Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BRASIL É O OITAVO PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE ADULTOS ANALFABETOS NO MUNDO, APONTA UNESCO





BRASÍLIA - O Brasil está entre os dez países que concentram a maior parte do número de analfabetos adultos no mundo. Juntos, esses países abrigam 72% do total de analfabetos adultos, que é de 774 milhões. A Índia lidera a lista com 287 milhões, seguida de China e Paquistão. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking divulgado pela Unesco.
"Esse indicador mostra a parte, mas não o todo. Além de ter uma herança de analfabetos, o sistema educacional brasileiro tem produzido ainda mais analfabetos", afirma a pesquisadora em Educação da USP e Doutora em Educação por Harvard, Paula Louzano. "8% das pessoas que têm Ensino Médio completo podem ser consideradas analfabetos funcionais, segundo o último relatório do Indicador de Analfabetismo Funcional - InAF.
Para Daniel Cara, Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o alto número de analfabetos no país influencia as gerações seguintes. "Em uma família em que um membro é analfabeto, há um contexto menos favorável à educação dos filhos", afirma. No entanto, para Priscila Cruz, do "Todos pela Educação", resolver o problema do analfabetismo entre adultos não é tarefa fácil. "É preciso admitir que é uma área muito difícil de se conseguir resultados, pois não existe uma lei que obrigue o adulto a frequentar a escola".
Dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios - PNAD 2012 mostram que no segundo ano do governo Dilma Rousseff, a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais parou de cair e teve leve alta. Em 2011, era de 8,6%. Chegou a 8,7% em 2012, mais longe de cumprir a meta firmada da ONU de 6,7% até 2015.
Segundo a Declaração de Dacar Educação para Todos, elaborada pela Cúpula Mundial da Educação em 2000 e que compõe os objetivos do Relatório da Unesco, os países deveriam reduzir o analfabetismo em pelo menos 50% até 2015. "O Brasil também não vai atingir essa meta", afirma a Coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, maria Rebeca Otero Gomes. Ela afirma que o país precisa observar se os recursos para a educação estão de fato sendo bem empregados. "Além da redução no analfabetismo, o Brasil precisa alcançar uma melhor qualidade de ensino e corrigir as distorções idade/série".

MUNDO

O cenário da educação em todo o mundo até o ano que vem, quando expira o prazo estabelecido pela convenção, não é positivo. Nenhuma das metas globais do documento serão atingidas até 2015, segundo o relatório. De acordo com os dados, 57 milhões de crianças estão deixando de aprender simplesmente por não estarem na escola. Além da falta de acesso, a falta de qualidade é o que mais compromete a aprendizagem. Para alcançar os objetivos estabelecidos, que vão desde a universalização do ensino primário - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - à redução dos níveis de analfabetismo dos adultos, o documento pede aos governos que redobrem os esforços para todos os que enfrentam desvantagens - seja por pobreza, gênero, local de residência ou outros fatores.
O Brasil, porém, é citado como exemplo quando comparado com outros países, por ter receitas fiscais mais elevadas, que ajudam a explicar como investe dez vezes mais do que a Índia, por criança, na educação primária, por exemplo. A prioridade a escolas da área rural, e com maior ênfase dada a grupos indígenas altamente marginalizados, foi citada no documento como experiência que tem resultado em melhora nos números da educação, assim como as reformas que melhoraram as taxas de matrícula e aprendizagem na Região Norte. O relatório também afirma que bônus coletivos a escolas, como os que existem no Brasil, que recompensam as instituições de ensino, podem ser uma forma eficiente de melhorar os resultados da aprendizagem. As informações são do Jornal "O Estado de São Paulo".


Fonte: www.bol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

INSCRIÇÕES DO BOLSA IDIOMA INICIAM NESTA TERÇA EM MANAUS


As bolsas oferecidas são integrais ou com descontos de 50% e 75%.



