quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PROJETO DA SEMED PRETENDE DAR REFORÇO PARA ALUNOS DO AMAZONAS NA PROVA BRASIL


Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental do Amazonas farão a Prova Brasil, em novembro, com a meta de alcançar nota 5,5, conforme a Semed



MANAUS - O projeto Cadernos de Atividades Pedagógicas, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação - Semed, pretende melhorar o desempenho dos alunos na Prova Brasil que será realizada em novembro. A Coordenadora dos cadernos de atividades do 5o e 9o ano e do reforço escolar, Jecicleide Nascimento afirma que essa é mais uma ferramenta para que os professores possam trabalhar dentro das salas itens que são avaliados na Prova Brasil realizada a cada dois anos. "O caderno contém 40 atividades de Língua Portuguesa e 40 de Matemática, todas elas indicando tanto para o professor como para o aluno, que tipo de competência e habilidade está sendo desenvolvida, facilitando até o trabalho de professores que têm alguma dificuldade de assimilar determinados conteúdos", explicou.
A Assessora Pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental - DEF, Mirna Denise Abreu, lembrou que os professores tinham de elaborar os materiais pedagógicos, buscar informações por conta própria e alguns tinham dificuldades para elaborar recursos atualizados, mas tudo isso mudou com os cadernos de atividades. "Em alguns casos isso não permitia que os alunos vissem todo o conteúdo programado para aquele ano. Professores formados há bastante tempo terão a didática atualizada para uma forma mais lúcida", disse.
A aluna da Escola Municipal Vicente de Paula, Ana Vitória Costa, 11, cursa o 5o ano e aprovou o novo caderno de atividades. O material, segundo Ana, tem despertado o interesse da turma pela Matemática. "Temos alguns jogos de Matemática que nos fazem aprender mais rápido as quatro operações e por utilizarmos o tablet conseguimos fazer pesquisas rápidas. Fica mais legal estudar assim", diz.
Os alunos de Manaus alcançaram a nota 4.1 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB no ano passado nas séries iniciais (do 1o ao 5o ano), e, de acordo com Nascimento, a meta da Semed para a próxima avaliação é chegar a 5.5, um salto considerado possível em face dos novos treinamentos educacionais.


Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
associacaodosatalaienses@bol.com.br

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENEM 2013 É CONSIDERAdO MAIOR DA HISTÓRIA NO BRASIL, MESMO COM 29% DE ABSTENÇÕES E ELIMINAÇÃO POR FOTOS POSTADAS EM REDE SOCIAL


Aloizio Mercadate



BRASÍLIA - O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, disse na noite deste domingo, 27, que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM apresentou um excelente resultado em todo o país. Ele afirmou que os dois dias de aplicação do exame foram de grande êxito.
Este foi o maior ENEM da nossa história. Toda a realização teve um grande êxito que teve a participação de cerca de cinco milhões de candidatos.
A prova que dá acesso a estudantes brasileiros ao Ensino Superior foi aplicada em 1.161 municípios para 7.173.574 inscritos. De acordo com Mercadante, a taxa de abstenção chegou a 29%, mas esse numero pode mudar.
Ainda serão avaliados os dados consolidados, mas tivemos um crescimento de 95% de 2009 para cá no número de participantes. Este foi o segundo maior exame do planeta.
De acordo com o Ministro Mercadante, o número de candidatos excluídos do ENEM por postarem fotos dos cartões de respostas em redes sociais subiu para 36. Alguns foram retirados da sala de aula.
Nós contabilizamos 36 postagens de fotos de cartões respostas em redes sociais, mas este número pode subir. O monitoramento deve continuar e quem for pego também será desclassificado.
Um radialista de Unaí-MG foi preso após fotografar a prova. Segundo Mercadante, o jornalista estava inscrito no ENEM e foi ao local da prova com o objetivo de criar uma situação. Ele saiu da sala algemado por policiais após os ficais perceberem a atitude do homem.
Do total de inscritos, a maioria já concluiu o Ensino Mëdio - 4.052.038 - e esta na faixa etária de 21 a 30 anos - 2.181.084 -. As mulheres representam 58,5% do total de inscritos. Esses candidatos vão poder usar a nota do exame para concorrer a vagas de Ensino Superior em uma das 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada - SISU.
O exame deste domingo, 27, teve cinco horas e meia de duração - uma hora a mais que no último sábado, 26. Além de responder às questões de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias, os candidatos tiveram que fazer uma redação, cujo tema foi a Lei Seca.
Os resultados das provas objetivas serão divulgados na página no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no endereço do eletrônico www.portalinep.gov.br/enem até a quarta-feira, 30. O Ministério da Educção - MEC informou também que os candidatos poderão ter acesso às notas individuais em janeiro de 2014.

