sábado, 10 de setembro de 2011

O ANONIMATO NÃO É CRIME, MAS PRATICADO COM MÁS INTENÇÕES CAUSA PREJÚIZOS PARA AS PESSOAS DE BEM

EDITORIAL


MANAUS - Em uma bela ocasião, o editor dos artigos publicados neste blog, Rubem Tadeu, filho de Atalaia do Norte, destacou positivamente a deselegância de ser um anônimo. Situações que corriqueiramente vem ocorrendo em alguns sites e blogs relacionados ao povo de Atalaia. Publicar opiniões, principalmente aquelas que denigrem ou maculam a imagem ou a honra de pessoas honestas, não fazem e nunca farão parte das atividades que realizamos na divulgação dos trabalhos em prol da educação dos filhos atalaienses.
Como regra, já deixei claro que todas as publicações que fizermos será sempre assinada, identificada seu autor, destacando claramente a autoria daquele artigo. Veja abaixo as regras que seguimos para de fato respeitar a opinião dos outros, respeitar a imagem das pessoas, respeitá-las como cidadãos:
 
Regras de publicidade:

1) Não publico comentários ofensivos à honra, à imagem ou à dignidade da pessoa humana;
2) Não publico comentários discriminatórios (por questões de etnia, religião, sexo, opção sexual, ideologia política, nacionalidade, naturalidade, origem ou outra qualquer);
3) Não publico comentários que contenham palavras de baixo calão;
4) Enfim, não publico comentários que agridam a ordem jurídica ou a ética cristã;

Ocorre que alguns dias atrás, de forma anônima, um leitor e provavelmente um adimirador deste blog (www.asssociacaodosatalaienses.blogspot.com) fez um comentário sobre o artigo aqui publicado com o título "Afama dá continuidade ao projeto de apoio ao estudante universitário atalaiense". Por ser um comentário sem identidade, sem nome, sem autoria, o comentário não foi publicado. Nada contra o teor do comentário, mas tudo contra a forma como o autor queria destacar sua opinião. Tal atitude fere os princípios que dizem respeito a todos os leitores e adimiradores do blog da AFAMA.
Para ficar bem clara a política de publicidade que adotamos, relembramos aos leitores o seguinte:
Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome".
Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o ato de manter uma identidade escondida de terceiros. Desta forma, o anonimato ocorre:
  • quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor;
  • quando o autor do ato ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade.
O anonimato pode ser parcial. Por exemplo, se Maria, Manuel e Joaquim detêm as únicas três chaves de um cofre, e se o cofre é roubado com uso de chave, então o autor do roubo permanece anónimo, embora deva ter sido um de três suspeitos. Ou no caso de uma obra peseudônima, sabemos o nome que o autor quis dar, embora possamos não conseguir associar esse nome a uma pessoa de carne e osso.
Embora, o anonimato tenha esse lado aparentemente normal, muitas pessoas utilizam-se disso para agredir as pessoas de bem, aproveitam para atribuir atos criminosos que não são verdadeiros, ou seja, cometem crime por meio do anonimato. Daí que nos afastamos dessa prática, que serve apenas para que pessoas inidôneas alimentem esse lado ilegal. Para quem tem uma vida proba, reta, o anonimato não faz parte de sua vida.
Portanto, caso qualquer leitor e adimirador do blog da AFAMA deseje fazer comentários acerca dos assuntos publicados, deverá ele fazer identificando-se, assinando em baixo, assumindo sua autoria. Assim terei o prazer em publicar sua opinião, seja ela qual for.
Peço, pois, que zelem pela legalidade, zelem pelo bem estar das pessoas, zelem pela vida normal. E, ainda, se qualquer pessoa desejar publicar algum artigo para divulgar seu trabalho neste blog, poderá entrar em contato conosco e enviar seu artigo que, após as avaliações técnicas, será publicado, contribuindo com aquisição do conhecimento e alimentando a inteligência cognitiva do atalaiense.



Elaborado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.