Serão 12 cursos, com carga horária de 200 horas/aula, com início previsto para agosto. Direção defensiva, atendimento ao público e idiomas são alguns dos temas das capacitações
Até o final deste mês, o Sistema Nacional de Emprego do Amazonas (Sine-AM) irá abrir 1,2 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional para o setor de transporte rodoviário, segundo previsão do diretor da entidade, Paulo Júnior. A iniciativa faz parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), executado pelos governos estadual e federal.
Quem já possui cadastro no Sine-AM e atua no ramo rodoviário, como motoristas e cobradores de ônibus, poderá ser inscrito automaticamente. Serão 12 cursos, com carga horária de 200 horas/aula, com início previsto para agosto. Direção defensiva, atendimento ao público e idiomas são alguns dos temas das capacitações.
“É um segmento que está necessitando de mão de obra qualificada, principalmente, por causa da Copa de 2014”, afirma o diretor do Sine-AM. Ele também informa que, até a próxima semana, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) deverá publicar um certame para selecionar a instituição que será responsável por gerenciar e ministrar os cursos.
Os investimentos do Planseq para o Amazonas, neste ano, somam R$ 1 milhão, oriundos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Até 2014, ano em que 12 capitais brasileiras, incluindo Manaus, recebem a Copa do Mundo de Futebol, o programa do Governo Federal quer qualificar ao menos 150 mil trabalhadores em todo o país.
Mais 400 vagas no dia 20
Outra alternativa que visa a inserção de cidadãos no mercado de trabalho é o Plano Territorial de Qualificação (Planteq), também sob o comando do MTE e da Setrab, que conta com R$ 860 mil provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A iniciativa criou, em maio deste ano, 872 vagas para cidadãos, habitantes de Manaus e do interior, cadastrados no Sine-AM.
No dia 20 próximo, de acordo com Paulo Júnior, a Setrab irá promover ações itinerantes nos postos do Sine-AM de Parintins, Maués, Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Novo Airão. A ideia é preencher cerca de 400 vagas que ainda estão em aberto de todas as ofertadas pelo Planteq neste ano.
Entre as modalidades a serem disponibilizadas no âmbito do Planteq, as principais são para formação de pedreiro, carpinteiro, manutenção de ar condicionado, filetagem e tratamento de peixe, mecânica de motores, técnico de motor de rabeta, artesanato de joias e cabeleireiro.
As aulas desses cursos, com a carga horária de 200 horas/aula, começam dia 25 de julho, segundo o diretor do Sine-AM. “Vamos contar com o apoio de quatro instituições que vão ministrar esses cursos, que são aquelas selecionadas porque apresentaram as melhores propostas no certame lançado pela secretaria".
Fonte: http://www.acritica.com.br/
Postado por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós. Obrigado por acessar nosso blog. Parabéns.