MANAUS - A partir desta terça-feira, 28 até o dia 4 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Manaus realizará o processo de inscrições para o Programa Bolsa Idiomas. O programa, em sua terceira edição, irá oferecer mais de 11 mil bolsas integrais e parciais, em cursos de inglês e espanhol, em 11 instituições de ensino de Manaus. As inscrições deverão ser feitas através do site do programa. As informações foram divulgadas pela prefeitura, nessa segunda-feira, dia 27.
Assim como o Bolsa Universidade, este é um programa executado pela Escola de Serviço Público Municipal - ESPI, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão - SEMAD.
O Bolsa Idiomas é direcionado a estudantes que tenham idade a partir de 16 anos, cursem ou já tenham concluído o Ensino Médio, morem em Manaus e tenham uma renda per capita de até um salário mínimo e meio, o que corresponde hoje a R$ 1.086,00 (Um mil e oitenta e seis reais).
"Os contemplados poderão conciliar outras atividades com as aulas de idiomas. Essa é uma oportunidade até para os estudantes que já fazem parte do Bolsa Universidade, de conseguirem uma especialização a mais. Eles também podem fazer a inscrição para mais este programa municipal", afirmou a Diretoria-Geral da ESPI, Senhora Bessa Rebelo.
As bolsas oferecidas são integrais ou com descontos de 50% e 75%.  A lista com o nome dos alunos contemplados no programa será divulgada no mesmo site, a partir do dia 7 de fevereiro de 2014.
Durante o período de 15 a 20 de janeiro, as instituições de ensino firmaram parceria com a Prefeitura de Manaus para o oferecimento das aulas. Os alunos contemplados com uma bolsa terão direito a estudar na instituição de ensino durante um ano, o que equivale aos níveis iniciante e intermediário.
De acordo com o diretor executivo da ESPI, Daniel Rocha, mais de 6 mil alunos já foram contemplados com as bolsas, nas duas primeiras edições do programa.
"O Bolsa idioma serve como pontapé inicial para jovens e adultos que buscam uma qualificação. Com a realização da Copa do Mundo de futebol em Manaus, muitas novas oportunidades serão oferecidas aos que possuem o conhecimento em outras línguas", ressaltou Rocha.
As instituições que irão oferecer os cursos são as seguintes: Aslan Idiomas - unidade do Aleixo e da Cidade Nova, CCAA - unidades do Vieiralves e Parque 10, Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas - CIESA, Faculdades Salesiana Dom Bosco - unidades do Centro e Zona Leste, English Oasis, Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, Instituto de Ensino Superior Fucapi - unidades do Boulevard e Distrito Industrial, Faculdade Martha Falcão, May Way Idiomas, Centro Universitário Nilton Lins e UNS Idioma - unidades do Centro e Cidade Nova.

Fonte: www.diariodoamazonas.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ESTUDANTE DE MEDICINA É EXPULSO POR FRAUDAR SISTEMA DE COTAS


Marcelo Camargo/ABr


BRASÍLIA - Um aluno que fraudou o vestibular de medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ foi expulso da instituição e ainda pode responder na justiça pelo crime. A fraude no sistema de cotas sociais foi identificada ao final de 2013, com base na denúncia de colegas do próprio curso. É o primeiro caso do tipo na UERJ, desde a criação de ações afirmativas há 12 anos.
De acordo com o Reitor da Universidade, Ricardo Vieiralves, o jovem de classe média alta fraudou a declaração de renda familiar. Falsificou documentos para comprovar filiação a uma pessoa com renda de cerca de R$ 1 mil. No entanto, foi descoberto por colegas, que desconfiaram do padrão de vida do estudante, que cursava o segundo período de medicina.
"As marcas das condições cultural e econômica, um dia, elas se revela. Os estudantes ficam com medo de denunciar em um primeiro momento, porque ninguém quer ser dedo-duro, mas para preservar a lei, o sistema, é necessário denunciar as fraudes", explicou o Reitor da UERJ, em entrevista à TV Brasil. Segundo ele, o ex-aluno foi denunciado por uma situação de clara injustiça em relação aos demais.
A UERJ investiga mais nove denúncias semelhantes, de fraudes em cotas para o vestibular. A universidade reserva vagas com base na combinação de critérios econômicos e de raça, além de assegurar o ingresso de filhos de policiais e bombeiros mortos em serviço.
A denúncia sobre a fraude foi encaminhada pela UERJ ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil, por isso o ex-aluno corre o risco de responder a processo penal. "A fraude que esse menino provocou não foi apenas de falsificação, causou prejuízo para outras pessoas", reforçou Vieiralves. Para ele, a Justiça pode levar esse aspecto como agravante.
Caso condenado, o jovem não poderá prestar vestibular para instituição pública nem assumir cargo no governo. A UERJ também fica impedida de fornecer documentos que permitam a transferência dele para outra faculdade, o que exige que ele preste novo vestibular.

