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sexta-feira, 20 de março de 2015

Educação sexual para jovens: o que as escolas devem ensinar?





MANAUS - Um debate vem sendo travado no Reino Unido depois de o governo anunciar um novo projeto de lei que determina que crianças a partir de 11 anos comecem a ter aulas de educação sexual, mas especificamente aulas sobre consentimento em relações sexuais.
O objetivo expresso é fazer com que os alunos tenham "uma melhor compreensão sobre a sociedade em que vivem, para que assim possam tomar decisões de uma maneira mais bem informada e ficarem mais seguros".
Segundo o governo, para que isso aconteça, é fundamental para o jovem entender o que é dar ou receber um consentimento sexual, saber perceber quando algo ou alguém passou dos limites e ter informações sobre a quem recorrer quando isso acontecer.
O Ministério da Educação britânico quer colocar em prática dois objetivos diferentes para o programa. O primeiro é dar aos jovens ferramentas para navegar por situações românticas normais com pessoas do seu convívio, em um cenário em que um ou os dois envolvidos possam ir longe demais com algo que eles não estão maduros para entender completamente.


PRESENTES E AFETO

No outro caso, a situação é mais complexa, já que a ideia é preparar o jovem para que identifique e se proteja de abusos ou de exploração por parte de um adulto.
Segundo os parlamentares, a importância de ensinar esses temas aos jovens foi evidenciada recentemente, quando veio à tona um caso de estupro sistemático de adolescentes por um grupo de homens adultos.
Outras evidências mostravam como jovens frequentemente não conseguiam determinar claramente as barreiras pessoais que eles deveriam e/ou gostariam de impor. Por exemplo, um estudo mostrou que uma em cada cinco garotas disse achar certo quando o parceiro dizia que roupa ela deveria ou não usar.
O governo britânico acredita que os alunos devem começar a aprender sobre consentimento sexual antes de serem sexualmente ativos.

ESCOLAS BRASILEIRAS

Estudos nos Estados Unidos indicam que experiência sexual foi mais tardia entre alunos que tiveram educação sexual. Especialistas britânicos, no entanto, criticaram a proposta do governo, pelo fato de o programa não se obrigatório nas escolas. No Brasil, as críticas vão ao mesmo sentido, já que há programas isolados sobre educação sexual tanto na rede pública quanto nas escolas particulares, mas não há um projeto sistemático no currículo dos alunos.
Para a educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, o Brasil já caminhou na questão da educação sexual, mas ainda tem um longo caminho pela frente. "No âmbito das escolas públicas, já se tentou criar um parâmetro para que a educação sexual fosse um tema transversal, ou seja, atravessasse diversas matérias. Mas sem verbas e nem capacitação suficiente, o projeto não foi adiante", diz a educadora.
"Mas especialmente na rede estadual, há instituições que promovem programas de educação sexual, porque é na escola pública onde se vê a gravidez na adolescência de perto e, consequentemente, a evasão escolar das meninas que ficam grávidas".
Para Vilela, no entanto, nas escolas particulares isso não ocorre com tanta frequência. "Porque elas abortam ou mudam de escola".
Esse é um dos motivos pelos quais, segundo a educadora, mesmo as escolas que teriam verba para investir em educação sexual não o fazem. "Muitos diretores também acreditam que o problema é dos pais, e não deles".

ANGÚSTIA SEXUAL

Segundo Vilela, que coordena programas sobre o tema, primeiro é preciso se estabelecer qual o objetivo pretendido com o projeto. "Esse projeto britânico joga luz na questão do consentimento, certo? Tratar de gravidez precoce? De doenças sexualmente transmissíveis - DST -, de diversidade sexual"?
Para a educadora também é necessário deixar claro que projetos de educação sexual não estimulam a sexualidade precoce, como muitos acreditam.
Algumas organizações acreditam que o programa do governo poderia ir mais longe e ser obrigatório para todos os alunos. "Os jovens vão aprender de qualquer forma. Então é preciso criar condições para se perceber onde está o risco, minimizá-lo, e dar ferramentas para que elas lidem melhor com o corpo para tomar decisões mais espertas".
Além disso, ela explica que educação sexual não é apenas para prevenir gravidez ou DST, mas também para ajudar o jovem a absorver o conteúdo escolar.
"A educação sexual diz respeito à relação do jovem com ele mesmo, algo muito importante duratne a puberdade, quando cada dúvida faz ele se desconcentrar do que está se ensinando. Uma garota na dúvida se está ou não grávida ou se vai menstruar, um garoto pensando em detalhes sobre a primeira relação sexual... eles não vão se preocupar com a matéria que o professor está dando. Qual a importância da aula de Matemática ou de Física perto das suas dúvidas? Nenhuma. Por isso que a angústia sexual mina o aprendizado.
Questionado pela BBC Brasil sobre o ensino de educação sexual nas escolas, o MEC afirmou que apoia e incentiva "projetos nas áreas de educação em direito humanos, prevenção e enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente escolar".

IMPACTO REAL

Mas essas aulas têm mesmo efeito.. Estudos feitos nos EUA indicam que os alunos que participaram dessas classes atrasam primeira experiência sexual e têm maior probabilidade de usarem camisinha ou outro método anticoncepcional.
No entanto, levantamentos divulgados pela Unesco - que analisou estudos em 87 países - eram mais ambíguos,
De acordo com a Unesco, educação sobre sexualidade pode levar a um comportamento sexuais mais tardio e mais responsável ou, dependendo de como for aplicado, pode não ter um impacto classe esse comportamento.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmauil.com

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