sábado, 30 de março de 2013

PROJETO PROMOVE VIAGEM LITERÁRIA PELA AMAZÔNIA


Projeto " Navegar é preciso" realiza viagem literária pelos rios da Amazônia pelo terceiro ano consecutivo


MANAUS - Nomes como Xico Sá, Alejandro Zambra, Frei Betto, Affonso Romano de Sant'anna e  Marina Colasanti estão confirmados na edição 2013 do Projeto "Navegar é Preciso",  promovido pela Livraria da Vila e a Auroraeco Viagens. Um barco navegará pelas águas do Rio Negro de 29 de abril a 3 de maio deste ano com uma programação que inclui encontros literários, bate-papos e shows entre outras atrações.
Além de nomes conhecidos da literatura, o projeto também vai contar com o som multifacetado do Projeto "Coisa Fina", um grupo instrumental que funde o jazz a ritmos brasileiros como o baião, maracatu e samba, provocando no ouvinte uma experiência única. 
Nos dois anos anteriores, participaram do Programa Navegar é Preciso: Valter Hugo Mãe, Ignácio de Loyola Brandão, Edney Silvestre, José Eduardo Agualusa, Ilan Brenman, mary Del Priore, Cristóvão Tezza, Laurentino Gomes, o rabino Nilton Bonder, a atriz Clarice Niskier e os grupos musicais Barbatuques e Mawaca.
"O sucesso do projeto logo no primeiro ano nos deu a certeza de que deveríamos repeti-los nos anos seguintes. Afinal, curtir o Rio Negro e a floresta Amazônica, do lado de fora, e literatura, música e teatro, lado de dentro, é um acontecimento, um programa realmente interessante e imperdível", diz Samuel Seibel, dono da Livraria da Vila.
A ideia central do Programa Navegar é Preciso é reunir em uma mesma viagem um passe pelo Rio Netro - por si só impactante - e uma experiência cultural, pelos mundos da literatura, música e teatro. Além das mesas e bate-papos com os escritores e da programação oferecida pelo barco, o projeto inclui também atividades locais típicas, como pesca, trilhas, observação dos botos, passeios de barco pelos igarapés e a contemplação do sol, na alvorada e no fim da tarde, espetáculos imperdíveis. O programa inclui a viagem até Manaus, de onde sairá o barco pelo Rio Negro, e cinco dias de navegação.


Serviço: reservas - site www.auroraeco.com.br, ou pelo telefone 11 3086-1731, ou pelo e-mail reservas@auroraeco.com.br
Mais informações: www.livrariadavila.com.br/navegar

quarta-feira, 27 de março de 2013

TCE-AM DIVULGA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA 24 VAGAS


O Tribunal possui 780 servidores públicos, entre efetivos e comissionados. Vale ressaltar que os 30 candidatos aprovados no concurso de 2012 já estão em atividade no TCE-AM


MANAUS - O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas-TCE/AM publicou na tarde dessa terça-feira, dia 26, em seu Diário Oficial Eletrônico, o Edital de abertura de novo concurso público para o preenchimento de 24 vagas de nível superior, sendo 20 para a área de direito e quatro para qualquer área de formação.
Os salários iniciais para os dois cargos (analista técnico de controle externo do Ministério Público de Contas e Analista Técnico de Controle externo em Auditoria governamental) são de R$ 5,5 mil mais os benefícios/gratificações.
A taxa de inscrição é de R$ 120 e a aplicação das provas objetivas e discursiva está prevista para o dia 23 de junho. Segundo o presidente do TCE, Conselheiro Érico Desterro, a previsão é que os aprovados tome posse ainda este ano. O novo concurso do Tribunal, o segundo realizado pela administração de Desterro, será realizado pela Fundação Carlos Chagas.
Para efetuar inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br
Atualmente, o Tribunal possui 780 servidores públicos, entre efetivos e comissionados. Vale ressaltar que os 30 candidatos aprovados no concurso de 2012 já estão em atividade no TCE-AM.