Fonte: www.bol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAZONAS ABREM VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Os melhores alunos do programa farão exame de proficiência internacional – foto: Reprodução



MANAUS - Nessa terça-feira, 21, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Amazonas-SEDUC anunciou a abertura de 1.140 vagas para o Programa Amazonas Bilíngue. As oportunidades são para Manaus e os municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
As inscrições, de acordo com a coordenação do programa, serão gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 5 e 14 de fevereiro em todas as escolas públicas estaduais, preferencialmente na escola onde o estudante está regularmente matriculado.
Para ingressar no curso, que tem duração de dois anos, o interessado deverá ser aluno da rede pública estadual e estar devidamente matriculado no 1º ano do Ensino Médio, além de registrar aprovação por nota e presença no ano letivo de 2013.
O processo seletivo tem como critério base a somatória das notas dos quatro bimestres do ano letivo de 2013, dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.
A lista dos alunos selecionados será divulgada a partir do dia 24 de fevereiro no site www.educacao.am.gov.br e nos murais das escolas participantes. As matrículas iniciam no período de 6 a 13 de março, mês que também marca o início das aulas nas escolas públicas do Amazonas.

Fonte: www.emtempo.com.br

Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MEC DIVULGA RESULTADO DA PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI DE 2014




Os candidatos selecionados devem apresentar a documentação nas universidades em que foram contemplados com a bolsa  até sexta-feira dia 26 de janeiro


BRASÍLIA - Foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 20, a lista de selecionados em primeira chamada no Programa Universidade para Todos-ProUni. Os candidatos aprovados terão direito a bolsas de estudo - parciais e integrais - em cursos de graduação a partir do primeiro semestre deste ano. O resultado pode ser consultado no site do MEC.
Quem foi selecionado deve apresentar a documentação nas universidades em que foram contemplados com a bolsa de hoje até a próxima sexta-feira, 24. Caso sobrem bolas, haverá uma segunda chamada, com divulgação prevista para o dia 3 de fevereiro.
Na primeira edição de 2014 do programa, houve número recorde de candidatos inscritos: 1.259.285. Segundo o balanço final divulgado pelo MEC, o número de inscritos chegou a 2.424.354, pois cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso. Em 2013, a primeira edição registrou 1.032.873 candidatos após o encerramento, enquanto em 2012, ano que detinha o recorde anterior, houve 1.208.398 inscrições. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20 de fevereiro.
A pré-seleção em qualquer das chamadas do ProUni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando a participação no programa à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo e também à formação de turma no período letivo inicial do curso.
O ProUni oferece bolas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Nesta primeira edição do ano são ofertadas 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A UNIVERSIDADE GAMA FILHO E A UNIVERCIDADE (CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE) SÃO DESCREDENCIADAS PELO MEC




BRASÍLIA - A Universidade Gama Filho e a UniverCidade - Centro Universitário da Cidade -, ambas mantidas pela Galielo Administração de Recurso Educacionais, foram descredenciadas nesta segunda-feira, 13, pelo Ministério da Educação. A decisão, tomada por um colegiado da Secretaria da Regulação da pasta, deve ser publicada em portaria no Diário Oficial da União de manha.
O atraso no pagamento de professores e servidores afetou o cronograma de aulas. Segundo os estudantes, no ano passado houve apenas seis meses de aula, diante das sucessivas greves de docentes e funcionários. O MEC afirma ainda que a mantenedora não apresentou um plano para contornar as dificuldades: foi assinado um termo de compromisso com a pasta, mas as medidas não foram adotadas. "Eles não cumpriram alguns acordos fundamentais", disse mais cedo o Ministro Aloízio Mercadanate.
Na semana passada, um grupo de estudantes chegou a ocupar o auditório do edifício do MEC, em Brasília, para cobrar uma intervenção da pasta. Na ocasião, uma comissão com representantes do governo, da instituição e dos alunos foi criada para acompanhar o caso.

