domingo, 25 de novembro de 2012

ORQUESTRA DE CÂMARA DO AMAZONAS EMOCIONA COM SHOW NO TEATRO AMAZONAS



Orquestra composta com instrumento de cordas emociona plateia. Foto: Sarah Lyra


MANAUS - Uma manhã de domingo, 25, repleta de energia, beleza musical e aplausos. Esta é apenas uma breve descrição do que foi o show de comemoração dos 10 anos da Orquestra de Câmara do Amazonas. A apresentação teve início por volta das 11h30min da manha e contou com a presença de público seleto no Teatro Amazonas.
Nos últimos 10 anos, a Orquestra de Câmara do Amazonas teve como objetivo pesquisar e difundir a música de câmara, contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical do Estado. Para Marcelo de Jesus, regente da orquestra, a maior conquista do projeto na última década foi manter sua identidade diferenciada de outras orquestras.
"A nossa maior motivação é desmistificar a idéia de que música clássica é chata. Nossa idéia é romper com este estereótipo e tornar a música que tocamos acessível. Só assim as pessoas vão se identificar com elas", comenta. Ao falar do convívio do grupo, o regente também ressalta que é importante para os músicos trabalhar de forma leve e descontraída. "O que nós fazemos aqui é um trabalho artesanal. Não toleramos estresse. Só queremos aqui quem realmente ama música". O grupo conta atualmente com quatro primeiros violinos, quatro segundos violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. Do total de treze músicos, dois são do Amazonas. O violinista Fernando Lima e o contrabaixista Roger Vargas. Para esta apresentação a orquestra convidou alguns músicos como um contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira.
O show comemorativo se iniciou com uma apresentação detalhada e calorosa dos músicos da orquestra. Em seguida, o repertório se iniciou com A Noite Transfigurada, de Arnold Schoenberg. Além desta, as outras músicas tocadas foram a Sinfonia de Schoenberg e As Quatro Estações Portenhas.
O público aplaudia todas as músicas de forma apaixonada. Já o regente Marcelo de Jesus mostrou carisma e preocupação ao interagir constantemente com o público. "Para mim, esta busca pela interação com o público torna a nossa música muito mais acessível. É emocionante vê-los retribuir com tanto carinho", disse Marcelo.


Fonte: www.portalamazonia.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.