MANAUS - Mais de 600 Policiais Militares do último concurso realizado em 2011 serão convocados a partir da semana que vem. A decisão tomada pelo governo do Estado na semana passada é para que o efetivo de 15 mil policiais esteja completo até a Copa do Mundo de 2014, já que Manaus foi confirmada na terça-feira como uma das sedes do evento.
A Secretaria de Segurança Pública-SSP/AM informou ainda que não está descartada a possibilidade da realização de um novo concurso público, caso haja necessidade de manter o efetivo para o mundial, que é uma exigência legal.
Depois de convocados, os policiais passarão por seis meses de treinamento até que sejam incorporados.
Para garantir a segurança durante os jogos, Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares, Agentes do Detran-AM, da Defesa Civil, da Guarda Metropolitana e da própria Secretaria de Segurança vêm desde 2011 cumprindo uma programação de cursos de formação e requalificação.
Até o próximo ano, pelo menos 3 mil Policiais Militares e Civis terão passados por cursos de técnica e tática policial, uso diferenciado da força, libras, mediação e gerenciamento de conflitos, segurança de autoridades, idiomas, adestramento de cães, atendimento a turista, policiamento montado e antibomas.
Há ainda os cursos oferecidos aos policiais na modalidade de ensino à distância que já qualificou mais de 2 mil profissionais no primeiro semestre de 2013.
De acordo com a SSP-AM, o governo Federal assegurou recursos de R$ 1,1 milhão específicos para a preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Fonte: www.acritica.com.br
Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br