quinta-feira, 2 de abril de 2015

Parintins-Amazonas poderá receber um curso particular de Medicina


Resultado de imagem para parintins amazonas


MEDICINA EM PARINTINS - AMAZONAS


MANAUS - Segundo o edital de chamamento para municípios que vão poder receber cursos particulares de Medicina foi lançado hoje quinta-feira, 2, como parte do programa Mais Médicos: foram escolhidos 22 municípios, entre eles a cidade de Parintins, localizado a 369 km de Manaus. A estratégia é equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação destes profissionais.
O edital prevê a abertura de 1.887 vagas nas 22 cidades pré-selecionadas, em oito Estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Todos os municípios apontados têm relação de vagas em cursos de Medicina por 10 mil habitantes, inferior a 1,34 e o índice médico por mil habitantes é menor que 2,7. A medida é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação.
As prefeituras pré-selecionadas que estiverem interessadas em receber a faculdade devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril pelo endereço eletrônico www.simec.mec.gov.br. Depois disso, o governo fará vistoria para saber se o local apresenta infraestrutura necessária a um curso de medicina. O resultado será divulgado dia 31 de julho e só então as instituições interessadas se candidatarão a abrir faculdade nos locais.
Antes de este sistema ser adotado, a abertura de vagas privadas de Medicina era proposta pelas instituições de ensino, que indicavam onde queriam abrir faculdade. Com este novo modelo, adotado pelo Programa Mais Médicos, é o governo que indica onde tem interesse em abrir vagas e em seguida as faculdades se candidatam.
"Ao invés de perguntar para a instituição privada onde ela quer abrir escola de Medicina, o governo, através de estudos técnicos, avaliando as necessidades, avaliando critérios objetivos, identifica quais cidades e regiões precisam de novas vagas de Medicina e que têm condições técnicas - de receber o curso", explicou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Segundo o governo, estudos apontam que ter cursos de Medicina e residência médica são fatores que contribuem na fixação de médicos na região. Chioro ressata que a lógica anterior de abertura de faculdades de Medicina ocasionou uma concentração de profissionais em capitais e nas regiões Sul e Sudeste.
Segundo Chioro, esta mudança é um eixo estruturante do Mais Médicos, enquanto a contratação de médicos estrangeiros é um eixo emergencial. O governo pretende até 2017 abrir 11.447 novas vagas de Medicina para que em 2026 o Brasil possa ter 600 mil médicos. Hoje o país tem em média 400 mil profissionais.
Para conseguirem a autorização para abrir a faculdade de Medicina, a instituição de ensino deve se comprometer a beneficiar a rede de saúde, dizendo especificamente o que vai fazer no local, e ainda deve programar a abertura de residência médica no município.
Entre os critérios adotados para a seleção dos 22 municípios estão não ser capital, ter mais de 50 mil habitantes, não ter curso de Medicina, nem no município e nem na região de saúde, e ter no mínimo 75 km de distância de uma cidade com curso de Medicina.
Segundo Chioro, a infraestrutura da cidade para receber esses novos cursos também foi considerada para a seleção. Além disso, o ministro ressaltou que as faculdades que forem apresentar propostas de abertura de cursos terão que apresentar os benefícios que ela vai levar para o município como contrapartida, como por exemplo, benefícios a infraestrutura dos postos que receberão alunos e formação complementar dos profissionais que já atuam na rede pública.
O Ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, afirma que mais de 200 instituições apresentaram propostas para o último edital, a fim de abrirem cursos nos 39 municípios indicados pelo governo.
Os municípios que poderão receber cursos de Medicina são: São Miguel dos Campos-AL; Parintins-AM; Brumado, Irecê, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim - BA; Cratéus, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobin, Russas - CE; Itumbiara - GO; Chapadinha, Codó, Santa Inês - MA; Bragança, Breves, Cametá, Castanhal - PA; Araripina, Arcoverde e Salgueiro - PE.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.