segunda-feira, 27 de maio de 2013

INSCRIÇÃO DO ENEM ENCERRA HOJE, MAS JÁ ULTRAPASSA 6 MILHÕES DE INSCRITOS EM 2013




BRASÍLIA - Até as 11h20min desta segunda-feira, dia 27, a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem teve 6.342.250 candidatos inscritos, segundo o Ministério da Educação. O número já supera o total de inscritos do ano passado, que foi de 5.971.290. As inscrições podem ser realizadas até as 23h59min de hoje, pelo site www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
Estudantes que tentaram se inscrever no exame na madrugada desta segunda-feira relataram que o site informava que as inscrições estavam encerradas. O MEC confirma que a mensagem apareceu indevidamente no site de inscrição do Enem 2013 durante a madrugada. No entanto, afirma que o sistema não deixou de receber inscrições no período. No momento, o site para a inscrição funciona normalmente.
O pagamento da taxa de inscrição do exame, de R$ 35, dever ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União Simples - GRUS. Ela deve ser gerada, exclusivamente, neste endereço eletrônico. O valor deve ser pago até o dia 29 de maio, sob a pena de não ser confirmada a inscrição.
Estão isentos do pagamento os concluintes do Ensino Médio em 2013 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que comprovarem carência socioeconômica. O número da inscrição e a senha deverão ser aguardados, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do MEC.
No cartão de confirmação, que será enviado para o endereço do estudante, haverá o número de inscrição, data, hora, local de realização das provas, indicação do atendimento, opção de língua estrangeira, solicitação de certificação - ser for o caso -.

ATENDIMENTOS

Os estudantes que necessitarem de atendimentos diferenciado e específico, como pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física ou auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar, deverão informar na inscrição sua condição.
É possível solicitar prova em braile, com letra ampliada - fonte tamanho 18 e com figuras ampliadas -, prova com letra super ampliada - fonte tamanho 24 e com figuras ampliadas -, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras, guia-intérprete para surdocego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

PROVAS

A aplicação do exame acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, às 13h - horário de Brasília -.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de Matemática e Redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

MUDANÇAS

As regras gerais foram apresentadas na tarde da última quarta-feira, dia 8, pelo Ministro  Aloizio Mercadante. O destaque ficou com o aumento do rigor na correção das redações no exame de 2013. A partir do próximo Enem, os textos que tiverem mais de 100 pontos de discrepância entre a correção de dois avaliadores serão encaminhados a um terceiro corretor.
Em 2012, a diferença necessária para que a redação fosse avaliada uma terceira vez era de 200 pontos. Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500.
A prova deste ano também vai ter correções mais rigorosas em relação a ortografia. De acordo com o Ministro Aloizio Mercadante, erros ortográficos serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. "Se estamos mudando o padrão, é porque não estamos satisfeitos".
Após o último exame, vieram a público redações que tiveram nota máxima e tinham erros de português como "trousse" e "enchergar". Além de textos com deboche que obtiveram nota média - um texto com uma receita de miojo ficou com 560 e outra que trazia trechos do hino do Palmeiras obteve 500 pontos, numa escala que chega a 1.000.

Fonte: www.uol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM MANAUS - AMAZONAS (BRASIL)


O primeiro ‘Alerta de Cheia’ deste ano estimava uma cota máxima de 29m45, bem abaixo do recorde alcançado pelo rio no ano passado e que foi de 29m97



MANAUS - Um ano após a maior enchente do Rio Amazonas já registrada, o prefeito de Manaus Artur Virgilio Neto decretou, por volta das 19h desta quinta-feira, 23, Estado de Emergência na cidade. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município desta quita-feira.
De acordo com o decreto, a decisão leva em consideração o relatório técnico da Secretaria Municipal de Defesa Civil-Subdec. "Fica declarada como situação anormal, provocada por desastre natural, caracterizada como situação de Emergência nas áreas ribeirinhas do Município de Manaus, para fins de promoção de ações que visem a combater os danos causados pelas cheias do Rio Negro, com contribuição do Rio Solimões, pelo prazo de 90 dias", diz o texto.
Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Município, nesta quinta, 23, a decisão foi baseada em estudos realizados pelo Gabinete Militar, que deverá apontar o cenário provável provocado pela enchente do Rio Negro, ocasionada pelo alto índice pluviométrico aliado às contribuições do Rio Solimões e seus afluentes. Hoje, o nível do Rio Negro atingiu os 28,99 m, ainda um pouco distante dos 29,78 m da maior já registrada, porém preocupante pelo ritmo de elevação.

Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

terça-feira, 14 de maio de 2013

TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, FELIPE SCOLARI, CONVOCA OS SELECIONÁVEIS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013


INFO convocação brasil copa das confederações (Foto: Editoria de arte)


RIO DE JANEIRO - Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações e deixou os dois campeões mundiais de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard do Atlético de Minas Gerais.
--- Se não der certo, eu tenho que estar preparado para isso. Convoquei A, B ou C pois acredito que isso é o melhor para a Seleção Brasileira. Acredito que, mesmo que eu levasse o jogador que o jornal quer ou que a televisão quer, iria ter pressão. O pau vai comer de qualquer jeito - disse Felipão ao ser questionado sobre a ausência de Ronaldinho.
--- Ninguém considerou atraso. Não demos importância para isso. Não entendemos por que deram tanto espaço para isso. Às 19h30min, ele estava jogando com a equipe.

RAMIRES TAMBÉM FORA DA LISTA

Outra ausência marcante é o volante Ramires, do Chelsea, que deu lugar a Luiz Gustavo, do Bayern. A postura do jogador antes do amistoso com a Rússia, em Londres - onde mora - pode ter pesado na decisão de Felipão.
Em março, o volante foi cortado da partida contra a Itália, em Genebra, e teria que se apresentar em Londres para ser avaliado antes do jogo com os russos. Mas Ramires chegou ao hotel inglês com a média dos Blues, conversou com a comissão técnica e foi cortado. Por outro lado, Lucas, do PSG, também estava machucado e fez questão de ficar concentrado com o grupo durante o período.
Os jogadores da Seleção Brasileira vão se apresentar no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias de atividades, o grupo, que vai ficar hospedado no Hotel Sheraton, em São Conrado, vai realizar exames médicos de rotina. A partir daí, Felipe iniciará as atividades na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, também na Zona Sul.
Segundo Felipão, os clubes que estão disputando a Libertadores não serão prejudicados. Fluminense, com três representantes, e Atlético Mineiro, com dois, já têm partidas confirmadas no dia 29, pelas quartas. Corinthians e Grêmio também terão jogo na data se passarem de fase.
--- Os clubes não precisam se preocupar. Estarão jogando no dia 29 - disse o técnico.

FORÇA BRASIL!

No dia 2 de junho, a Seleção Brasileira vai encarar a Inglaterra, no Maracanã, na abertura oficial do estádio para os torcedores brasileiros. No dia seguinte, a delegação embarcará para Goiânia para realizar a segunda parte da preparação. No dia 9, o último amistoso antes da estreia na Copa das Confederações. o time canarinho terá a França pela frente, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O Brasil está no grupo A do torneio ao lado de Japão, Itália e México. A estreia da Seleção Brasileira na Copa das Confederações será no dia 15 de junho contra os japoneses, no Estádio Mané Garricha, em Brasília. Quatro dias depois, o rival será a equipe mexicana, em Fortaleza. No dia 22, o adversário será a Seleção da Itália, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.
Nesse momento não somos um clube, não defendemos um Estado; somo o Brasil. Convocamos de acordo com nossas convicções, com aquilo que entendemos ser o correto e o caminho certo para a nossa seleção. Espero que a partir de agora, independentemente de quem torce para A ou B, nós possamos, nesse mês de junho, trabalhar juntos pelo Brasil e pela nossa seleção - disse o treinador.

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

sábado, 11 de maio de 2013

POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL RELANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA 600 VAGAS DE ESCRIVÃO, DELEGADO E PERITO CRIMINAL


No total, o TRE-AM recebeu 32 pedidos de envio de tropas federais para o interior



BRASÍLIA - A reabertura de inscrições e a retificação das normas para a realização dos concursos públicos da Polícia Federal-PF, foi divulgada nesta sexta-feira pela Diretoria de Gestão de Pessoal da PF.
As vagas são destinadas para os cargos de Escrivão, Delegado e Perito Criminal. São 600 vagas, com 34 reservadas aos candidatos com deficiência, não havendo formação de cadastro reserva. Os selecionados serão lotados nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e unidades de fronteira.
O cargo de Escrivão tem 350 vagas, sendo 18 reservadas para candidatos com deficiência e requer graduação em curso de nível superior em qualquer área. A remuneração é de R$ 7.514,33 e a taxa é de R$ 125,00. O site para a inscrição é www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivão.
Para o cargo de delegado, com 150 vagas, das quais 8 são reservadas para candidatos com deficiência, é preciso ter diploma de graduação em direito. A remuneração é de R$ 14.037,11 e a taxa é de R$ 150,00. Para se inscrever, é preciso acessar o endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_delegado.
Já para o cargo do Perito Criminal, há 100 vagas, sendo 8 reservadas a candidatos com deficiência, distribuídas em 13 áreas, listadas no Edital. A remuneração é de R$ 14.037,11 e a taxa de participação é de R$ 150,00.
As inscrições estarão abertas entre os dias 17 de maio e 3 de junho. Os candidatos que já a efetuaram e que desejarem alterar a cidade de realização da prova ou a concorrência como candidato com deficiência deverão fazê-lo no mesmo período, pelo site do Cespe/Unb. Aqueles que ainda não realizaram o pagamento da taxa têm até o dia 18 de junho para concluí-la.

