Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

sábado, 20 de outubro de 2012

PACTO DE ALFABETIZAÇÃO É LANÇADO NO ESTADO DO AMAZONAS




Objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é garantir que alunos sejam alfabetizados até os oito anos de idade



MANAUS - Objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC é garantir que alunos sejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao concluírem a 3a série do Ensino Fundamental. Lançado pela Seduc, na terça-feira passada, dia 16, o pacto é um atendimento ao Governo Federal e seguirá duas frentes: capacitação profissional e investimentos em equipamentos educacionais.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, explicou que 1,9 mil professores que atuam no 1o ciclo do Ensino Fundamental - até a 3a série - serão capacitados. Além das escolas receberem materiais pedagógicos aliados à tecnologia, a capacitação contará com o apoio de formadores da Universidade Federal do Amazonas. Enviaremos também livros e jogos educativos para auxiliar o trabalho dos professores", explicou Rossieli Silva, ressaltando que esta é uma das primeiras ações do Plano de Gestão Transparente, recém divulgados pela Seduc.
Outra ação considerada essencial pelo secretário para o sucesso do Pacto Nacional será a colaboração das prefeituras municipais. "O primeiro passo é dado pela Seduc, mas nessa modalidade de atendimento - 1o ciclo - o público maior é atendido pelas redes municipais de ensino. Daí surge a necessidade dos prefeitos assinarem e compreenderem a importância do Pacto", finalizou Rossieli.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

De acordo com a representante da gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Barros, a primeira ação concreta do Pacto será a capacitação de 1,9 mil professores. "Início está previsto para os próximos meses com curso na área de linguagem, carga horária de 120h. Na sequência, ofereceremos uma formação intensiva na área de Matemática", informou.
Segundo a professora, as capacitações serão co-organizadas pela Universidade Federal do Amazonas e precedidas de formações aplicadas a um grupo de orientadores, que engloba 109 professores. "Os orientadores terão a mesma formação em "Linguagem" assim como a de "Matemática", mas com carga horária de 200h cada", apontou Ana Cláudia Barros.

PACTO NACIONAL

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal. No Amazonas, será executado por meio de uma parceria entre Seduc e a Universidade Federal do Amazonas-UFAM.
O objetivo é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação-MEC, apoie Estados e Municípios nas medidas que possibilitarão o cumprimento das metas. Para isso, serão instituídas ações de incentivo à alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, apoio técnico e financeiro, além da promoção de avaliações sistemáticas.
Objetivo do PNAIC é de intensificar as ações educacionais especificamente aos estudantes do 1o ciclo do Ensino Fundamental.


Fonte: www.acritica.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.