Acesse o edital

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


domingo, 24 de março de 2013

DIRETORIA DA AFAMA POSSIBILITA ENCONTRO DOS UNIVERSITÁRIOS ATALAIENSES RESIDENTES EM MANAUS COM O PREFEITO DE ATALAIA DO NORTE-AM








MANAUS - A Diretoria da Associação dos Atalaienses - AFAMA, em atenção a um pedido dos  estudantes universitários atalaienses residentes em Manaus, realizou uma reunião neste sábado, dia 23 de março, no Salão aberto da Igreja Católica Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. A pauta principal foi o Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte. A convite da AFAMA esteve presente o Prefeito Nonato do Nascimento Tenazor, que fez as explicações, ressaltando os motivos pelo qual ainda não definiu a lista dos estudantes que serão beneficiados pelo programa. Durante a reunião, os estudantes puderam fazer seus questionamentos e ao final ficou definido que o levantamento cadastral que a Associação dos Atalaienses está fazendo servirá de base para que a Prefeitura Municipal possa avaliar a situação de cada estudante. Ficou definido também que até o dia 30 de março, após a avaliação final do cadastro dos estudantes, será divulgada o resultado, considerando a capacidade financeira do município, disse Nonato.
O presidente da Associação dos Atalaienses ressaltou que as atividades de apoio ao estudante ficou parado em 2012 por questões administrativas, mas que esse período inativo será recompensado em 2013, quando vai entrar em campo e lutar para que no mais curto prazo possa adquirir especialmente cestas básicas para a manutenção mensal dos estudantes, situação que considera a mais importante atividade a realizar.
O presidente ressaltou  a necessidade da Associação dos Atalaienses  ter feito novo cadastramento dos estudantes, pois muitos calouros encontram-se em Manaus e só dessa forma é que vai poder assisti-los dentro do que é possível durante o ano letivo, já que no período de férias de final de ano, a maioria retorna para Atalaia do Norte, a fim de rever seus pais.
Ficou evidente a felicidade dos membros da Associação dos Atalaienses porque o número de estudantes cresceu significativamente, uma demonstração de inteligência do povo de Atalaia do Norte.
A Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus-AFAMA abre o espaço necessário a todos aqueles que desejarem ajudar os estudantes, sem discriminação de qualquer natureza, pois a ideia é dar as mão aos jovens atalaienses para que encontrem o caminho do sucesso. E para o presidente, isso independe de raça, sexo, religião, cor, opinião, vinculação partidária, ou outra natureza ou forma que traga prejuízos ao estudante. "Torcemos, pois, para que as dificuldades sejam superadas e o estudante, o alvo das lutas da Associação dos Atalaienses, possa alcançar seus objetivos da melhor forma," disse ele.


 


Elaborado por Daniele Sampaio de Castro Alves
Secretária da AFAMA

Portado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

OAB DIVULGA CLASSIFICAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO AMAZONAS EM EXAME


Correios abre processo seletivo para estagiários de nível médio e superior em Manaus



MANAUS - A Universidade do Estado do Amazonas-UEA, a Universidade Federal do Amazonas-UFAM e o Centro Universitário do Norte-UniNorte ocupam os três primeiros lugares, respectivamente, na lista de classificação das universidades no 8o Exame da Ordem Unificado. A lista foi divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas-OAB-AM.
A UEA obteve índice de 38,82% de aprovação; a UFAM, 34,55% e a UniNorte ficou com 15,18%, sendo a primeira no ranking de instituições particulares. Na classificação geral, em números absolutos de participação, a UniNorte, que hoje integra a rede internacional de universidades Laureat, ficou em primeiro lugar com 58 aprovados, à frente da UEA, com 33.

RANKING GERAL DE CLASSIFICAÇÃO

1º Universidade do Estado do Amazonas - 38,82% - IES Pública;
2º Universidade Federal do Amazonas - 34,55% - IES Pública;
...
3º UniNorte - 15,18% - IES Particular;
4º UniNiltonLins - 14,05% - IES Particular;
5º Ciesa - 13,03% - IES Particular;
6ºUlbra - 12,66% - IES Particular;
7º Martha Falcão - 9,14% - IES Particular;
8º Esbam - 7,82% - IES Particular;
9ºUnip - 7,75% - IES Particular;
10º Fametro - 4,17% - IES Particular;