Fonte: www.r7.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MANAUS SERÁ SEDE DO ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA SOLICITADO PELO PAPA FRANCISCO


As indígenas se ajoelharam e beijaram a mão do papa, que retribuiu benzendo-as na testa


MANAUS - O 1o Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal será realizado de 28 a 31 de outubro, no Centro de Treinamento Maromba, Rua da Maromba, s/n - bairro Chapada - Manaus. O evento é uma solicitação do Papa Francisco e será realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
Participam do evento bispos dos Regionais da CNBB que formam a Amazônia Legal - AC, AM, APM, MA, MT, PA, RO, RR e TO -, coordenadores de pastoral, religiosos, leigos e outros convidados. Eles discutirão a realidade político-social, econômica, cultural e religiosa da Região Amazônica, bem como a contribuição da Igreja Católica para a promoção e a defesa da vida dos povos dessa região e de sua rica biodiversidade.
Estão confirmadas as presenças do Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônica, Cardeal Dom Cláudio Hummes; do Secretário Geral da CNBB Nacional, Dom Leonardo Steiner, do Núncio Apopstólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello (representante do Papa Francisco no Brasil) e de representantes do Conselho Episcopal Latino Americana e do Caribe - CELAM.
A Arquidiocese de Manaus e o Regional Norte I - AM e RR -, que sediam o encontro, acolhem com alegria os irmãos dos regionais da grande Região Amazônica e convidam os veículos de comunicação a colaborarem com a divulgação, deste importante encontro para a Igreja Católica.
O encontro será realizado nos horários, conforme segue abaixo:

Dia 28 - das 17h30min às 21h30min
Dia 29 - 6h30min às 20h
Dia 30 - 6h30min às 22h
Dia 31 - 6h30min às 13h

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PREFEITURA DE MANAUS ABRE EDITAL PARA OFERECER MAIS DE 10 MIL BOLSAS DE ESTUDOS PARA UNIVERSITÁRIOS





MANAUS - O Edital para o Bolsa Universidade 2014 foi lançado nesta segunda-feira, 21, no auditório do Parque Municipal do Idoso, na Zona Centro-Sul de Manaus. Nesta edição, o programa deverá oferecer mais de 10 mil bolsas de estudo para o Ensino Superior.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação - Semcom, o Bolsa Universidade teve aumento de 268% na quantidade de bolsas integrais oferecidas. Já nas parciais, que cobrem 75% do valor do curso, serão ampliadas em 450% em relação à edição anterior.
Além do aumento de vagas, foram alteradas também as regras com a documentação. "Já temos 53 mil beneficiários e vamos ofertar mais 10.064 vagas. Além disso, acabamos com a papelada. Só precisarão entregar os documentos comprobatórios os candidatos que forem contemplados com as bolsas de estudo, como já é feito no programa Bolsa Idiomas. Isso mostra que nossa meta é também desburocratizar", destacou o Prefeito Artur Neto durante o lançamento do programa.
O Secretário Municipal de Administração - Semad, Serafim Meirelles Neto, explicou que o programa tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais, de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos em instituições particulares de Ensino Superior.
Quatorze instituições farão parte da nova etapa do programa Bolsa Universidade. São elas: Ciesa, Nilton Lins, Unicel Literatus, Faculdade Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Faculdade Boas Novas e Maurício de Nassau.
De acordo com a diretoria geral da Escola do Serviço Público Municipal - Espi, professora Luíza Bessa, o maior número de vagas ofertadas foi para os cursos mais procurados, diferentemente das edições anteriores em que algumas vagas eram mal aproveitadas em cursos de baixa demanda. O edital estará disponível para consulta a partir do próximo mês. As inscrições, segundo a Semcom, poderão ser feitas entre os dias 4 e 17 de novembro pelo site www.bolsauniversidade.manaus.am.gov.br.
O novo edital tem validade de um ano e possibilita que os candidatos que não forem contemplados no início de 2014 possam ser beneficiados no meio do ano com a abertura de novas vagas nas faculdades.

PERFIL DOS CANDIDATOS

Para concorrer ao Bolsa Universidade 2014, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter a renda familiar bruta ate quatro salários mínimos, ser residente em Manaus, não possuir diploma de ensino superior e nem estar matriculado em instituição pública de ensino superior, estar matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições credenciadas no programa e firmar compromisso de prestar serviço em sua área de estudo, sem ônus para a Prefeitura. A fase classificatória será concluída até dezembro deste ano.

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sábado, 5 de outubro de 2013

NOVO EDITAL DO IBGE ABRE DEZ VAGAS DE NÍVEL MÉDIO PARA O AMAZONAS. SALÁRIOS VARIAM DE R$ 2.813,10 A R$ 4.210,49


São Paulo, Rio Claro, Joinville ou Manaus estão entre possíveis locais para os estágios na empresa



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou dois editais de concursos públicos dias atrás, o n. 02/2013 é para preenchimento de 300 vagas de níveo médio (15 são para pessoas com deficiência) em quase todas as unidades da federação (exceto Distrito Federal), enquanto o edital n. 03/2013 é de 120 vagas de nível superior, sendo nove para deficientes, todos no Rio de janeiro.
Das 300 vagas de nível médio, dez são para o Amazonas, nos seguintes municípios: Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Tabatinga e Tefé.
As remunerações variam entre R$ 2.813,10 e R$ 4.210,49 para nível médio e de 6.355,60 a 7.930,24 para nível superior, de acordo com a titulação dos aprovados.
Será concedido auxílio-alimentação, no valor de R$ 373,00, e auxílio-transporte. Poderão ser concedidos benefícios a título de assistência à saúde médica e odontológica, opcional ao servidor e aos seus dependentes, com valores que variam entre R$ 82,83 e R$ 167,70 por pessoa, conforme a remuneração e a idade do servidor. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
As inscrições poderão ser feitas de 1 a 24 de outubro pelo site www.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx, onde já estão disponíveis também os dois editais na íntegra. A taxa de inscrição custa R$ 50 para nível médio e R$ 110 para nível superior. Os editais também podem ser consultados no portal do IBGE, em www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/trabalhe_conosco.shtm


Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br
@maj_castroalves