domingo, 21 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL COMEÇOU NESTE DOMINGO EM 11 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL







BRASÍLIA - A 00h deste domingo (meia-noite de sábado), 21, começou o horário de verão para os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins, que tiveram que adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai até dia 17 de fevereiro de 2013. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% do consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
Esta é a primeira vez que o Estado do Tocantins participa, no lugar da Bahia, que registrou um alto índice de rejeição popular à medida, e o governador jaques Wagner (Partido dos Trabalhadores) decidiu que o Estado seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Uma pesquisa do governo mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte - à exceção do Tocantins - e Nordeste não aderem à mudança porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva e não justifica a participação.
O horário de verão poderá evitar gastos estimados em R$ 3 bilhões na construção de novas usinas térmicas a gás, que seriam necessárias para garantir a segurança do suprimento de energia no horário de pico.
De acordo com expectativas do governo, com a adoção do horário de verão, será evitado um gasto de R$ 280 milhões com o acionamento de usinas térmicas neste ano para suprir a demanda no horário de pico.


Fonte: www.terra.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.