Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Papa Francisco defende educação como caminho para sair da pobreza


Papa Francisco discursa no plenário das Nações Unidas, em Nova York (EUA)


MANAUS - O Papa Francisco defendeu em um discurso no plenário das Nações Unidas nesta sexta-feira, 25, o direito à educação como caminho para sair da pobreza e criticou a exclusão de meninas do acesso a escolas em algumas partes do mundo.
"Para possibilitar que esses homens e mulheres reais escapem da extrema pobreza, devemos permitir que eles sejam agentes dignos de seus próprios destinos (...) Isso pressupõe e demanda o direito à educação, também para as meninas, excluídas em alguns lugares, que é assegurado em primeiro lugar no respeito ao direito primário da família de educar suas crianças", disse o papa.
"O desenvolvimento humano integral e o completo exercício da dignidade humana não podem ser impostos. Eles devem ser construídos e permitidos para cada indivíduo, para cada família, em comunhão com outros, e em uma relação justa com todas as áreas em que a vida humana se desenvolve: amigos, comunidades, cidades, escolas, negócios, províncias, nações, etc.", afirmou o Papa Francisco, que dedicou boa parte de seu pronunciamento ao problema da desigualdade social no mundo.
Ele defendeu uma reforma do sistema econômico global que denunciou como opressivo. "As agências financeiras internacionais deveriam se preocupar com o desenvolvimento sustentável dos países e deveriam assegurar que eles não estão sujeitos a sistemas opressivos de empréstimos que, longe de promover o progresso, sujeitam as pessoas a mecanismos que geram maior pobreza, exclusão e dependência", afirmou.
"A efetiva distribuição de poder, político, econômico, relacionado à defesa, tecnológico etc., entre uma pluralidade de sujeitos, e a criação de um sistema jurídico para regular reivindicações e interesses são um caminho concreto de limitar o poder".

MEIO AMBIENTE E CULTURA DO DESPERDÍCIO

Francisco voltou a falar sobre conservação ambiental, tema que já havia explorado em seu discurso na Casa Branca, na quarta-feira, 23, sugerindo que existe, de fato, "um verdadeiro direito ao meio ambiente".
"Nós seres humanos somos parte do meio ambiente. Nós vivemos em comunhão com ele, uma vez que o ambiente por si só implica em limites éticos que a atividade humana deve reconhecer e respeitar", disse o pontífice.
Para o papa, a devastação ambiental tem consequências diretas no processo de exclusão social. "O mau uso e a destruição do meio ambiente são também acompanhados de um processo implicável de exclusão. Com efeito, a sede egoísta e sem limites pelo poder e prosperidade material leva a má utilização dos recursos naturais e à exclusão dos fracos e em desvantagem, seja porque estes são incapazes fisicamente ou porque lhes falta informação adequada e expertise técnica, ou são incapazes de ações políticas decisivas".
"A exclusão econômica e social é uma completa negação da fraternidade humana e uma grave ofensa contra direitos humanos e o meio ambiente. Os mais pobres são os que mais sofrem com estas ofensas, por três sérias razões: eles são rejeitados pela sociedade, forçados a viver do que é descartado e sofrem injustamente pelo abuso do meio ambiente. Eles são parte da muito difundida e silenciosamente crescente ´cultura do desperdício´, criticou o papa.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sábado, 19 de setembro de 2015

Feira Norte do Estudante 2015 acontecerá no período de 23 a 25 de setembro em Manaus


A 2ª edição da Feira Norte do Estudante reuniu mais de 17 mil pessoas, que puderam visitar os 25 estandes de expositores


MANAUS - Ainda estão abertas as inscrições para a sexta edição da Feira Norte do Estudante -FNE, que este ano será realizada no período de 23 a 25 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. Estão programadas mais de 80 palestras nas mais variadas áreas sobre temas como empregabilidade, mercado de trabalho, empreendedorismo, carreiras, intercâmbio e tecnologia.
As inscrições são gratuitas e os participantes inscritos e que frequentarem as palestras recebem certificados de horas, também gratuitamente.

PROPOSTA

A Feira Norte do Estudante, que no ano passado recebeu mais de 33 mil visitantes, tem como objetivo promover a integração entre estudantes, profissionais, instituições de ensino e o mercado de trabalho.
As palestras acontecem simultaneamente em quatro auditórios com capacidade para 120 pessoas cada, durante os três dias de evento que conta, ainda, com palco para atividades culturais e uma área de exposição chamada de Salão de Oportunidades.