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sábado, 16 de março de 2013

TRATAMENTO PRECOCE DO HIV 'CURA' ATÉ 15% DOS PACIENTES


Antirretrovirais para tratar infecção pelo HIV  (Foto: AFP)




Pesquisadores da França afirmaram que o tratamento rápido logo depois da infecção pelo HIV pode ser suficiente para causar, em até 15% dos pacientes, uma 'cura funcional', quando o vírus da Aids, apesar de não desaparecer do organismo, entra em remissão - redução da infecção - e o paciente não precisa mais tomar remédios.
Os cientistas do Instituto Pasteur, em Paris, analisaram o caso de 14 pessoas que receberam o tratamento precoce e depois pararam com a terapia. Nelas, o HIV não deu sinais.
O grupo de pacientes começou o tratamento em um período de cerca de dez semanas após a infecção. Eles obtiveram o diagnóstico precoce pois foram ao hospital tratar outros problemas, e o HIV detectado três anos e, então, a medicação foi interrompida.
Normalmente, quando o tratamento é suspensivo, o vírus retorna. Mas isso não ocorreu com esse grupo de pacientes. Alguns deles, por exemplo, conseguiram controlar os níveis do vírus durante uma década.
"A maioria dos indivíduos que seguem o mesmo tratamento não vai controlar a infecção, mas há poucos que vão", afirmou Asier Saez-Cirion, do Pasteur.
A pesquisa foi publicada na revista especializada "PloS Pathogens". E a divulgação do progresso desse grupo de pacientes ocorre após a notícia da cura funcional de um bebê depois de um tratamento precoce nos Estados Unidos.

REMISSÃO

Segundo Saez-Cirion, ao atacar o vírus logo após a infecção, entre 5% e 15% dos pacientes podem ter a cura funcional. "Eles ainda têm o HIV, pois não é uma erradicação, mas um tipo de remissão da infecção", disse.
O estudo feito pelo Instituto Pasteur analisou o que aconteceu com o sistema imunológico dos pacientes. O tratamento precoce pode limitar o número de esconderijos inacessíveis do HIV no organismo. Mas os pesquisadores afirmaram que ainda não ficou claro porque apenas alguns pacientes conseguiram a cura funcional e outros não.
O médico Andrew Freedman, professor da Escola de Medicina da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que ministra aulas sobre doenças infecciosas, afirmou que as descobertas são "interessantes", mas ainda há muita incerteza.
Deborah Jack, da ONG britânica Aids Trust, que se dedica a campanhas relacionadas ao HIV, afirmou que a descoberta do Instituto Pasteur dá ainda mais importância ao tratamento precoce.
"Isso apenas destaca a importância das pessoas fazerem exames e serem diagnosticadas cedo. Atualmente, metade dos pacientes que vivem com HIV na Grã-Bretânha foi diagnosticada tarde, indicando que eles podem ter sido infectados há cerca de cinco anos", afirmou.


Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

BRASIL TEM A MENOR MÉDIA DE TEMPO DE ESTUDOS NA AMÉRICA DO SUL, AFIRMA PNUD


Sala de aula (Foto: Reprodução/RPC TV Londrina)



