quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Uma das mais belas espécies de araras, a canindé, volta aos céus de Manaus

Show araara mg 0804



MANAUS - Sem aparecer há pelo menos dez anos em Manaus, as araras-canidé - de cores azul, amarelo e preto - voltaram a ser vistas este ano na cidade. Há relatos de revoada dessa espécie em diversas áreas verdes da capital, dentre as quais a do Museu da Amazônia - Musa, no bairro Cidade de Deus, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e do conjunto Acariquara, no bairro Coroado, além do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no bairro Adrianópolis.
O veterinário Anselmo D´Affonseca contou que viu um casal de araras-canindé com um filhote na mata do INPA e há três semanas viu um bando com aproximadamente 42 passar pelos céus do Musa. De acordo com ele, que fotografou essa espécie de arara numa reserva do INPA, na BR-174 e em Balbina, no município de Presidente Figueiredo, nunca tinha visto essas araras em Manaus. "Foi uma surpresa porque pela primeira vez vi araras-canindé voando na cidade", afirmou.
Conforme o jardineiro Naldo Silva, 30, houve muita revoada de aararas-canidé na floresta do conjunto Acariquara. Ele relata que elas apareciam de manhã cedo e no final da tarde. Agora, elas continuam indo ao local, mas em menor quantidade. "Antes vinham mais e tanto araras vermelhas quanto azuis. Elas faziam muito barulho quando estavam comendo frutos dos açaizeiros e das azeitoneiras. Atualmente elas continuam aparecendo, mas em bando pequeno", disse.
A bióloga Aline Ramos dos Santos viu araras-canindé na área de proteção ambiental da UFAM. Ela disse que ficou surpresa com a quantidade de araras nessa época, tanto no conjunto Acariquara quanto na UFAM. "Elas estão muito presentes agora. Nunca vi tanta arara, com tanta frequência, como nos últimos dias! Além do ´ressurgimento´ das canindé, está tendo mais araras na área. Qual será o motivo?", questiona a bióloga.
De acordo com o pesquisador do INPA, Mário Cohn-Haft, as araras-canindé começaram a aparecer em grande quantidade em Manaus no mês de outubro de 2015. Ele disse que não dá para saber o que trouxe essa espécie, ausente há pelo menos dez anos. "Esse é um evento misterioso. Não está claro se o que estimula é a abundância de alimento onde aparecem ou a escassez em seu lugar de origem ou as duas coisas juntas", observou.


Fonte: www.acritica.com
Por Major PM Castro Alves - presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br



terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Matrícula do Vestibular e SIS da Universidade Estadual do Amazonas começou nessa segunda-feira


Divulgação


MANAUS - Começou na segunda-feira, dia 26 de dezembro, o prazo de entrega de documentos para matrícula do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado - SIS 2016, acesso 2017 da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. A matricula da 1ª etapa será somente para os cursos que terão início das aulas no primeiro semestre de 2017. A entrega de documentos segue até o dia 30 de dezembro.
Os candidatos convocados deverão imprimir e preencher o formulário Ficha de Identificação do Candidato, disponível no portal da UEA, que deve ser apresentado com a documentação exigida na unidade acadêmica na qual o curso é ofertado.
Segundo a UEA, caso não sejam preenchidas todas as vagas pelos candidatos convocados, pode ter nova convocação dos subsequentes classificados a qual a será realizada de acordo com edital próprio (de matrícula).
Os classificados para os cursos que terão início no segundo semestre 2017 deverão fazer a matrícula na segunda etapa, o Edital de Matrícula será publicado a partir de 20 de abril de 2017.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Aluno da Ufam é premiado em Competição Internacional de Engenharia


   

MANAUS - Aluno do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Felipe Monteiro, é o primeiro brasileiro premiado no ACM Student Research Competition. O evento é promovido pela International Symposium on Foundations of Software Enginnering - FSE.
Sob orientação do professor Lucas Cordeiro, Felipe apresentou o trabalho ´Verificação de modelos limitados de sistemas digitais Estado-Espaço´, que defende a aplicação de técnica conhecida como Bounded Model Checking na verificação de propriedades de controladores digityais de ponto fixo. Os controladores são competentes utilizados em vários tipos de sistemas, desde roteadores de internet até aviões e foguetes.
Felipe chegou ao final da competição com dois alunos da Universidade de Washington, em Seattle-EUA, sob a orientação do mesmo professor. Cordeiro. avalia o feito como uma conquista notável e que dve ser comemorada com muito orgulho. "O FSE é um grande evento internacional que reúne os melhores nomes na área de engenharia de software e ficamos muito felizes de que nesta edição a UFAM tenha obtido tão inédita premiação", comenta o orientador.


O aluno também explica que a ACM seleciona os trabnalhos mais influentes em diferentes ramos da computação para aplicar à competição. A seleção acontece em várias fases, sendo que na última os alunos fazem apresentação de 10 minutos sobre a pesquisa e o comitê seleciona os vencedores. O evento ocorreu de 13 a 18 de novembro de 2016, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

O EVENTO

A Associationfor Computing Machinery é uma das organizações mais importantes para pesquisa na área. Ela promove anualmente a ACM Student Research Compettion, que é a sediada após seleção criteriosa, nas conferências mais influentes sobre computação.
Os alunos interessados devem submeter artigo científico, que será revisado pelos organizadores da conferência. Após aprovação, os representantes dos artidos recebem US$ 500,00 para viajarem até o local de apresentação. Onde leam os posters com o resumo do trabalho e são avaliados por um comitê especializado.

Fonte: www.portalamazonia.com

Por Major Castro Alves - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


portalamazonia.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Polícia Militar estreita relação com a comunidade por meio do Programa de Rádio "Giro Policial"



POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS


O novo programa de rádio da Polícia Militar de Rio Preto da Eva está nas ondas da Rádio Vitória FM 87.9
Segunda, quarta e sexta-feira
Das 10h às 11h da manhã
Todas as ocorrências policiais, operações, detenções, prisões você ouve aqui. Sintonize no Programa Giro Policial!!
APRESENTAÇÃO: Major PM Castro Alves - Cmt da 3a CIPM - RPE


Rio Preto da Eva - Amazonas

Para ter participação no programa e falar com o Major Castro Alves "ao vivo" ligue (92) 99368-3828.

Em caso de "Emergência" no município de Rio Preto da Eva, ligue: (92) 99249-5141