domingo, 10 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECA PÚBLICA EM MANAUS É REINAUGURADA COM DESAFIOS A INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


Após cinco anos fechado para reforma, o centro cultural foi reaberto na última sexta-feira (1). Foto: Yago Ferreira/Portal Amazônia



MANAUS - De portas abertas. É assim que a Biblioteca Pública do Amazonas encontra-se pra o público local. Depois de cinco anos fechada para reforma, o centro cultural foi reaberto na última sexta-feira, 1 de fevereiro de 2012, com acerco ampliado de 65 mil livros para 375 mil volumes. A equipe do www.portalamazonia.com visitou o prédio centenário e constatou as principais novidades do edifício tão aguardado pela população amazonense.
Revitalizado, uma das características da Biblioteca é a acessibilidade para deficientes auditivos, físicos e visuais. A melhoria pode ser vista já do lado de fora da Biblioteca. Ao redor de todo o prédio, o local recebeu o piso tátil para indicar o caminho correto a deficientes visuais e cadeirantes. "O piso com linas retas significa que o visitante deve continuar a seguir o trajeto indicado. As pequenas 'bolas' significam que à frente encontra-se um obstáculo ou um 'ramal'", explicou o diretor do departamento de bibliotecas do Amzonas, Sharles Costa.
O elevador, exclusivo para os cadeirantes, também é uma das inovações do prédio. Os deficientes físicos devem entrar pela rua Henrique Martins e dirigir-se até a caixa metálica, que dá acesso aos  dois outros pisos da Biblioteca.
Ainda com foco na acessibilidade, em todas a salas e andares do edifício podem ser encontrados os Mapas Táteis. As placas contêm três tipos de linguagens: gráfica, braile e audiodescrição. Este último recurso é reproduzido por meio de uma caneta de áudio. Para ativá-las, o guia aproxima a ponta do instrumento ao local indicado por uma adesivo de megafone com ondas sonoras. Automaticamente é emitida uma explicação do ambiente em que o visitante se encontra.
Outra história a ser conferida por meio da audiodescrição é o desenvolvimento da própria Biblioteca Pública. No primeiro andar, às escadarias de ferro do prédio, o visitante pode escutar e ler em braile, os momentos do espaço cultural desde fundação, em 1870.
Entre as demais novidades, também é encontrado o folheador automático de livros, segundo Costa, o primeiro em uma biblioteca pública no país. 

LOCAL DE RARIDADES

No primeiro piso, os visitantes podem encontrar a sala de periódicos.  Para alguns, esta sala pode ser uma das mais importantes do prédio. Nela, podem ser analisados jornais até mesmo do século XIX. Guardados em pastas em clima ideal, eles são protegidos pelo arquivista Wilson Cruz Lira, 56. Wilson é o funcionário mais antigo da Biblioteca Pública. Trabalha no local há exatos 35 anos e mantém um alto cuidado com o material armazenado.
Atualmente o título mais antigo encontrado nas estantes da sala de periódicos data do ano de 1886. Mas, segundo Wilson, o local já guardou exemplares ainda mais velhos. "Foi perdido muita coisa no incêndio de 1945. Esses jornais são a nossa história. O público que geralmente frequenta esta sala é de universitários. Eles sabem a importância dos documentos. Para os mais jovens, preciso orientar sobre o cuidado ao folhear os noticiários," contou.
Para evitar novos incêndios, o prédio conta com um brigadista durante 24h. De acordo com o diretor do departamento, os funcionários da Biblioteca Pública realizaram também um curso de brigada de incêndio. O edifício conta com duas saídas de emergência: na rua Henrique Martins e pela entrada principal, na rua Barroso.

REFÚGIO DOS ESTUDANTES

Em pleno século XXI com todas as inovações tecnológicas como a inernet, a Biblioteca Pública ainda chama a atenção de quem deseja um lugar para aprofundar os estudos. Além de sistema Wi-Fi liberado para todos os cadastrados, o prédio centenário conta com mais de 350 mil volumes literários. Entre as estantes dos andares do edifício são encontrados obras universais, regionais, periódicos e até gibis. A nova biblioteca também dispões de mais de 30 computadores para os usuários.



Os mapas táteis facilitam o uso da biblioteca para deficientes. Foto: Yago Ferreira/Portal Amazônia


A Biblioteca Pública do Amazonas está disponível das segundas às sextas-feiras, das 8h às 20h. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Para usar os serviços é necessário realizar um cadastro gratuito na recepção do prédio. Com a carteira, o usuário têm acesso aos computadores, Wi-Fi, e dos livros emprestados, com prazo de devolução de sete dias.


Fonte: www.portalamazonia.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.