 A média de escolaridade no Brasil, um dos critérios educacionais que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - leva em conta na elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, é de 7,2 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, dia 14, pelo órgão. Ela permaneceu estagnada no Brasil entre 2011 e 2013. O número é o maior, ao lado do Suriname, entre os países da América do Sul - veja tabela abaixo.
O Ministério da Educação contesta os dados do órgão da ONU. Em nota, diz que os dados da pesquisa são defasados e que o IBGE de 2011 revelou que a média de escolaridade no país é de 7,4 anos. Se fosse considerado este índice, o Brasil ficaria a frente de Colômbia e Suriname na América do Sul. A maior média de escolaridade do mundo é dos Estados Unidos: 13,3 anos. Segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o governo brasileiro vai pedir à ONU a revisão dos dados.
O estudo do PNUD mostrou também um aumento do índice de anos de escolaridade esperados para o Brasil: em 2011, ela era de 13,8 e agora subiu para 14,2. A média de adultos alfabetizados no Brasil é de 90,3%, segundo o estudo, e quase a metade da população acima de 25 anos - 49,5% - tem pelo menos o ensino médio. A evasão escolar no ensino fundamental no país, de acordo com o estudo, é de 24,3%.
O estudo destacou o aumento de investimento em educação e destaca ainda o programa de bolsa de estudos do Brasil e campanhas de alfabetização.
Daniela Costa Pinto, analista de desenvolvimento do PNUD, diz que o Brasil tem "um passivo histórico na educação, antes da década de 90 tínhamos um sistema educacional incipiente, que não atendia. O IDH tende a melhorar mais quando a população jovem virar a população adulta". Sobre a divergência de dados, ela afirma: "o objetivo do relatório é a comparação entre países. Os países têm base de dados diferentes, alguns mais atualizados que outros. Fazemos escolhas metodológicas difíceis para comparar países e dar um panorama do que acontece no mundo.
No IDH 2013, o Brasil caiu uma posição e ficou no 85º lugar em uma lsita de 185 países. O índice brasileiro, porém, subiu de 0.718 para 0.730 e continua na categoria "desenvolvimento humano alto". O IDH é medido em uma escala de 0 a 1 e leva em conta dados sobre saúde, educação e qualidade de vida, incluindo renda. O país que lidera a lista é a Noruega, com IDH de 0.955.

MEC DIZ QUE DADOS ESTÃO DEFASADOS


ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH 2013

País - - - - - - - - - -IDH 2011 - - - - - - - - - -IDH 2013

1. Noruega...............0.943...............................0.055
2. Austrália...............0.929...............................0.938
3. EUA.....................0.910...............................0.937
4. Países Baixos........0.910...............................0.921
5. Alemanha.............0.905...............................0.920
38. Barbados*...........0.793...............................0.825
85. Brasil..................0.718...............................0.730

Fonte: PNUD / ONU
* País mais bem colocado na América Latina

A tabela do IDH indica que os dados educacionais dos países são referentes a 2010 - para a média de escolaridade - ou às informações mais recentes. Em nota, o Ministério da Educação afirmou que "os dados utilizados no cálculo são defasados para o Brasil e diferenciados ente os países"e "apresentam graves distorções devido aos dados utilizados" nos cálculos do governo.
NO caso do Brasil, segundo o MEC, os dados sobre a média de anos de escolaridade são referentes a 2005, mas dados do IBGE 2011 citados pelo ministério mostram 'um valor de 7,4 anos para a população de 25 anos ou mais".
Ainda de acordo com o comunicado, os dados usados pelo PNUD a respeito dos anos de escolaridade esperados não levam em conta as crianças de 5 anos matriculados na pré-escola, bem como das matriculadas nas classes de alfabetização. "Ou seja, são desconsiderados no cálculo cerca de 4,6 milhões de matrículas de crianças brasileiras", diz o MEC.
Pelos cálculos do governo, considerando esses números, "o valor correto de anos de escolaridade esperados para o Brasil seria de 16,7".
Dois importantes indicadores da dimensão educação, Média de Anos de Escolaridade e Anos de Escolaridade Esperados, apresentam graves distorções devido aos dados utilizados em seus cálculos.
Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


terça-feira, 12 de março de 2013

CARDEAIS DÃO INÍCIO A CONCLAVE QUE VAI ESCOLHER NOVO PAPA


Cardeais dão início a conclave 
que vai escolher o novo Papa (REUTERS)



