domingo, 16 de junho de 2013

O TOM DO TRABALHO SOCIAL DA AFAMA É O VOLUNTARISMO. SEJA UM COLABORADOR





MANAUS-AM. Há exatamente cinco anos e sete meses (16 de novembro de 2008), vários jovens estudantes de Atalaia do Norte registravam na história da comunidade atalaiense que vive em Manaus o marco da luta por razões sociais e educativas, que perduram nos dias atuais.
Depois de todo o planejamento, programaram e reuniam no Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas cerca de 350 atalaienses, que não tinham quase nenhuma ou pouca relação um com o outro. Desde então, a aproximação foi se tornando um laço de afetividade forte e saudável. Nessa mesma ocasião, os estudantes resolveram criar a Associação dos Filhos e Amigos Residentes em Manaus-AFAMA, uma organização social sem fins lucrativos, de personalidade jurídica de direito privado. Sua finalidade se constituía em buscar meios legais e necessários para contribuir com o crescimento educativo e profissional dos próprios estudantes e dos atalaienses em geral, que desejam alcançar os degraus do sucesso.
Assim, os trabalhos foram se desenvolvendo: encontros para estreitar a relação entre todos e manter os laços, iniciação de projetos de apoio ao estudante; orientação educacional, dentre tantos outros. Ano a ano, pouco a pouco, e com o apoio de inúmeros voluntários, a AFAMA foi de fato se constituindo numa associação e conquistando os espaços de que precisava para apoiar o estudante atalaiense. Dentre as conquistas, citamos as seguintes: amigos que eram e são referência para os que desconhecem a realidade de Manaus, cestas básicas e colchões para os que mais precisavam, e, em alguns casos, apoio financeiro doados por colaboradores, etc. Na verdade, era o trabalho voluntário que deu e tem dado condições para a AFAMA colocar em prática suas ações.
Desde sua criação, a AFAMA já realizou dez confraternizações, nas quais têm prevalecido a alegria, a paz, o sorriso, as recordações dos grandes momentos da infância e da juventude, do reencontro dos mais velhos com amigos, filhos, netos e bisnetos. Encontros, cujos resultados são a satisfação de viver, de reencontrar, do abraço fraterno, da boa conversa e da vontade de ajudar o próximo, situação que enaltece mais ainda o logo da AFAMA: "AÇÃO ENTRE AMIGOS".
Vale destacar que o apoio que a AFAMA recebe dos colaboradores não a torna dependente desses colaboradores em seu plano político-social. Os pequenos projetos que desenvolve depende sim dos colaboradores, mas a administração e sua forma de atuar é independente, soberana.
Por conseguinte, não obstante, faz mister esclarecer o que é trabalho voluntário, a fim de que não haja dúvidas sobre o papel social da AFAMA: Teoria segundo a qual a vontade é a própria essência do universo. Trabalho voluntário é também o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro.  É uma profissão indesejada por muito e um prestígio para poucos, uma vez que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. Aqueles, preferem ficar a assistir, a criticar as ações sociais, a agir em nome da soberba, do desprezo, da ignorância. Preferem criticar a elogiar, preferem se omitir a agir, preferem o anonimato a ser digno e ter identidade, preferem a discórdia à solidariedade.
Todos os membros da Diretoria Executiva da AFAMA são voluntários. Não há recompensa financeira pelo que fazem. Fazem pelo prazer de ajudar, de auxiliar, de assistir o próximo. Isso acontece desde a criação da AFAMA e vai continuar até realizar os sonhos, cujos benefícios serão de todos.
Em 2013, o trabalho voluntário da diretoria continuou, muito embora as parcerias que colaboraram para a manutenção da alimentação dos estudantes foi cessada temporariamente. Todavia, as negociações com novos parceiros estão nos ajustes finais e em breve os benefícios estarão à porta dos estudantes.
Especialmente vale destacar um dos maiores, senão o maior sonho da AFAMA: a concretização do Centro de Apoio ao Estudante Universitário Atalaiense-CAEUA. Esta obra será o maior legado que a Associação dos Atalaienses poderá deixar para os jovens que acreditam no futuro certo e promissor. Força de vontade, objetividade, inteligência e amor ao próximo são as ferramentas que estão sendo utilizadas para em médio ou longo prazo, de fato e de direito, realizar esse sonho.
Os trabalhos sociais vão continuar, a luta vai continuar e, aquilo que for possível e estiver ao alcance dos membros da Diretoria da AFAMA e, especialmente, dos colaboradores, voluntários e amigos, os estudantes terão uma referência positiva para assisti-los. Assim, aquele que desejar contribuir para o crescimento do povo atalaiense poderá sim ser parceiro e ajudar a construir um futuro de vitórias.
A AFAMA não promete, idealiza. Avante, Atalaia do Norte. AFAMA: AÇÃO ENTRE AMIGOS.

Texto elaborado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.