiredo; Manaquiri; Novo Airão; Alvarães; Autazes; Careiro Castanho; Rio Preto da Eva; Silves; Eirunepé; Manacapuru; Itacoatiara e Envira.

Fonte: www.tjam.jus.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.