Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dicas de segurança para evitar que seu celular seja roubado


Resultado de imagem para rouba de celular

Nos últimos dias, tem-se observado nas redes sociais que muitas pessoas têm quase que costumeiramente tido o celular roubado, na maioria das vezes quando está transitando pelas ruas das grandes cidades. Vale lembrar que o celular é o equipamento eletrônico mais subtraído no país. Detalhe: bateu todos os recordes na estatística policial nos últimos anos. 
Da mesma maneira que o mercado legal de telefonia móvel está tremendamente aquecido, o mercado ilegal está pegando fogo, principalmente pela facilidade em vender a mercadoria roubada ou trocar por drogas. O interesse do criminoso aumenta de acordo com o valor do celular.  Portanto, se o leitor é apaixonado por seu aparelho, deve prestar atenção a algumas dicas de segurança:

1) Não o carregue à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.
2) Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe o aparelho sobre a mesa ou balcão. Ao entrevistar bandidos em cadeias públicas, ouvi diversas vezes a seguinte afirmação: “Aquilo que não vejo, não tenho como desejar”.
3) Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.
4) Em coletivos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus e com rapidez e destreza subtrair o aparelho.
5) Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular, e use de discrição, principalmente em lugares de grande movimento. Cuidado para que o celular não se torne um “vício” em sua vida. Assim como existem usuários que falam ao celular até embaixo do chuveiro, encontramos pessoas desatentas que compulsivamente se veem obrigadas a atender chamadas em qualquer local, mesmo sabendo da possibilidade de roubo.
6) Não carregue celular em balada. Antes de ir, procure saber se o local conta com chapelaria. Se não tiver, deixe o aparelho em casa ou esconda-o no interior do carro, se estiver em estacionamento privado.
7) Geralmente, temos em casa celular antigo e baratinho que não usamos mais. Quando for a lugares com maior risco de assaltos, utilize esse aparelho reserva, assim, no caso de ser vítima de bandidos, pelo menos o prejuízo será bem menor.
8) Jamais deixe o celular à mostra no interior de veículo.
9) Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro prevê ao infrator multa de R$ 85,13, além de adicionar quatro pontos na CNH, sem contar o risco de abordagem criminosa.
10) Se seu celular possui tecnologia 3G, instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.
11) Assim como instalamos antivírus no PC, devemos fazer o mesmo com o telefone móvel ligado à internet.
12) Faça back up semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.
13) Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.
14) Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.

Elaborado por Dr. Joge Lordello (www.tudosobreseguranca.com.br)

Major Castro Alves - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.