segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CANDIDATO PODE ACESSAR RESULTADO DO SISU 2013






BRASÍLIA - Os quase dois milhões de candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada-Sisu já podem consultar o resultado do processo seletivo pelo telefone 0800 61 61 61, número da Central de Atendimento do Ministério da Educação-MEC. É preciso ouvir a gravação telefônica e depois selecionar as opções 3, depois novamente 3 e, em seguida, a opção 1. O sistema só aceita ligações de telefones fixos. O site do Sisu ainda não disponibilizou a consulta das listas de aprovados.
A gravação eletrônica vai pedir ao candidato para digitar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio-Enem. A seguir, a gravação diz se o candidato foi selecionado na primeira ou segunda opção de curso que fez no Sisu, ou se não foi classificado nesta primeira chamada.
A partir dessa segunda-feira, 13, o MEC disponibilizou a lista da primeira chamada no site http://sisu.mec.gov.br ou pelo telefone 0800 61 61 61. Às 2h20min da madrugada dessa segunda, a lista ainda não havia sido colocada no site, e muitos estudantes reclamavam da demora nas redes sociais.
As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas.
Nesta edição, o Sisu reuniu 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 instituições públicas - federais ou estaduais -. A seleção é feita entre os estudantes que fizeram o Enem em 2012. No total, 1.949.958 candidatos se inscreveram no Sisu. A segunda chamada vai ser divulgada no dia 28 de janeiro.
De acordo com o Edital, em caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será feito levando-se em conta os seguintes critérios:

1. Maior nota obtida na redação;
2. Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
3. Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
4. Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
5. Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação, até às 19h, 1.863.982 candidatos já haviam se inscrito. No ano passado, o Sisu teve 1.757.399 candidatos. Como cada candidato pode fazer inscrições em duas opções de curso. Com isso, o número de inscrições registrados até às 19h foi de 3.628.905. Em 2012, o Sisu teve 3.411.111 inscrições. O sistema considerará apenas a última inscrição validada pelo estudante no site www.sisualuno.mec.gov.br.
Veja a seguir as instruções dos próximos passos do processo seletivo deste semestre:

QUEM PODE PARTICIPAR DO SISU 2013?

Apenas quem fez o Enem 2012 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado no exame é a pontuação utilizada para selecionar os candidatos nas vagas escolhidas. Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO?

Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.
Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.

COMO FUNCIONA A LISTA DE ESPERA?

No dia 28, o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção, mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.

COMO A LEI DE COTAS SERÁ APLICADA NO SISU?

No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais, sejam alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário-mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no Estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nesses critérios.

O CANDIDATO INSCRITO NO SISU PODE SE INSCREVER NO PROUNI?

Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.
Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele erá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
o Prouni terá as inscrições abertas de 17 a 21 de janeiro de 2013.

VEJA O CALENDÁRIO DO SISU PARA 2013

1. Período de Inscrição: - de 7 a 11 de janeiro
2. Primeira chamada do Sisu: - 14 de janeiro
3. Matrícula da primeira chamada do Sisu: - 18 a 22 de janeiro
4. Segunda chamada do Sisu: - 28 de janeiro
5. Matrícula da segunda chamada do Sisu: - 1o a 5 de fevereiro
6. Prazo para participar da lista de espera: - 28 de janeiro a 8 de fevereiro
7. Convocação dos candidatos da lista de espera: - a partir de 18 de fevereiro


Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.