quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL ENCERRA DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2013. ALGUNS ESTADOS DEVEM ATRASAR O HORÁRIO EM UMA HORA





BRASÍLIA - Após quase quatro meses, o horário de verão terminará a 0h do próximo domingo, dia 17. Os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado do Tocantins, terão que atrasar o relógio em uma hora.
O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h. A expectativa da Operadora Nacional do Sistema Elétrico - ONSE era economizar R$ 282 milhões. O valor é 56% maior que os R$ 180 milhões economizados no ano passado. O motivo é a menor necessidade de acionamento das usinas térmicas, que custam mais caro para gerar energia do que as hidrelétricas.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, como ocorrera em 2012, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Estados onde o horário deve ser atrasado em uma hora:

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal.

Estados onde não há mudança no horário:

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará,  Paraíba, Pernambuco, Piauí,  Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima.


Fonte: www.folha.uol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.