sexta-feira, 16 de maio de 2014

GOVERNO JAPONÊS OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA AMAZONENSES EM UNIVERSIDADES

Dividias entre duas áreas de estudo, Ciências Humanas e Ciências Naturais, as bolsas mensais de benefício são no valor de 177 mil ienes.


MANAUS - O governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia - MEXT, está oferecendo dois tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas, intermediadas pelo Consulado Geral do Japão em Manaus, são válidas somente para candidatos residentes nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
De acordo com a assistente administrativa do setor cultural, Sandra Magafe, são oferecidas duas bolsas, sendo uma de graduação e uma de pesquisa para o nível de pós-graduação. Para cada tipo de bolsa haverá um processo seletivo distinto.
"As inscrições para as bolsas de graduação serão realizadas de 3 a 30 de junho. Já as inscrições para as bolsas de pós-graduação tiveram início no dia 2 de maio e terminará dia 30 de maio, explicou Sandra Magafe.
Os interessados em concorrer a uma das bolsas devem encaminhar os documentos informados abaixo pelo correio ou entregar na recepção do Consulado, localizado na Rua Fortaleza, n. 416, bairro Adrianópolis.
A coordenadora afirmou ainda que não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail e que o residente no Amazonas deverá fazer a inscrição pessoalmente na sede do consulado.

BOLSA DE GRADUAÇÃO

Segundo a responsável pelo programa, as bolsas de graduação são direcionadas a brasileiros com o Ensino Médio completo e nascido entre 2 de abril de 1993 e 1 de abril de 1998. Elas possuem duração de cinco anos - abril de 2015 a março de 2020 -, ou duração de sete anos - até março de 2022 - no caso dos cursos de Odontologia, Veterinária, Medicina e Farmácia.
"Para a bolsa de graduação, os documentos deverão ser entregues até o dia 25 de junho. Os documentos são: um formulário de inscrição devidamente preenchido com uma foto 3 x 4 recente; cópias do histórico escola e certificado de conclusão do Ensino Médio, caso já tenha concluído; e, caso ainda não tenha, atestado de matrícula original e boletins do primeiro e segundo ano, além do primeiro bimestre do terceiro ano", explico a coordenadora.
Divididas entre duas áreas de estudo, Ciências Humanas e Ciências Naturais, as bolsas mensais de benefício são no valor de 177 mil ienes (aproximadamente R$ 2.325,00). "Contudo, para manter os benefícios da bolsa, o aluno deverá manter boas notas e boa frequência no curso", informou a responsável pelo programa.
A coordenadora listou alguns requisitos necessários para o candidato que queira tentar concorrer a uma bolsa. "Deve ter nacionalidade brasileira, Ensino Médio completo até dezembro de 2014, idade entre 17 anos e 21 anos, bom domínio da língua inglesa ou japonesa e disposição para aprender a língua japonesa e assistir aulas nesse idioma", concluiu ela.

BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A bolsa de pós-graduação para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa, inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.
O programa, de acordo com informações de Sandra Magafe, poderá ter duração de dois anos - abril de 2015 a março de 2017 - ou de um ano e meio - outubro de 2015 a março de 2017. "Direcionado a brasileiros com curso superior completo, os benefícios da bolsa variam de 143 mil ienes mensais - cerca de R$ 2.867,00 - a 145 mil ienes mensais", explicou a assistente do setor cultura.
Diferentemente da bolsa de graduação, este nível possui duas etapas de seleção. "Durante a primeira, temos a análise do currículo e do projeto de pesquisa, provas escritas de inglês e japonês e entrevista. Na segunda fase, enviamos os documentos ao Japão para análise do MEXT e das universidades japonesas cadastradas no programa", afirmou a coordenadora.
Para maiores informações, o candidato deve acessar o site do Consulado Geral do Japão em Manaus, onde poderá acompanhar o calendário de programações, tanto da bolsa de graduação quanto da de nível de pós-graduação; ou ainda ligar para o telefone 92 3232-2000. No site, também é possível conseguir um modelo de formulário que deve ser preenchido e entregue ao consulado no momento da inscrição.

Fonte: www.diariodoamazonas.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.