CONHECIMENTO E DICAS

Uma das novidades desta edição será o Laboratório de Redação. Os estudantes inscritos terão dicas de redação e terão seus textos corrigidos com comentários sobre onde podem melhorar. O laboratório será ministrado por professores do curso preparatório Alpha e também totalmente gratuito. Mas as vagas são limitadas.
Os participantes da FNE podem ainda fazer inscrições para estágio, realizar testes vocacionais e participar do "simulado", promovido pelo curso pré-vestibular Alpha, nos moldes das provas realizadas pelas faculdades e universidades brasileiras e do Júri Simulado. Ambas as atividades são recorde de público.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2015

I PRÊMIO ESTUDANTE DE OURO AFAMA 2015. FAÇA SUA INSCRIÇÃO JÁ



MANAUS - As inscrições para o concurso acadêmico promovido pela Associação dos Atalaienses - AFAMA iniciaram dia 5 de setembro, durante o lançamento do projeto de incetivo ao estudante universitário atalaienses I Prêmio Estudante de Ouro AFAMA 2015, cuja finalidade é fomentar a vontade de superação entre os estudantes, levando-os a uma nova reflexão sobre sua preparação e qualificação durante os estudos acadêmicos. 
De acordo com o Presidente da AFAMA, Major PM Castro Alves, a meta é ver na prática os estudantes se dedicando, se empenhando e se comprometendo com seu futuro pessoal e profissional.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições são totalmente gratuitas. O estudante não terá nenhum custo para efetuar sua inscrição no certame, cujo período é de 5 de setembro a 2 de outubro (sexta-feira). Apesar do prazo longo, o Presidente alerta aos estudantes para que não deixem para os últimos dias.

COMO PROCEDER

O estudante que estiver interessado a participar do certame deverá adquirir o formulário de inscrição, o qual poderá ser solicitado nos seguintes endereços:

1. Papelaria Ana Paula, localizada na rua 31 de março, centro, em Atalaia do Norte;
2. Solicitar ao Presidente da AFAMA pelo e-mail rtcastroalves@bol.com.br. (mande e-mail solicitando o formulário de inscrição);
3. Fazer o download do formulário de inscrição na página do facebook/castroalveschamps;
4. Fazer o download do formulário de inscrição no blog da AFAMA: www.associacaodosatalaienses.blogspot.com

De posse do formulário, o estudante deve preenchê-lo, anexar o comprovante de matrícula requisitado pelo estudantes na instituição em que esteja estudante, e, por fim, endereçar para a Papelaria Ana Paula em Atalaia do Norte,  ou  para a sede provisória da AFAMA: (Rua Padre José de Anchieta, 672, bairro Dom Pedro I, CEP: 69040-150 - Manaus - AM - Brasil).
Havendo dúvidas, o estudante poderá ligar para o Presidente da AFAMA: 92 99275-5989 (vivo), meio pelo qual poderá requisitar o formulário, indicando o e-mail do estudante.

DO PROCESSO DE ANÁLISE E DEFINIÇÃO DO VENCEDOR

No final do ano (2015), logo após o encerramento do período de aulas é que os estudantes devidamente inscritos no certame vão requisitar da instituição de ensino superior em que estudam seu Histórico Acadêmico e endereçar para os postos acima destacados. A partir do Histórico Acadêmico é que uma comissão da Associação dos Atalaienses vai identificar o estudante, analisar seu histórico de notas e avaliar o coeficiente de notas, cujo resultado vai concorrer com todos os demais inscritos para a definição dos vencedores.
A entrega do Histórico Acadêmico deverá ser feito no período de 1 de a 20 de janeiro de 2015.

Baixe o formulário aqui! (faça download)


Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus - AFAMA - mão amiga do estudante atalaiense!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Garota de 12 anos tem QI maior que Einstein e Stephen Hawking


