ATALAIA DO NORTE - Na madrugada dessa terça-feira, 2, foi encontrado sem nenhum indício de sobreviventes, o helicóptero esquilo, prefixo PR-ADA, da Moreto Táxi Aéreo, que estava desaparecido desde o dia 29 de maio, no Município de Atalaia do Norte, a 1.138 km de Manaus, em linha reta. A aeronave transportava piloto e quatro passageiros, sendo uma delas grávida.
A Força Aérea Brasileira - FAB informou, por meio e nota, que o helicóptero foi avistado pela equipe de busca na noite de ontem, a aproximadamente 40 km a sudoeste do município de Tabatinga. Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca.
No entanto, na manhã desta quarta-feira, 3, um helicóptero H-60, Black Hawk da FAB desembarcou equipes de resgate no local, que confirmaram que se tratava dos destroços do PR-ADA, sem indícios de sobreviventes. Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação é Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) foi deslocada até lá para iniciar as investigações das causas do acidente.
ENTENDA O CASO
O helicóptero Esquilo PR-ADA sumiu no dia 29 de maio após fazer a remoção de emergência de uma grávida com hemorragia, Marcelina Cruz dos Santos Marubo, em uma comunidade no Alto rio Ituí. O helicóptero, pilotado por Alexandre Felix Souza, transportava também a acompanhante Marcelina da Silva de Souza, a enfermeira Luzia Fernandes Pereira e uma segunda paciente, Luciana Guedes do Carmo.
O piloto e a enfermeira eram funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei/Atalaia do Norte (Vale do Javari), da Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai, e saíram para o resgate das pacientes por volta das 15h do dia 29. A aeronave desapareceu exatamente ás 18h17min, conforme o site www.aerosmart.com.br, que fornece a rota da aeronave em operação.
Desde então, equipes de vários órgãos trabalhavam nas buscas aéreas e terrestres: Aeronáutica, Corpo de bombeiros, Exército - Comando de Fronteira do Solimões (8o Batalhão de Infantaria de Selva), Sesai, Funai, Polícia Militar, Fundação de vigilância e Saúde e a Defesa Civil de Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Duas aeronaves e cerca de 80 homens vasculhavam a área atrás do helicóptero.
ENGANO
Na noite de sábado, 30, chegou a circular a informação de que o helicóptero teria sido localizado porque avistaram pessoas circulando na mata. Entretanto, tais pessoas não eram apenas homens do Corpo de Bombeiros, que também trabalhavam nas buscas e que, em função do cansaço e esgotamento resultantes das buscas, puseram-se a sinalizar com equipamentos de luzes. As informações foram ajustadas no dia seguinte.
Fonte: www.acritica.com.br
Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
rtcastroalves@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.