domingo, 29 de janeiro de 2012

Sisu: mais de 60% de vagas oferecidas para Ufam são rejeitadas

Cerca de 1,6 mil vagas não foram preenchidas na primeira lista de aprovados

MANAUS – Mais de 60% das vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) não foram preenchidas na primeira chamada da instituição. Agora, a segunda lista de aprovados conta com 1.647 das 2,6 mil oportunidades para os semestres de 2012 na Universidade. As vagas estão disponíveis para aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2011.

O curso de Pedagogia registrou o maior número de vagas rejeitadas, com 110 novas chances na segunda chamada. O curso de Ciências – Matemática e Física ficou em segundo lugar na lista de cursos rejeitados, com 66 vagas. Em seguida, encontram-se os cursos de Administração (53), Educação Física (52) e Serviço Social (52).

Até mesmo os cursos mais disputados entre os vestibulandos apresentam vagas na segunda chamada. O curso de Direito ainda dá 31 chances para interessados no bacharelado. Já os interessados em Medicina ainda podem tentar ingressar na instituição em uma das 20 vagas remanescentes da primeira chamada. Outros cursos de grande visibilidade, como Odontologia, estão com todas as vagas oferecidas na primeira lista preenchidas.

O alto número de vagas não preenchidas deve-se, em grande parte, às inscrições feitas em outros estados. A afirmação é do pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação da Ufam, Professor Adilson Hara. Segundo ele, o número já era esperado. “Este é o terceiro ano que adotamos o Enem e sempre temos uma ampla segunda chamada. Muitos aprovados são de fora do Amazonas e não realizam a matrícula, talvez pela dificuldade de se estabelecer em uma outra cidade”, comentou.

Com o número de vagas superior ao total oferecido na primeira chamada, Hara acredita que as oportunidades não serão completamente preenchidas na segunda lista. “São muitas vagas. Caso não consigamos concluir tudo, vamos analisar o que deverá ser feito para fechar as vagas”.

As matrículas dos aprovados na segunda lista do Sisu acontecerão no próximo dia 30. Os ingressantes devem comparecer à sede da Ufam, localizada no Coroado, zona leste de Manaus. Para efetivar a matrícula, será necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar, RG, CPF e uma foto 3×4.

Fonte: www.portalamazonia.com

By Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.