Os 115 cardeais com direito a voto começam nesta terça-feria, 12, o Conclave, como é chamada a reunião a portas fechadas que escolherá o novo Papa, sucessor de Bento XVI. A partir das 7h (3h pelo horário de Brasília), os cardeais começam a se transferir para a Casa Santa Maria, onde ficarão hospedados. Cada um terá seu quarto - os aposentos foram definidos por um sorteio.
Às 10h (6h pelo horário de Brasília), será realizada na Basílica de São Pedro a missa inaugural do Conclave. Ela será aberta a todos que conseguirem lugar e presidida pelo cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, com todos os demais cardeais, não apenas os votantes, participando como cocelebrantes.
O Vaticano divulgou o 'livreto da liturgia' da missa em seu site. Segundo o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, a missa não deve durar mais de 2 horas. Às 15h45min (11h45min pelo horário de Brasília), os cardeais vão para o Palácio Apostólico. De lá, às 16h30min (12h30min pelo horário de Brasília), seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.
Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. Há uma introdução em latim, feita pelo cardeal italiano Giovanni Batista Re, como celebrante principal.
Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela, com a mão sobre o Evangelho, para dizer sua adesão ao juramento, também em latim. Então, a capela é fechada, após a saída das pessoas que não participarão do Conclave. Começam então as votações.
Neste primeiro dia, só deve haver uma votação, segundo Lombardi. Caso não haja um candidato com ao menos 2/3 dos votos possíveis (77 votos), as cédulas são queimadas numa estufa e produzem fumaça preta. Porém, se houver um escolhido, a fumaça será branca. o cronograma prevê que os cardeais concluam os trabalhos às 19h15min (15h15min pelo horário de Brasília), retornando para a Casa Santa Marta. Às 20h (16h pelo horário de Brasília), será servido o jantar.

BRASILEIROS

Cinco brasileiros irão participar do Conclave: o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos; Dom João Braz de Aviz, de 65 anos; o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos; Dom Geraldo Majella Agenelo, cardeal arcebispo emérito de Salvador, e o arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Raymundo Damasceno.
Neste domingo, alguns cardeais celebraram missas nas igrejas das quais são titulares em Roma. Dom Odilo celebrou uma missa às 10h30min, na Igreja de Santo André no Quirinal, acompanhada por dezenas de jornalistas.
Realizada no quarto domingo de período da Quaresma, que precede a Páscoa, o assunto geral dos textos lidos e também do sermão feito por Dom Odilo foi a misericórdia e a reconciliação com Deus. O cardeal brasileiro estava sereno e tranquilo, e sorriu em muitos momentos da missa - mesmo a celebração tendo sido filmada e fotografada.

CAPELA SISTINA

No sábado, bombeiros instalaram uma chaminé na Capela Sistina, onde será realizado o conclave. Pela chaminé sairá a fumaça preta ou branca, para o anúncio da definição ou não do novo papa. No fim de semana, funcionários do Vaticano trabalharam para deixar o local pronto, fazendo o nivelamento do piso, instalando mesas e cadeiras, entre outros.
A capela está fechada para a visitação turística desde a última terça-feira, dia 5. Decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo e Rafael, ela fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
Durante o período das votações, os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.
Para garantir o sigilo do conclave, foram instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.

RENÚNCIA DE BENTO XVI

Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. ele permanecerá lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vistas para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

domingo, 10 de março de 2013

ASSOCIAÇÃO DOS ATALAIENSES DEFINE METAS PARA 2013

A Diretoria da Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residente em Manaus - AFAMA torna público seus agradecimentos a todos os atalaienses e amigos que se fizeram presentes na Reunião Extraordinária, realizada neste sábado, dia 9 de março, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Manaus.
Dentre os mais de 100 convidados presentes estavam 90(noventa) estudantes universitários de Atalaia do Norte, os quais foram registrados e cadastrados em banco de dados da AFAMA. Segundo o Presidente, esse cadastro vai servir para que vários benefícios sejam adquiridos para atender as necessidades básicas dos estudantes residentes em Manaus, Itacoatiara, Manacapuru e Coari.
Vários assuntos foram explanados durante a reunião. Inicialmente o Presidente ressaltou que a AFAMA é uma instituição sem fins lucrativos, apolítica partidária e envolvida intensamente na política social, cujo intuito é contribuir para o crescimento educacional e profissional do jovem atalaiense. Em seguida, o Presidente destacou os trabalhos que a AFAMA vem realizando desde 2008, em prol do estudante como aquisição de colchões e cestas básicas, situação que pretende continuar a fazer este ano. As pautas continuaram a ser destacadas e na oportunidade o Presidente manifestou o desejo da AFAMA de adquirir um terreno por meio de doação, e disse que para isso vai pleitear junto à Prefeitura Municipal de Manaus, pois nesse local será instalado um dos grandes sonhos dos estudantes: o Centro de Apoio ao Estudante Universitário Atalaienses-CAEUA. Este, segundo o presidente, será o centro que vai apoiar o estudante em todos os aspectos que darão sustento para concluir com êxito o curso de nível superior que estiver frequentando.Logo após o presidente ter anunciado que a AFAMA adquiriu com recursos próprios um computador completo para deixar à disposição estudantes, para que eles possam preparar seus trabalhos acadêmicos, apesar de afirmar que a AFAMA necessita de pelo menos 5 unidades completas e uma impressora, o colaborador atalaiense Rossini Tenazor disse na presença de todos que fará a doação da impressora. Assim, a AFAMA terá de adquirir ainda apenas 4 computadores completos.
Já nas últimas pautas, o presidente ressaltou que a AFAMA deverá estreitar a relação com a Secretaria Estadual de Assistência Social do Amazonas, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Manaus, consulados de países europeus, Estados Unidos e, especialmente, com a Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte para alcançar as metas planejadas e traçadas para pequenos, médios e longos prazos.
O presidente aproveitou a oportunidade para transmitir ao colaborador Rossini, na ocasião representante da Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte, que a AFAMA está à disposição para formar uma parceria com o então Prefeito Nonato Tenazor, com a finalidade única de apoiar o estudante atalaiense em suas necessidades básicas e, principalmente, no que tange aos registros e controles acadêmicos. Ao final, o presidente agradeceu a presença de todos os convidados, lançando o convite para que participem da realização da 11ª Confraternização dos Atalaienses, que deverá acontecer em junho de 2013.