Lydia Sebastian, 12 anos, tem QI maior que Einstein e Stephen Hawking

MANAUS - Uma estudante inglesa de 12 anos alcançou um resultado superior ao dos físicos Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade, e Stephen Hawking, um dos cientistas mais conhecidos da atualidade. De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", Lydia Sebastian tirou 162 em um teste de QI, enquanto os brilhantes cientistas teriam desempenho de 160.
Segundo o jornal, os pais da menina ficaram surpresos com o resultado do teste de QI. "A única coisa que percebemos é que ela começou a falar muito cedo, quando tinha cerca de seis meses. Na época, eu ficava longe da família aos finais de semana e ela costumava dizer algumas palavras para mim ao telefone", diz o pai Arun, 43.
As matérias que Lydia mais gosta são: Matemática, Física e Química, e o pai conta que a garota já ganhou um prêmio de desempenho na escola. "Ela também teve um interesse precoce pela leitura. Quando era pequena, lia livros indicados para crianças mais velhas", diz o pai.
Lydia começou a tocar violino aos quatro anos e já leu todos os sete livros de Hary Potter três vezes. Sobre o teste, ela afirma que fez o seu melhor. "No começo, eu estava muito nervosa, mas relaxei quando percebi que era mais fácil do que eu esperava".
A família da adolescente já pediu o ingresso de Lydia no Mensa, uma associação internacional de superdotados.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 1 de setembro de 2015

2015 terminará oferecendo 2,3 mil vagas para estagiários no Amazonas

Resultado de imagem para estágio manaus 2015


MANAUS - Quem está em busca de estágio em Manaus tem uma faixa de 2.312 oportunidades até o final de 2015, segundo três instituições que ofertam vagas na capital do Amazonas.
O Centro de Estudos Avançados e Treinamento  - Ceat espera abrir 300 vagas nos úlitmos cinco meses de 2015, com destaque para os cursos de Administração, Informática e Enfermagem, segundo o gerente regional Rodrigo Neves. O candidato ao estágio deve estar matriculado e frequentando o curso de Ensino Superior. O interessado deve se cadastrar no site www.ceatcap.com.br.
Outros 980 vagas devem ser abertas no Centro de Integração Empresa Escola - Ciee até final de dezembro, no Amazonas, informou o supervisor regional, Cláudio José Ferreira. O maior número de oportunidades deve ser aberto em Administração, Direito, Engenharia, Contabilidade e para o Ensino Médio. Há vagas para quem está iniciando cursos de nível Superior e para quem está no 1o ano do Ensino Médio em diante. Os interessados devem se cadastrar no www.ciee.org.br.
Já o Instituto Euvaldo Lodi - IEL tem a expectativa de abrir 1.032 oportunidades até o final de 2015. De acordo com o encarregado de estágio, Jander Menezes, os cursos de Administração, Contabilidade e Direito são os mais requisitados. Além de curso Superior, a maior parte das empresas tem pedido conhecimento em informática intermediária. Os candidatos podem acessar o site www.fieam.org.br/iel/estagio.

MERCADO RESISTE À CRISE

A crise econômica que afeta o Brasil não interferiu definitivamente no número de vagas ofertadas nas instituições de estágio de Manaus. "Deu uma freada em abril após o governo, um de nossos principais clientes, anunciar a redução de cerca de 20% em algumas despesas, entre elas, a contratação de estagiários", disse Rodrigo Neves. Apesar de algumas desistências, o número de vagas está 6% maior em 2015, em relação ao ano passado.
A questão econômica não interferiu no mercado de estágio, segundo Cláudio José Ferreira. "Até porque estágio não gera vínculo", disse o supervisor, ressaltando que o número de vagas está maior 5% neste ano.
Como as empresas privada estão mantendo o ritmo de contratações, o aumento estimado no IEL é de 10% em 2015, em relação a 2014, segundo Jander Menezes.

ESTUDANTES DEVEM FICAR ATENTOS PARA AS ENTREVISTAS

Muitos estagiários passam por entrevistas, antes de serem selecionados pelas empresas. A orientação é ter cuidado com a postura, que se for inadequada, pode acarretar em eliminação do estudante da seleção.
Outra dica é realizar cursos administrativos e de idiomas. Segundo o supervisor regional da Ciee, as seleções exigem cada vez mais que o candidato tenha dois idiomas, principalmente as empresas do Polo Industrial de Manaus - PIM. O Ciee oferta 40 cursos gratuitos, através do site.
O portal do IEL também disponibiliza cursos gratuitos online - EAD para os candidatos, o que soma pontos na hora da concorrência. Foi em busca de conhecimento prático e de vivência em ambiente de trabalho que o estudante de Direito Isaac Tsuneo, 19, optou por estagiar.
A primeira oportunidade nem remunerada foi, mas contou pela experiência. Isaac atuava na seção administrativa. Surgiu a oportunidade de participar da seleção para o Tribunal de Contas do Estado - TCE, onde Isaac está estagiando atualmente.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br