segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PREFEITURA DE MANAUS ABRE EDITAL PARA OFERECER MAIS DE 10 MIL BOLSAS DE ESTUDOS PARA UNIVERSITÁRIOS





MANAUS - O Edital para o Bolsa Universidade 2014 foi lançado nesta segunda-feira, 21, no auditório do Parque Municipal do Idoso, na Zona Centro-Sul de Manaus. Nesta edição, o programa deverá oferecer mais de 10 mil bolsas de estudo para o Ensino Superior.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação - Semcom, o Bolsa Universidade teve aumento de 268% na quantidade de bolsas integrais oferecidas. Já nas parciais, que cobrem 75% do valor do curso, serão ampliadas em 450% em relação à edição anterior.
Além do aumento de vagas, foram alteradas também as regras com a documentação. "Já temos 53 mil beneficiários e vamos ofertar mais 10.064 vagas. Além disso, acabamos com a papelada. Só precisarão entregar os documentos comprobatórios os candidatos que forem contemplados com as bolsas de estudo, como já é feito no programa Bolsa Idiomas. Isso mostra que nossa meta é também desburocratizar", destacou o Prefeito Artur Neto durante o lançamento do programa.
O Secretário Municipal de Administração - Semad, Serafim Meirelles Neto, explicou que o programa tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais, de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos em instituições particulares de Ensino Superior.
Quatorze instituições farão parte da nova etapa do programa Bolsa Universidade. São elas: Ciesa, Nilton Lins, Unicel Literatus, Faculdade Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Faculdade Boas Novas e Maurício de Nassau.
De acordo com a diretoria geral da Escola do Serviço Público Municipal - Espi, professora Luíza Bessa, o maior número de vagas ofertadas foi para os cursos mais procurados, diferentemente das edições anteriores em que algumas vagas eram mal aproveitadas em cursos de baixa demanda. O edital estará disponível para consulta a partir do próximo mês. As inscrições, segundo a Semcom, poderão ser feitas entre os dias 4 e 17 de novembro pelo site www.bolsauniversidade.manaus.am.gov.br.
O novo edital tem validade de um ano e possibilita que os candidatos que não forem contemplados no início de 2014 possam ser beneficiados no meio do ano com a abertura de novas vagas nas faculdades.

PERFIL DOS CANDIDATOS

Para concorrer ao Bolsa Universidade 2014, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter a renda familiar bruta ate quatro salários mínimos, ser residente em Manaus, não possuir diploma de ensino superior e nem estar matriculado em instituição pública de ensino superior, estar matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições credenciadas no programa e firmar compromisso de prestar serviço em sua área de estudo, sem ônus para a Prefeitura. A fase classificatória será concluída até dezembro deste ano.

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.