ETAPAS DO CONCURSO

A primeira fase dos certames será composta de provas objetiva e discursiva, exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica para todos os cargos. Para Perito criminal e delegado, haverá uma avaliação de títulos enquanto que para Escrivão terá também uma prova de digitação. Para delegado haverá ainda uma prova oral. A segunda etapa consistirá em um Curso de Formação Profissional, a ser realizado no Distrito Federal. As provas objetiva e discursiva para todas as oportunidades estão previstas para ocorrer no dia 21 de julho, nos turno da manhã e da tarde.

SERVIÇO

Concurso: Departamento de Polícia Federal
Cargos: Escrivão, Delegado e Perito Criminal
Vagas:
- Escrivão: 350, sendo 18 para deficientes;
- Delegado: 150, sendo 8 para deficientes;
- Perito Criminal: 100, sendo 8 para deficientes.
Remuneração:
- Escrivão: R$ 7.514,33
- Delegado: R$ 14.037,11
- Perito Criminal: R$ 14.037,11
Inscrições: do dia 17 de maio a 3 de junho de 2013
Taxas:
- Escrivão: R$ 125,00
- Delegado: R$ 150,00
- Perito Criminal: R$ 150,00
Provas objetivas e prova discursiva: dia 21 de julho


Fonte: www.acritica.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DARÁ BOLSA DE R$ 400 PARA UNIVERSITÁRIOS DE BAIXA RENDA


Shutterstock



BRASÍLIA - Estudantes das universidades federais com renda inferior a 1,5 salário mínimo, de cursos com carga horária de no mínimo cinco horas diárias, poderão participar do Programa Nacional de Bolsa Permanência anunciado hoje, dia 9 - quinta-feira - pelo Ministério da Educação-MEC.
A bolsa será de R$ 400 mensais. Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor será superior: R$ 900. Os estudantes receberão um cartão do Banco do Brasil. A bolsa será recebida por meio dele. O programa será disponibilizado a partir da próxima segunda-feira, dia 13. Primeiramente, as universidades terão acesso e poderão cadastrar os pró-reitores de cada área como interlocutores. A partir de então, os estudantes poderão se cadastrar, explica o Secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller. As bolsas serão distribuídas conforme a necessidade de cada instituto.
Segundo Speller, o cadastramento será online, com duração permanente e atualizado a cada mês pelas universidades. O secretário disse que a bolsa deverá dar tranquilidade ao aluno que enfrentar dificuldades econômicas.

Fonte: www.bol.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ex-PREFEITA DE ATALAIA DO NORTE, ANETE PERES, É MULTADA EM R$ 6,9 MILHÕES E NÃO PODERÁ EXERCER CARGO PÚBLICO



prefeita-anete 1


MANAUS - A ex-prefeita e o ex-presidente da Câmara Municipal de Atalaia do Norte, Anete Peres Castro Pinto e Manoel Monteiro da Silva, respectivamente, foram condenados a devolver aos cofres públicos um total de R$ 7 milhões entre multas e glosas. A decisão foi proferida durante a sessão desta quarta-feira, 8, do Tribunal de Contas do Estado-TCE, no entanto, ambos ainda podem recorrer da decisão. O vice-presidente do TCE, Conselheiro Josué Filho foi o relator da matéria e foi seguido pela maioria dos colegas que julgaram como irregulares as duas contas, ambas do exercício de 2011.
Do total somado de R$ 7 milhões em multas e glosas, somente a ex-prefeita terá de recolher à Fazenda de Atalaia do Norte o montante de R$ 6,9 milhões. Em seu Parecer, o Conselheiro Josué Filho fixou um prazo de 30 dias para que Anete Peres recolhesse o valor aos cofres públicos, além de ficar inabilitada pelo período de cinco anos para o exercício de cargo de comissão ou função de confiança dos órgãos da administração estadual.
Já o ex-presidente da Câmara, Manoel Monteiro da Silva, foi condenado a pagar R$ 68,5 mil - também entre multas e glosas - pelas irregularidades cometidas por ele, entre elas o pagamento indevido de diárias a vereadores e ausência de procedimentos licitatórios registrados no sistema ACP.


