MANAUS - Muitas escolas particulares e algumas da rede pública já aliaram a tecnologia aos métodos de ensino. Para fugir da monotonia das aulas de cursos preparatórios para vestibulares, o uso de novas ferramentas também está sendo implementado em cursinhos de Manaus.
A metodologia, segundo a diretora da Ginga B-Learning, Tuta Campos, é pioneira nos cursos preparatórios da cidade. "São salas de aula equipadas com quadro digital interativo e tablets. Todo o conteúdo estará dentro de uma plataforma, contendo vídeos e conteúdos práticos para poder entender o assunto. Se o professor está explicando parte de uma célula, por exemplo, o aluno vai ter como acessar aquela célula pelo tablet e interagir com o professor".
Diante dos resultados negativos do Exame Nacional de Ensino Médio - Enem, divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep, a especialista acredita que o uso da tecnologia é um meio diferenciado e mais atrativo para o aluno.
Através da convergência digital, sem anular a presença do professor, utilizando quiz, testes online e vídeos incorporados às aulas, cinco disciplinas serão lecionadas, evitando a evasão e desinteresse nos alunos da nova geração.
METODOLOGIA NÃO DISPENSA PRESENÇA
O blended learning, ou B-learning - ou ensino combinado - refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido normalmente pela internet, entretanto inclui necessariamente situações presenciais.
Pode ser estruturado com atividades síncronas, ou assíncronas, em situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, com uma disponibilidade individualizada para encontros presenciais,
Fonte: www.acritica.com.br
Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.