segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENEM 2013 É CONSIDERAdO MAIOR DA HISTÓRIA NO BRASIL, MESMO COM 29% DE ABSTENÇÕES E ELIMINAÇÃO POR FOTOS POSTADAS EM REDE SOCIAL


Aloizio Mercadate



BRASÍLIA - O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, disse na noite deste domingo, 27, que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM apresentou um excelente resultado em todo o país. Ele afirmou que os dois dias de aplicação do exame foram de grande êxito.
Este foi o maior ENEM da nossa história. Toda a realização teve um grande êxito que teve a participação de cerca de cinco milhões de candidatos.
A prova que dá acesso a estudantes brasileiros ao Ensino Superior foi aplicada em 1.161 municípios para 7.173.574 inscritos. De acordo com Mercadante, a taxa de abstenção chegou a 29%, mas esse numero pode mudar.
Ainda serão avaliados os dados consolidados, mas tivemos um crescimento de 95% de 2009 para cá no número de participantes. Este foi o segundo maior exame do planeta.
De acordo com o Ministro Mercadante, o número de candidatos excluídos do ENEM por postarem fotos dos cartões de respostas em redes sociais subiu para 36. Alguns foram retirados da sala de aula.
Nós contabilizamos 36 postagens de fotos de cartões respostas em redes sociais, mas este número pode subir. O monitoramento deve continuar e quem for pego também será desclassificado.
Um radialista de Unaí-MG foi preso após fotografar a prova. Segundo Mercadante, o jornalista estava inscrito no ENEM e foi ao local da prova com o objetivo de criar uma situação. Ele saiu da sala algemado por policiais após os ficais perceberem a atitude do homem.
Do total de inscritos, a maioria já concluiu o Ensino Mëdio - 4.052.038 - e esta na faixa etária de 21 a 30 anos - 2.181.084 -. As mulheres representam 58,5% do total de inscritos. Esses candidatos vão poder usar a nota do exame para concorrer a vagas de Ensino Superior em uma das 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada - SISU.
O exame deste domingo, 27, teve cinco horas e meia de duração - uma hora a mais que no último sábado, 26. Além de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, os candidatos tiveram que fazer uma redação, cujo tema foi a Lei Seca.
Os resultados das provas objetivas serão divulgados na página no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no endereço do eletrônico www.portalinep.gov.br/enem até a quarta-feira, 30. O Ministério da Educção - MEC informou também que os candidatos poderão ter acesso às notas individuais em janeiro de 2014.

Fonte: www.r7.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.