Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

domingo, 25 de novembro de 2012

ORQUESTRA DE CÂMARA DO AMAZONAS EMOCIONA COM SHOW NO TEATRO AMAZONAS



Orquestra composta com instrumento de cordas emociona plateia. Foto: Sarah Lyra


MANAUS - Uma manhã de domingo, 25, repleta de energia, beleza musical e aplausos. Esta é apenas uma breve descrição do que foi o show de comemoração dos 10 anos da Orquestra de Câmara do Amazonas. A apresentação teve início por volta das 11h30min da manha e contou com a presença de público seleto no Teatro Amazonas.
Nos últimos 10 anos, a Orquestra de Câmara do Amazonas teve como objetivo pesquisar e difundir a música de câmara, contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical do Estado. Para Marcelo de Jesus, regente da orquestra, a maior conquista do projeto na última década foi manter sua identidade diferenciada de outras orquestras.
"A nossa maior motivação é desmistificar a idéia de que música clássica é chata. Nossa idéia é romper com este estereótipo e tornar a música que tocamos acessível. Só assim as pessoas vão se identificar com elas", comenta. Ao falar do convívio do grupo, o regente também ressalta que é importante para os músicos trabalhar de forma leve e descontraída. "O que nós fazemos aqui é um trabalho artesanal. Não toleramos estresse. Só queremos aqui quem realmente ama música". O grupo conta atualmente com quatro primeiros violinos, quatro segundos violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. Do total de treze músicos, dois são do Amazonas. O violinista Fernando Lima e o contrabaixista Roger Vargas. Para esta apresentação a orquestra convidou alguns músicos como um contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira.
O show comemorativo se iniciou com uma apresentação detalhada e calorosa dos músicos da orquestra. Em seguida, o repertório se iniciou com A Noite Transfigurada, de Arnold Schoenberg. Além desta, as outras músicas tocadas foram a Sinfonia de Schoenberg e As Quatro Estações Portenhas.
O público aplaudia todas as músicas de forma apaixonada. Já o regente Marcelo de Jesus mostrou carisma e preocupação ao interagir constantemente com o público. "Para mim, esta busca pela interação com o público torna a nossa música muito mais acessível. É emocionante vê-los retribuir com tanto carinho", disse Marcelo.


Fonte: www.portalamazonia.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.