Google+ Followers

LEIA O TEXTO EM OUTRAS LÍNGUAS / READ TEXT IN OTHER LANGUAGES

domingo, 17 de novembro de 2013

ASSOCIAÇÃO DOS ATALAIENSES ENTREGA CESTAS DE ALIMENTOS E COLCHONETES PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ATALAIA DO NORTE




MANAUS - Após longa espera, finalmente neste sábado em sua sede provisória, a Diretoria Executiva da Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus-AFAMA conseguiu por meio de colaboradores fazer a entrega de alimentos e colchonetes para alguns estudantes universitários em Manaus. Desde o início do anos, a AFAMA vinha buscando apoio de empresários e autoridades estaduais e municipais, com o fim de ajudar os estudantes, porém, somente neste mês de novembro é que foi possível adquirir os alimentos e colchonetes.
Segundo o Presidente da Associação dos Atalaienses, Maj PM Castro Alves, essa era uma das primeiras metas para 2013, já que os estudantes iniciam suas atividades acadêmicas em fevereiro e necessitam desse apoio imediato. Mas, ressaltou que as dificuldades são grandes e que é preciso caminhar por muitas vias complicadas e superar barreiras para adquirir algum tipo de benefício  para quase 100 jovens atalaienses que moram em Manaus, Itacoatiara, Manacapuru e outros municípios da região Metropolitana.
Apesar do difícil caminho que têm a precorrer, os membros da Diretoria firmaram o compromisso de continuar a busca por alimentos e outros benefícios para os estudantes em 2014. Eles esperam que entidades, empresários e autoridades públicas se sensibilizem com a causa e os anseios da AFAMA, que é de apoiar o estudante atalaiense, diminuindo as dificuldades que eles encontram enquanto se dedicam as estudos, e proporcionem melhores dias.
"O propósito é propiciar ao estudante o mínimo para que ele possa caminhar com as condições necessárias e concluir com êxito a formação acadêmica, permitindo assim alcançar seus objetivos pessoais e profissionais", disse o presidente. "Sabemos que a quantidade adquirida hoje não é suficiente para atender a todos os estudantes, pois ainda há uma significatuva parcela que ficou sem receber" enfatizou novamente o presidente, e deu a certeza que em breve mais estudantes serão beneficiados.
Um dos estudantes presentes na entrega dos alimentos e dos colchonetes, Rosevert, estudante conhecido por todos pela alcunha de Vete, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado, afirmando que fica feliz pela incansável batalha que os membros da Diretoria da AFAMA têm travado para garantir que os estudantes possam prosseguir com seus estudos em Manaus, pois todos sabem das dificuldades que eles enfrentam para permanecer longe da família e dos amigos. Depois de conhecer o trabalho e a luta da Diretoria da AFAMA vários estudantes se voluntariaram para também apoiar os objetivos traçados pela Associação dos Atalaienses.


Durante a entrega dos alimentos e dos colchonetes, o Presidente da AFAMA destacou a todos o presentes que a 11ª Confraternização dos Atalaienses, encontro anual para estreitar os laços entre os conterrâneos das cidades de Atalaia do Norte e convidados de Benjamin Constant e Tabatinga, vai acontecer dia 1 de dezembro, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas. A programação do evento começa às 11h e terá como atrativo a realização da 1ª Feijoada da AFAMA, cujo cupom pode ser adquirido a R$ 10,00. "É uma forma de ajudar a AFAMA a angariar fundos para a manutenção de alguns projetos, como a compra de computadores e impressora para montar o laboratório de informática, que muito auxiliará os estudantes em seus trabalhos acadêmicos", afirmou ele. Aproveitou ainda para reforçar o convite a todos os conterrâneos da tríplice aliança formada pelos atalaienses, benjaminenses e tabatinguenses, para comparecerem e prestigiarem essa festa de irmãos e amigos.
Para finalizar a reunião, o presidente da AFAMA afirmou que a Diretoria Executiva continuará buscando parcerias que possam ajudar os estudantes em 2014 e deixou as portas abertas para aqueles que desejarem colaborar a colocar em prática os projetos da AFAMA, a fim de realmente propiciar um futuro promissor para esses jovens. Aqueles que desejarem ser parceiros da AFAMA podem enviar mensagem monstrando como pode ajudar para os e-mails rtcastroalves@bol.com.br, associacaodosatalaienses@bol.com.br.
Seja um parceiro da Associação dos Filhos e Amigos Atalaienses Residentes em Manaus. AFAMA: AÇÃO ENTRE AMIGOS.

Elaborado por Daniele Castro Alves - Secretária da AFAMA

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA LANÇA PROJETO PIONEIRO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM


Inpa [Novo projeto de armazenamento]



MANAUS - O Instituto de Pesquisas da Amazônia - INPA/MCTI e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP lançaram nesta segunda-feira, 4, o Projeto Piloto do Centro de Dados Compartilhados - CDC, que possibilitará armazenamento em nuvem para pesquisadores. O conceito (em inglês = cloud computing) refere-se à utilização de memórias de computadores e servidores compartilhados e interligados via internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e da Educação - MEC e apio da empresa chinesa Huawei, que doou parte dos equipamentos ao governo brasileiro, o CDC será um serviço de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa brasileira, o que, segundo especialistas, confere mais segurança aos dados que circulam na internet. O evento contará com a presença do diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, e do Diretor do INPA, Adalberto Luis Val.
Para o Coordenador de Tecnologia da Informação - CTIN do INPA, Laurindo Campos, a estrutura atenderá também instituições parceiras da região Norte. "Teremos uma infraestrutura de armazenamento com uma super capacidade de processamento de dados, que se propõe ao uso coletivo. Isso faz parte de uma estratégia nacional", ressaltou.
A infraestrutura será instalada no Campus I do Instituto e contará com dois containers de sofisticado sistema (hardware e software) de energização, refrigeração, rede, monitoramento e armazenamento de dados. Os equipamentos foram doados pela empresa chinesa Huawei, que lidera o mercado de soluções de redes de telecomunicaçõs de última geração.


Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
associacaodosatalaienses@bol.com.br