domingo, 25 de janeiro de 2015

Profissionais com pós-graduação ganham em média 33,5% a mais no salário





BRASÍLIA - Fazer pós-graduação pode ajudar o aluno a ganhar aumento salarial, mas não é apenas a posse do certificado que garante salário melhor.
Levantamento feito pelo grupo de recursos humanos Employer, a pedido do Jornal a Folha de São Paulo, mostrou que os profissionais com diploma de pós ganham em média 33,5% mais do que os trabalhadores que têm curso superior.
A variação dos ganhos dependem muito da carreira. Enquanto em Administração a média de aumento é de 62,13%, em Nutrição é de 311,73%, em Psicologia é de 2,67% e, em Engenharia de Produção cai para 0,75%.
Para conseguir um bom aumento o aluno precisa mostrar na prática o que aprendeu em sala de aula, alerta Assuero Escobar, coordenador de Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia.
"O mercado valoriza muito a capacidade de resolver problemas, que é uma mescla de conteúdo técnico e prático, explica Adriano Mussa, professor da Escola de Negócios Saint Paul.
Ficar sentado e achar que vai ter um aumento de 30% automático, não vai acontecer, completa John Schulz, sócio-fundador da Escola de Negócios BBS.
A Consultora de RH Fabiana Zandroski, do Salário BR - site do gruo Employer - afirma que não olha apenas o diploma no currículo na hora de contratar. "O currículo é uma base, mas são as experiências e as características pessoais que vão fazer com que ele receba mais ou menos", diz.
Muitas vezes os alunos conseguem promoções ainda durante o curso. Para isso, pode ser útil a rede de contatos feita dentro da própria sala de aula, o networking.
"Se você tiver uma rede de relacionamentos melhor, é provável que vá ganhar mais no longo prazo", diz Schulz, da BBS.
Mussa, da Saint Paul, recomenda que o aluno procure mais informações na hora de escolher qual curso fazer: "não vá pelo nome da instituição. É preciso abrir a grade curricular, falar com os professores, sempre pensando no seu momento de carreira e pra onde quer ir".
Recém formados na graduação devem buscar cursos mais técnicos. O MBA é mais indicado para quem trabalha com gestão.

Fonte: www.folha.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.