quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inscrições para Enem 2011 começam em 23 de maio, às 10h



MANAUS - Os estudantes finalistas (concluintes do 3o ano) do Ensino Médio terão, a partir do dia 23 de maio, mais uma grande oportunidade de ingressar no ensino superior. O ENEM 2011, é o Exame nacional do Ensino Médio que possibilita os concludentes do Ensino Médio a escolha por uma profissão, de acordo com a média adquirida no exame. Diante dessa situação, faz mister que o estudante finalista compreenda a imperiosa necessidade de fazer o Ensino Médio com muita dedicação ao processo ensino-aprendizagem, já que a concorrência hoje tem abrangência nacional, ou seja, o estudante amazonense concorre em pé de igualdade com o estudante paulista, ou carioca, ou gaúcho, ou mineiro, etc., uma realidade um tanto marginalizadora, considerando que desde a criação do ENEM o registro de jovens amazonenses nos cursos de medicina, direito, odontologia, engenharia dentre outros, já não exista, isto é, nenhum amazonense conseguiu ingressar nos cursos mencionados por não atingir o nível dos outros de outros estados.
Não obstante, conclamamos todos os concludentes do Ensino Médio no Amazonas, em especial os concludentes da nossa querida Atalaia do Norte, para que não interrompam os estudos e valorizem cada minuto de aula, cada minuto debruçado nos livros em casa, ou outro local adequado.
A Diretoria da AFAMA torce insessantemente por todos e deseja que conquistem os objetivos almejados e representem bem nossos conterrâneos.

Veja abaixo artigo sobre as inscrições do ENEM 2011:

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarqia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acaba de divulgar as datas de inscrição para o exame deste ano: de 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.
As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.
Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

Enem 2012

Também foi divulgado o final de semana em que será realizada a primeira prova do Enem em 2012 -- dias 28 e 29 de abril. Segundo Malvina, haverá pelo menos duas edições do Enem no próximo ano e acrescentou: "eu sublinho o pelo menos".
Questionada se, para 2013, o Inep já planejava três ou mais edições, ela respondeu que o desejo é fazer mais de duas, mas que "primeiro é preciso [consolidar] o banco de itens". O banco de itens é um conjunto de questões testadas de acordo com as diretrizes curriculares e a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
A presidente do Inep, Malvina Tuttmam, afirmou que o objetivo primordial do Enem está mantido: "Sua finalidade maior continua, [ele] avalia o desempenho escolar e acadêmico do [estudante do] ensino médio, porém com sua qualificação constante passa a ser usado também para outras formas [de avaliação, como ingresso no ensino superior]".
Depois dos problemas das últimas edições, a presidente do Inep disse acreditar que haverá mais segurança nesta edição como resultado da parceria do instituto com a empresa Módulo para atuar na gestão de risco e com o Inmetro para certificar os trabalhos de impressão da gráfica, que será a mesma.

Camila Campanerut
Em Brasilia  


Fonte: www.bol.com.br

Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

2 comentários:

  1. olá boa noite,meu nome é Ana lúcia tenho 38 anos faz algum tempo que parei de estudar,então agora revolvi voltar a estudar estou terminando o ensino médio pelo ciec, então gostaria de saber se posso fazer a escrição para o enem.
    obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Lúcia,
    Parabéns pela sua iniciativa. Isso comprova que nunca é tarde para quem deseja estudar e tem objetivos a atingir.
    Tão logo conclua o Ensino Médio, você estará apta a se inscrever no ENEM. Portanto, qualquer pessoa que possua o EM completo poderá se inscrever. Você poderá sim. E se não for aprovada na primeira tentativa, não desista. A persistência possibilitará o sucesso. Boa sorte.

    Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.