sábado, 20 de março de 2010

MUNICÍPIOS DO AMAZONAS ACEITAM IMPLANTAR LABORATÓRIOS DE QUALIDADE DA ÁGUA



MANAUS - A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), pretende implantar até o final deste ano, 18 laboratórios de vigilância da qualidade da água para consumo humano. A proposta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) como medida de atenção básica à saúde, faz parte do Pacto pela Saúde e é responsabilidade das gestões municipais.
Segundo informações da FVS, nem todos os municípios do Amazonas executam a vigilância da qualidade da água consumida pela população. Segundo o gerente de riscos não biológicos da Fundação, Nailton Lopes, a FVS entra com a sensibilização dos gestores e equipamentos e os municípios providenciam a recursos humanos e insumos de laboratório.
- Os profissionais que assumem esta atividade, normalmente são da própria vigilância sanitária do município, completa Nailton.
A expectativa da FVS é que sejam analisadas até dezembro de 2010, até quatro mil amostras de água. A população é a maior beneficiada com a vigilância da qualidade da água, uma vez que a vigilância epidemiológica dos municípios pode se beneficiar com as informações sobre as fontes de doenças de veiculação hídrica como a diarréia e a hepatite.

Municípios com laboratório em funcionamento, com respectivos equipamentos doados pela FVS:

1. Manaus - autoclave;
2. Parintins - estufa bacteriológica;
3. Itacoatiara - câmara escura;
4. Presidente Figueiredo - turbidímetro;
5. Tefé - medidor de cloro;
6. Manaquiri - refrigerador;
7. Nova Olinda do Norte - ?
8. São Paulo de Olivença - ?
9. Atalaia do Norte - ?

Municípios e laboratórios com funcionamento previsto ainda para 2010:

1. Codajás -
2. Borba -
3. São Gabriel da Cachoeira -
4. Eirunepé -
5. Envira -
6. Novo Aripuanã -
7. Alvarães -
8. Pauini - 
9. Guajará -

Como rotina do programa, após a análise da água, deve ser realizado um conjunto de orientações para correção das não conformidades detectadas, através de orientações de como proceder para a limpeza dos reservatórios. Essa medida traz, em médio prazo, a melhoria dos sistemas de abastecimento de água, melhorando dessa forma a saúde da população. (JK)

Gostaria de que os nossos amigos atalaienses manifestassem-se a respeito do assunto supra para afirmar a veracidade da declaração de que em Atalaia do Norte o laboratório está em pleno funcionamento. Se for confirmado o funcionamento, que diga se os resultados obtidos são realmente o esperado.
Aguardo sua participação. Comente.


Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.