quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cresce número de doutores no AM e Estado já é segundo em publicações científicas



Caros estudantes atalaienses, notícia importante vem sendo destaque na mídia nacional. É o caso da reportagem abaixo enaltecendo a evolução da educação no Estado do Amazonas. Aproveitando a oportunidade, a Diretoria da Associação dos Atalaienses publica a referida reportagem para que sirva de fomento a todos os graduandos e graduados, a fim de que tomem conhecimento do caminho que poderá levá-los ao cobiçado mundo dos cientistas. Quem não é hora de termos um atalaiense verdadeiramente doutor, dominador da filosofia, do conhecimento universal. Veja abaixo:


MANAUS – Cada vez mais o Amazonas ganha destaque na produção científica brasileira. A afirmação pode ser comprovada no Boletim de Indicadores que a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect/AM), disponibilizado pela pasta na última sexta-feira (29).
As estatísticas coletadas apontam que o número de doutores no Estado cresceu 15,66% de 2004 a 2008. Segundo a Sect, esse índice supera a média na região Norte, que registrou crescimento de pouco mais de 14%.
Outro quadro comparativo é quanto à produção científica na Região Norte, também no período de 2004 a 2008. Neste cenário, o Amazonas ocupa o segundo lugar entre os Estados que mais publicaram trabalhos, respondendo por mais de 34 mil publicações. O número é superado apenas pelo Pará, com mais de 35mil.
Segundo o titular da Sect/AM, Odenildo Sena, o quadro geral é animador, já que, além de formar doutores, é preciso estimular sua permanência. “Sabendo que o Amazonas vem se destacando no plano nacional de C,T&I, no que tange ao número de doutores, isso nos permite, por exemplo, usar essa informação para fortalecer parcerias com o governo federal”, comentou.
O estudo apontou ainda o Amazonas como segundo Estado da região com maior crescimento em acessos à internet. No período entre 1º de janeiro e 2 de abril de 2011, foi registrado um aumento de 7,14%. O levantamento usou dados da última pesquisa do Hitwise, um serviço da Serasa Experian que monitora o comportamento anônimo e agregado na internet.
O Boletim terá periodicidade trimestral e servirá para apresentar dados relevantes sobre os investimentos em bolsas de estudos; acessos ao portal de periódicos; áreas do conhecimento com maior produção científica; empregabilidade e cenário da inovação na Região, entre outros dados sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.


Fonte: www.portalamazonia.com

Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.