A Associação dos Atalaienses mais uma vez possibilita aos estudantes secundarista, que estão se preparando para o ENEM 2011, apresentando técnicas de memorização, a fim de aprimorar o desempenho nas provas.
É difícil entender por que recordamos com detalhes de fatos do passado, quando éramos crianças, e muitas vezes temos que fazer um grande esforço para lembrar onde deixamos a chave, a carteira ou o celular.
Da mesma forma, a maioria das pessoas sabe onde estava no 11 de Setembro, quando o Brasil venceu a Copa do Mundo ou na hora da morte de ídolos como Ayrton Senna e Michael Jackson – mas se esquece do que comeu ontem.
Para explicar como funciona a memória, quais os fatores prejudiciais, os sinais de alerta e como exercitar o seu cérebro, o neurologista Tarso Adoni, do Hospital Sírio-Libanês, e a pediatra Ana Escobar estiveram no Bem Estar desta quinta-feira (29).
É importante manter-se intelectualmente ativo para evitar problemas no futuro. Pressão e colesterol altos, diabetes, sedentarismo e obesidade são ruins para todas as células, inclusive para os neurônios.
Ter problemas de memória, eventualmente, não é sinal de doença. Em uma fase que você está mais cansado, por exemplo, costuma ter dificuldade para gravar as coisas. Além disso, se você não dorme adequadamente ou sobrecarrega o cérebro com muitas informações, sua memória pode falhar. É como uma máquina, que, se muito exigida, acaba pifando.
Segundo o neurologista Tarso Adoni, a falta de atenção nas tarefas cotidianas pode atrapalhar a memória. O ideal, portanto, é se concentrar no que você faz e procurar guardar objetos sempre no mesmo lugar, para evitar confusões.
Onde ficam guardadas as informações
O pré-requisito para a memória é a atenção. São os dois lobos frontais, na parte da frente do cérebro, que coordenam a razão e julgam quando devemos estar atentos. Ao termos uma sensação muito marcante, que vem por um dos cinco sentidos (como um perfume forte, por exemplo), a informação vai para uma região central do cérebro chamada hipocampo. É uma espécie de “centro imediato da memória”, onde ficam guardadas temporariamente as informações do dia a dia. Depois de um certo tempo, se o cérebro avalia que aquela informação é importante para a memória, ele a transfere do hipocampo para o centro daquele sentido específico, que varia de acordo com a informação.
Existem 5 tipos de memória:
1) Imediata
Usamos essa memória por segundos, para algo que precisamos executar imediatamente. Tem um espaço pequeno e é ativada, por exemplo, quando precisamos "anotar" um número de telefone no cérebro para usá-lo em seguida.
Usamos essa memória por segundos, para algo que precisamos executar imediatamente. Tem um espaço pequeno e é ativada, por exemplo, quando precisamos "anotar" um número de telefone no cérebro para usá-lo em seguida.
2) De trabalho
Empregamos essa memória durante o tempo necessário para trabalhar com determinada informação, como para fazer cálculos. Com ela, podemos processar dados e não só repeti-los mentalmente.
Empregamos essa memória durante o tempo necessário para trabalhar com determinada informação, como para fazer cálculos. Com ela, podemos processar dados e não só repeti-los mentalmente.
3) Episódica
É a memória que mais rende queixas, por ser a mais utilizada. É onde ficam guardados fatos e situações da vida, como recordações de momentos, pessoas e coisas que você fez no passado. O lugar onde você guardou a chave e o que fez no 11 de Setembro dividem espaço aí. A diferença é que memórias mais marcantes duram mais.
É a memória que mais rende queixas, por ser a mais utilizada. É onde ficam guardados fatos e situações da vida, como recordações de momentos, pessoas e coisas que você fez no passado. O lugar onde você guardou a chave e o que fez no 11 de Setembro dividem espaço aí. A diferença é que memórias mais marcantes duram mais.
4) Semântica
Está relacionada com tudo o que aprendemos em termos culturais e de conhecimento. É usada na escola para saber o significado das coisas e das palavras, além dos sinônimos.
Está relacionada com tudo o que aprendemos em termos culturais e de conhecimento. É usada na escola para saber o significado das coisas e das palavras, além dos sinônimos.
5) Inconsciente
Saber andar de bicicleta, nadar ou mexer no computador são atitudes guardadas na memória inconsciente. Ela retém conhecimentos motores e movimentos do corpo necessários para desempenhar atividades.
Saber andar de bicicleta, nadar ou mexer no computador são atitudes guardadas na memória inconsciente. Ela retém conhecimentos motores e movimentos do corpo necessários para desempenhar atividades.
A memória de curto prazo serve para as atividades do dia a dia e logo é apagada. Se ela for especial, por algum motivo, torna-se de médio prazo e pode durar a longo prazo.
Por outro lado, se fazemos muitas atividades ao mesmo tempo, esquecemos onde guardamos a chave ou a carteira, porque nossa memória de trabalho fica superlotada de informações.
Fatores que atrapalham a memória
- Estresse
- Depressão
- Privação de sono
- Deficiência de vitaminas (principalmente B12)
- Hipotireoidismo
- Doenças degenerativas (como Alzheimer)
Sinais de alerta para problemas
- Ter dificuldade para resolver problemas que antes eram simples
- Sentir falta de concentração
- Precisar mudar parte da rotina porque a memória começou a falhar
- Estresse
- Depressão
- Privação de sono
- Deficiência de vitaminas (principalmente B12)
- Hipotireoidismo
- Doenças degenerativas (como Alzheimer)
Sinais de alerta para problemas
- Ter dificuldade para resolver problemas que antes eram simples
- Sentir falta de concentração
- Precisar mudar parte da rotina porque a memória começou a falhar
Dicas para treinar a memória:
- Ler (livros, artigos, revistas e jornais)
- Aprender idiomas
- Participar de jogos de estratégia (gamão, xadrez e cartas)
- Reunir-se em grupos sociais (círculos de amigos, redes de discussão e clubes)
- Pesquisar áreas que não sejam do seu conhecimento
- Fazer atividades manuais (artesanato, biscuit e carpintaria)
- Tocar um instrumento musical
- Alterar rotas (modificar a rotina, seja a pé ou de carro)
- Ler (livros, artigos, revistas e jornais)
- Aprender idiomas
- Participar de jogos de estratégia (gamão, xadrez e cartas)
- Reunir-se em grupos sociais (círculos de amigos, redes de discussão e clubes)
- Pesquisar áreas que não sejam do seu conhecimento
- Fazer atividades manuais (artesanato, biscuit e carpintaria)
- Tocar um instrumento musical
- Alterar rotas (modificar a rotina, seja a pé ou de carro)
Fonte: www.g1.com.br
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
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