TRANSFERÊNCIA

No prazo de cinco dias úteis, o MEC publicará edital para transferência assistida dos alunos das duas instituições: faculdades interessadas em receber esses estudantes terão, então, um prazo para apresentar sua proposta.
Uma vez notificadas da decisão, Gama Filho e UniverCidade terão 10 dias para criar uma comissão com profissionais responsáveis por emitir e entregar documentos do histórico escolar aos estudantes matriculados nas instituições.


Fonte: www.acritica.com.br

Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sábado, 4 de janeiro de 2014

RESULTADO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2014 JÁ PODE SER CONSULTADO





BRASÍLIA - O Ministério da Educação-MEC divulgou na noite desta sexta-feira, 3, o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. As notas já podem ser consultadas no site do ENEM. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. O site traz um link para recuperar a senha, caso o candidato tenha perdido.
O MEC havia prometido divulgar a nota do ENEM entre esta sexta-feira e o sábado, 4, o que levou muitos estudantes a passar o dia todo consultando o site do exame à espera dos resultados.
O ENEM  foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 5 milhões de candidatos fizerem as provas em todo o país. Eles reponderam a questões de quatro áreas do conhecimento do Ensino Médio (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens) e fizeram uma redação, que teve como tema a Lei Seca.
Os candidatos poderão usar a nota do exame para concorrer a uma das 171.756 vagas da edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada-SISU oferecidas pelas 115 instituições de Ensino Superior participantes.
Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início na próxima segunda-feira, 6, e vão até às 23h59 do dia 10 de janeiro. A nota do ENEM também serve para outros programas do governo federal, como o de cursos do ensino técnico - SISUTEC, de bolsas de estudos em universidades particulares-ProUni, financiamento estudantil-FiEs e intercâmbio no exterior-Ciências Sem Fronteiras.

SISU 2014

Nesta edição, a única nota válida no SISU é a do ENEM 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação. Pelo menos 25% das vagas do sistema precisam ser reservadas, por lei, a alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão chegar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Entre segunda-feira, 6, e as 24h59 da próxima sexta-feira, 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o SISU informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O SISU considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

CRONOGRAMA DO SISU 2014

6 de janeiro: início das inscrições
10 de janeiro (23h59): fim das inscrições
13 de janeiro: primeira chamada
17, 20 e 21 de janeiro: matrícula
27 de janeiro: segunda chamada
31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro: matrícula
27 de janeiro a 7 de fevereiro (23h59): prazo para a inscrição na lista de espera

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ASSOCIAÇÃO DOS ATALAIENSES SAÚDA A TODOS PELA CHEGADA DO ANO NOVO (2014)





MANAUS -  A Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus - AFAMA, organização sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover dignidade aos estudantes universitários atalaienses, com atividades de toda ordem legal, dentre as quais apoio social, desenvolvimento de atividades esportivas, orientação educacional, etc, deseja a todos os seus associados estudantes e colaboradores a que a presença de Deus em seus lares seja constante, de modo que a felicidade, o amor, a gratidão, o espírito de irmandade, saúde, paz, alegria e grandes conquistas, sejam suas companhias em seu dia a dia.
Considerando que o mês de dezembro é um dos mais importantes do ano, além das comemorações de Natal, existem as festas de final de ano, em especial o reveillon. Diante disso, a Diretoria da AFAMA renova os votos de FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. 

Elaborado por Diretoria da AFAMA

rtcastroalves@bol.com.br
www.associacaodosatalaienses.blogspot.com