domingo, 7 de fevereiro de 2010

MEC REGISTRA 265 MIL INSCRIÇÕES NO PROUNI NO FIM DE SEMANA



Ministério da Educação (MEC) registrou 265 mil inscrições desde o Programa Universidade para Todos (ProUni) de sábado (6) até as 18h deste domingo. Segundo informações do MEC, foram feitas 128.277 inscrições no primeiro dia do processo. No ano passado o Ministério da Educação distribuiu 160 mil bolsas integrais e parciais em 1.400 instituições de ensino. A expectativa para este ano é de se superar o volume de inscrições do ano passado que registrou 600 mil inscrições.

Problemas no site do ProUni
Uma falha no site do ProUni não impediu que os estudantes fizessem as inscrições na primeira fase do programa. Os alunos que procuraram as instituições do Acre, Amapá, Ceará e Mato Grosso do Sul reclamaram que não conseguiram localizá-las desde a manhã deste sábado. Em outros casos, os estudantes relataram problemas para acessar o sistema com login e senha.
Segundo a assessoria do ministério, não houve problemas no sistema de inscrição, mas confirmou que houve falha de navegação no hotsite do ProUni, no módulo de consulta dos estados.
Ainda de acordo com o MEC, foram registradas 5.176 inscrições de estudantes nos quatro estados em questão. Na manhã deste domingo, alguns alunos ainda enfrentaram dificuldades, mas o ministério informou que as inscrições seguem normalmente.

Critérios
Os alunos usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever. A média mínima que o aluno deve ter para estar apto a concorrer é 400, considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.
No total, são 165 mil bolsas disponíveis – 86 mil integrais e 79 mil parciais de 50% - em 1.399 instituições. A lista das instituições estará disponível no site após a abertura das inscrições, informou o MEC.
De acordo com o ministério, entre as informações que serão pedidas para acessar o programa estão o número de inscrição no Enem e o CPF.
Ao contrário do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que recebia inscrições até 23h59, o ProUni estará ativo ininterruptamente até o último dia da primeira etapa, que será encerrada no dia 10 e a lista de pré-selecionados sai no dia 13. As matrículas serão feitas entre os dias 17 e 26.
No dia 4 de março, uma segunda etapa de inscrições será aberta. Ela vai até o dia 7 e o resultado será divulgado no dia 10.
A central de atendimento do ministério funcionará durante todo o período de inscrições entre 8h e 20h pelo telefone 0800 616161. Há exceção nos últimos dias de inscrição da primeira e segunda etapas. Nesses dias (10/2 e 7/3), o atendimento será de 8h às 23h59.

Perfil dos candidatos
Podem concorrer a bolsas do ProUni alunos que não estejam ocupando outra vaga em instituição pública e que se encaixem nas faixas de renda determinadas pelo MEC. Para tentar uma bolsa integral, o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 salário mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 salários mínimos por membro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.