domingo, 13 de maio de 2012

ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E MEDICINA SÃO OS CURSOS PREFERIDOS NO AMAZONAS



Procura dos candidatos aos vestibulares recai sobre cursos com maiores oportunidades no mercado de trabalho


Antes de escolher a profissão com base na oferta de mercado, o jovem deve considerar suas aptidões e a situação financeira da família


MANAUS - Engenheiros, contabilistas e administradores ainda são os profissionais mais procurados pelas empresas de Manaus e atraem muito interesse dos vestibulandos. Mas antes de escolher a profissão com base na oferta do mercado, o jovem deve considerar suas aptidões e a situação financeira da família, como observa a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH - AM), Elaine Jinkings.
De acordo com levantamento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2011 os cursos mais procurados por candidatos foram os de Medicina, Direito e Administração. O primeiro e o último também estão entre os mais concorridos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A profissão de administrador oferece uma ampla área de atuação, o que facilita a inserção no mercado de trabalho. Além disso, este profissional, se qualificado e especializado, é sempre demandado por grandes empresas.
"Precisamos muito de pessoas que tenham condição não só de gerenciar, mas que tenham conhecimento específico e saibam trabalhar com tecnologia mais avançada", observa o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.
O engenheiro é um dos mais requisitados do mercado de trabalho, com salários mais elevados. "Se o jovem estiver efetivamente olhando a necessidade do mercado, todos teriam que fazer o curso de Engenharia. Só o Honra precisa para este ano de 600 engenheiros, mas um levantamento feito no mercado de Manaus mostra que a academia forma cerca de 200 profissionais por ano", observa Jinkings.
A presidente da ABRH observa que a formação de engenheiros e de médicos leva bastante tempo, entre seis e dez anos. Por isso, estudantes que pensam em ingressar nestas carreiras devem levar em consideração a renda familiar e o tempo que pode ser dedicado aos estudos. "Se o candidato tiver que conseguir um emprego ou um estágio rapidamente, para ajudar na renda da casa, é mais complicado. Pois ele ficará anos estudando sem efetivamente ganhar dinheiro", afirma.
De acordo como vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, uma opção é fazer um curso de tecnólogo, que pode ser finalizado em até dois anos. "A demanda por tecnólogos é sempre muito grande entre as empresas do Polo Industrial de Manaus, especialmente nas áreas de tecnologia, mecânica e qualidade de produção. A vantagem é que é uma formação especializada e rápida", disse.
Em alguns casos, matérias dos cursos de Tecnologia podem ser aproveitadas na faculdade. Assim, um tecnólogo pode eliminar alguns anos ou meses de estudo na hora que decidir cursar um bacharelado. Para Elaine Jinkings, é natural que os jovens tenham dificuldade na hora de escolher qual carreira seguir ou que sejam influenciados pelas escolhas dos amigos e parentes. Para diminuir as chances de errar, a especialista recomenda que o candidato pesquise bastante a área que pretende atuar e que realize um teste vocacional, que pode fornecer boas dicas sobre a profissão mais adequada para o seu perfil.
"Mas não se pode escolher a profissão pensando apenas nos ganhos. Se você não gosta do que faz, vai fazer seu trabalho burocraticamente e de forma mediana. Esse profissional nunca vai se destacar no mercado. Mas quando você faz o que gosta, vai fazer com alegria e paixão e vai buscar se especializar. Nesse cenário, o sucesso é decorrente", conta.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), atualmente 150 mil alunos cursam o Ensino Médio em 288 escolas espalhadas pelo Estado.


Fonte: www.diariodoamazonas.com.br

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.