A empresa HRT Oil & Gas realiza estudos para, posteriormente,
investimento na exploração de petróleo e gás na região
A exploradora HRT Oil & Gas anunciou ontem que irá investir R$ 1,1 bilhão na exploração de petróleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas. A empresa já começou os trabalhos, e atualmente está em fase de aprofundamento de estudos para dar início à produção.
Em visita à Manaus, ontem, o presidente da HRT Oil & Gas, Márcio Rocha Melo, disse à emissora de TV local que a empresa vai investir, nos próximos cinco anos, R$ 1,1 bilhão na exploração de uma área de 50 mil quilômetros quadrados. “Para se ter noção, é uma área equivalente a uma Bélgica e meia”, exemplificou.
Serão gerados milhares de empregos, inclusive de alta escala, pois os trabalhos da exploradora trarão ao Estado, alta tecnologia, nas áreas de engenharia, geologia e biologia. Além destes, serão criados milhares de postos nas áreas de soldagem e suporte.
Segundo o presidente, estudos extremamente aprofundados para avaliação de todo o potencial da bacia são desenvolvidos atualmente e, dentro de dois meses, serão concluídos. Quando finalizados, os resultados apurados serão certificados por uma empresa internacional.
Quanto ao potencial da Bacia do Solimões, Melo preferiu não citar valores, mas garantiu que a potencialidade da região é muito grande. “Posso dizer que é um potencial muito grande, que vai permitir aumentar a importância do Amazonas no cenário petrolífero brasileiro”, afirmou.
A expectativa é de que, nos próximos cinco anos, sejam produzidos no mínimo cem mil barris de petróleo equivalente, óleo e gás, por dia. E, para isso, a empresa irá se dedicar maciçamente na região amazônica. “O plano da empresa é focalizar todas as atenções para a Bacia do Solimões, que tem um potencial muito grande”, declarou Melo. A tarefa de explorar a Bacia do Solimões é considerada um desafio pelo presidente da HRT, pois essa é uma bacia sedimentar complexa.
Equipe de 150 pessoas
Atualmente, um grupo formado por 150 profissionais, constituído em maioria por ex-biólogos, engenheiros e geólogos da Petrobras, está trabalhando no Rio de Janeiro. A equipe forma, segundo Melo, um potencial de conhecimento que permite alavancar a atuação na Bacia do Solimões de maneira muito rápida.
‘Sonho antigo’
A exploração da Bacia do Solimões, além de representar um marco na história energética amazonense, constitui-se um sonho antigo do fundador e presidente da HRT Oil & Gás, Márcio Rocha Melo. “Por 31 anos eu trabalhei na Petrobras, e quando eu deixei a empresa, sempre o meu sonho foi um dia voltar, porque o potencial desta região é imenso para óleo de boa qualidade e para gás”, lembrou.
A descoberta deste potencial, segundo ele, aconteceu em 1979, quando atuando como geólogo da Petrobrás, esteve na área do rio Juruá e participou da perfuração de um poço.
Quanto à atual tendência de sustentabilidade, inexistente há 30 anos, Melo disse que esta é uma parte fundamental do trabalho, mas lembrou que o próprio slogan da empreiteira é ‘A empresa verde’. “Essa é a parte mais crítica e fundamental da HRT. Nossa empresa é chamada empresa verde e vai atuar extremamente associada à preservação do meio ambiente, com uma política social extremamente avançada”, garantiu.
Está nos planos da empresa também a criação de um centro de excelência na região, para diagnóstico de malária e leishmaniose. Ao instituir este núcleo, em conjunto com órgãos de saúde municipais, estaduais e federais, a HRT pretende beneficiar não somente toda a população local, como também os próprios trabalhadores, pois a região da Amazônia é uma área de alta incidência das enfermidades.
A HRT Oil & Gas
No dia 4 de novembro do ano passado, foi anunciado o nascimento de uma nova empresa de produção e exploração de petróleo no Brasil. A HRT Oil & Gas, empresa que pertence à HRT Participações, comandada por Márcio Rocha, geólogo e empresário, que trabalhou por 31 anos na Petrobras, controla também a HRT Petroleum, consultoria criada em 2004 e que presta serviços para várias empresas do setor no Hemisfério Sul.
A HRT Oil & Gas tem contrato firmado com a Petra Energia e a M&S Brasil para controlar, como operador, 51% dos 21 blocos de exploração na Bacia de Solimões, na Região Amazônia
Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.