Resultado da pesquisa foi obtida através do cruzamento das estimativas populacionais publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com informações do site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)
MANAUS - Em 22 dos 62 municípios do Amazonas, os eleitores representam menos da metade da população. O esvaziamento de eleitores atinge 35% do total de municípios do Estado. Esses números foram obtidos do cruzamento das estimativas populacionais publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com informações do site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no último dia 23.
Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Atalaia do Norte e Ipixuna são os municípios que apresentam a maior ausência de pessoas aptas a votar. Localizado a 396 quilômetros de Manaus, segundo estimativa do IBGE para este ano, Barcelos tem uma população de 25.835 habitantes. Desse total, apenas 31%, ou 8.131, são eleitores. Em Santa Isabel do Rio Negro, a 631 quilômetros da capital, somente 32% da população têm título de eleitor. A cidade tem 18.728 habitantes, dos quais apenas 5.959 estão aptos a exercer o direito do voto. O mesmo acontece em Atalaia do Norte (a 530 quilômetros) e em Ipixuna (distante da capital 1.363 quilômetros de Manaus). Se a eleição fosse hoje, apenas 34% e 38%, respectivamente, da população de Atalaia do Norte e Ipixuna, poderiam participar do processo eleitoral. Atalaia do Norte tem 15.545 habitantes e 5.333 eleitores (34% do total). Em Ipixuna são 22.867 moradores, para um eleitorado de 8.748 pessoas (38%).
Em busca de resposta
O deputado estadual Adjuto Afonso (PP) disse estar preocupado com o baixo número de eleitores do interior registrados no TRE-AM. Para o parlamentar, o quadro reflete a ausência da Justiça Eleitoral no Estado. No dia 21, ele apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) cobrando providências do TRE-AM. “Quero que a Justiça Eleitoral faça ações itinerantes e dê oportunidade para esses jovens que estão no interior do Estado, e principalmente na zona rural, se alistar e tirar seu título. Quem faz isso é a Justiça Eleitoral, não é a prefeitura, a Câmara Municipal, não é a Assembleia”, cobrou Adjuto Afonso.
Adjuto é um dos 13 deputados estaduais eleitos em 2010 graças aos votos do interior. Dos 28.313 votos que recebeu na eleição passada, 17.668 (62,4%) saíram das urnas do interior. Dos 62 municípios, ele foi campeão de votos em quatro: Boca do Acre, Pauni, Lábrea e Beruri. Na outra ponta, Itapiranga (a 225,7 quilômetros de Manaus) é a cidade com maior número de eleitores proporcionalmente.
Dos 8.280 moradores, 72% estão aptos a votar. Entre os 62 municípios, 40 apresentam número de eleitores superior à metade da população. Silves (69%), Manacapuru (68%), Itamarati (68%) e Itacoatiara (65%) estão entre os que, proporcionalmente, apresentam os maiores eleitorados. Os 61 municípios do interior somam 912.770 eleitores. Enquanto em Manaus o número de pessoas aptas a vota chega a 1.138.514.
Fonte: www.acritica.com.br
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.