Elaborado por Daniele Castro Alves
Secretária Ad hoc da AFAMA

domingo, 3 de março de 2013

CIENTISTAS ANUNCIAM PRIMEIRO CASO DE CURA FUNCIONAL DA AIDS






GEÓRGIA-EUA. Uma equipe de virologistas dos Estados Unidos anunciou neste domingo, dia 3, o primeiro caso de cura funcional da Aids, envolvendo um menino que nasceu com o HIV transmitido pela mãe.
Não se trata de uma erradicação do vírus, mas sua presença é tão débil que o sistema imunitário do organismo está em condições de controlá-lo sem qualquer tratamento anti-retroviral, explicaram os pesquisadores.
A única cura total da Aids oficialmente reconhecida ocorreu com o americano Timothy Brown, conhecido como o paciente de Berlim, declarado livre do HIV após realizar um transplante de medula óssea de um doador que apresentava uma mutação genética rara que impede o vírus de penetrar na células.
O transplante visava salvar Brown de uma leucemia.
O menino em questão, que mantém o HIV sob controle, recebeu anti-retrovirais menos de 30 horas após seu nascimento. Durante a gestação, a mãe não foi tratada contra a Aids.
O tratamento precoce explica sua cura funcional, ao bloquear a formação de reservas de vírus dificilmente tratáveis, assinalaram os pesquisadores na 20a Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas-CROI, realizada neste final de semana em Atlanta, Geórgia.
Estas células contaminadas "adormecidas"relançam a infecção na maior parte das pessoas soropositivas semanas após a suspensão do tratamento com anti-retrovirais.
"A realização de uma terapia anti-retroviral muito cedo nos recém-nascidos pode permitir uam longa remissão sem anti-retrovirais, ao impedir a formação destas reservas virais ocultas", destaca a doutora Deborah, Persaud, do Centro de Crianças do Hospital Universitário Johns Hopkins de Baltimore-Maryland, principal autora do estudo.
As análises mostraram uma redução progressiva da presença viral no sangue dos recém-nascidos, até o vírus se fazer indetectável no 29o dia de tratamento.
O menino foi tratado com anti-retrovirais até seus 18 meses de idade, quando o tratamento foi suspenso. Dez meses depois, os exames não detectaram qualquer presença do HIV no sangue.
O desaparecimento do HIV sem tratamento permanente é algo extremamente raro, e observado apenas em 0,5% dos adultos infectados, cujo sistema imunitário impede a reprodução do vírus e o converte em clinicamente indetectável.
Os tratamentos anti-retrovirais em mães portadoras do HIV durante a gestação impedem a transmissão do vírus para a criança em 98% dos casos, destacam os especialistas.


Fonte: www.uol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br