sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EPIDEMIA DE DENGUE EM MANAUS PREOCUPA O INTERIOR DO AMAZONAS

 

Surto da dengue ainda não chegou a Atalaia do Norte, Benjamin e Tabatinga, mas já causa preocupação à população

 

A Associação dos Atalaienses - AFAMA faz um importante alerta aos moradores de Manaus e especialmente aos de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. Dia a dia o número de casos de dengue cresce e em alguns casos já causou a morte de infectados pelo mosquito. O contágio por dengue em Manaus já pode ser considerado o mais grave dos últimos dois anos. Segundo dados divulgados na tarde desta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nas primeiras nove semanas de 2011 foram notificados 4.264 casos da doença. Nos 12 meses de 2009 e de 2010 foram notificados, respectivamente, 1.307 e 3.131 casos na capital amazonense.
Fazendo outra comparação, desta vez entre os casos totais notificados em 2009 e os divulgados nesta quinta pela Susam, chega-se a um crescimento de mais de 220% nos números de casos na capital amazonense. E isso apenas nas nove primeiras semanas do ano.
Já em comparação com 2010, a proporção é um pouco menor, mas não menos preocupante: os casos notificados nesses 48 dias estão 36% maiores que os registros de todo o ano passado.
De acordo com a Susam, das mais de 4,2 mil notificações este ano, quase 50% foram de casos positivos. Desses, pelo menos sete terminaram em óbito para os pacientes acometidos pela doença.


Municípios
 
Apesar de não haver registros de casos de dengue em Atalaia, Benjamin e Tabatinga, o alerta foi intensificado para que a população fique livre dessa doença e tome os cuidados necessários que impeçam o surgimento do primeiro caso e consequentemente elimine qualquer possibilidade de fazer parte dos dados estatísticos. Em alguns municípíos do Amazonas, o dengue vem causando preocupações, considerando principalmente os casos de morte que já ocorreram em Manaus. O segundo município do Estado em casos notificados é Tefé (a 525 Km de Manaus), com 944. Desses, 142 foram confirmados. Na lista divulgada pela Susam em seguida vêm os municípios de Coari (260 casos), Lábrea (236) e Itacoatiara (124).
A Associação dos Atalaienses espera a mobilização dos órgãos competentes para que a orientação e as medidas preventivas cheguem à população, principalmente das áreas mais carentes da cidade.



Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.