Fonte: www.blogdafloresta.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


sexta-feira, 3 de maio de 2013

MANAUS TERÁ ENCHENTE DE GRANDE PROPORÇÃO ESTE ANO, APONTA CPRM



Cheia do Rio Negro no ano passado, em Manaus. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


MANAUS - O Serviço Geológico do Brasil-CPRM emitiu, nesta quinta-feria, dia 2, o segundo alerta de cheia do Rio Negro para Manaus. A previsão é que o nível do rio varie entre 28,76 e 29,46 metros, a gente considera a enchente como de grande magnitude", adiantou ao portalamazonia.com o gerente de hidrologia do CPRM, Daniel Oliveira.
A atual cotação do rio é de 27,97 metros, conforme medicação desta quinta-feira realizada no Porto de Manaus. O alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil é para nortear as ações de Defesa Civil do município para minimizar danos em áreas de risco.
O CPRM divulgou que o pico da enchente será em 15 de junho. A estimativa é baseada em medições realizadas diariamente no porto de Manaus, desde 1902. O levantamento aponta 75% de chance do Rio Negro chegar ao nível máximo em junho e 18% de probabilidade disso ocorrer em julho. Para maio, a estatística é de apenas 6%.
A previsão é feita com base no nível do Rio Negro registrados em 31 de março, 30 de abril e 31 de maio, desde 1902, para o primeiro, segundo e terceiro alertas, respectivamente. Feita uma regressão linear com os valores registrados, os técnicos do CPRM definem os níveis divulgados. O terceiro é último alerta sobre a enchente do Rio Negro será divulgado no último dia de maio.

DEFESA CIVIL

Mesmo com a possibilidade de o Rio Negro atingir a cotação de alerta em 2013, a Defesa Civil do município descartou que a enchente atinja casas na capital amazonense. No entanto, o órgão monitora a subida do rio e instala pontes para evitar contato da população com água contaminada que já chega em algumas ruas dos bairros de São Raimundo, Educandos, Glória, Presidente Vargas, São Geraldo e Raiz.
A Defesa Civil deve construir 2,4 mil metros de passarelas. Até hoje, foram entregues cinco pontes no bairro da Glória, zona Oeste da capital, nos becos Vitória, Matadouro, Coronel Salgado, Oswaldo Cruz e Carneiro. No beco Coronel Salgado, a estrutura mede 80 metros. Já no beco Vitória, a ponte de 110 metros atende cerca de 150 famílias que moram em palafitas. Outra ponte está erguida na Rua Oswaldo Cruz, com 140 metros de extensão.

PREVISÃO DE CHUVAS

Para o trimestre abril-maio-junho, o Instituto Nacional de Meteorologia-INMET indica, no Boletim de Prognóstico Climático, 30% de possibilidade de chuvas acima da média. A previsão é para a faixa central da Região Norte, desde o Noroeste do Amazonas até o extremo Norte do Tocantins. Para o extremo norte, que inclui o centro-norte de Roraima a previsão indica 35% de probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria acima da normal.
As precipitações acima dos padrões climatológicos também são indicadas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Em seu 101º Boletim Climático da Amazônia, o Sipam aponta chuvas acima da média na bacia do Alto Rio Negro, no Amazonas.
O monitoramento feito pelo CPRM aponta que no período de 24 de abril a 02 de maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – área onde os ventos dos hemisférios norte e sul se encontram- atuará sobre a Amazônia, provocando chuvas intensas no oeste, leste e norte do Amazonas.

Fonte: www.portalamazonia.com

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br


quarta-feira, 1 de maio de 2013

TERMINA PRAZO PARA DECLARAR O IR 2013. 26 MILHÕES DECLARARAM



Baixe os programas do IR 2013 (Editoria de Arte/G1)



RIO DE JANEIRO - O prazo para entregar à Receita Federal o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) venceu às 23h59 desta terça-feira (30) e os contribuintes que deixaram de fazê-lo devem agora se preparar para enviar a declaração mesmo com atraso.A partir das 8h desta quinta-feira (2), a Receita vai abrir novamente o seu sistema para receber as declarações de quem perdeu o prazo. Só será possível enviar a declaração pela internet e apenas a partir de quinta – por conta do feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta (1º) o sistema não vai estar disponível.

Além de baixar o programa usado para preencher a declaração (IRPF 2013), também é necessário gravar no computador o Receitanet, programa que serve para enviar o documento. Ambos são encontrados no site da Receita FederalO programa é o mesmo usado por quem declarou dentro do prazo. Por isso, quem já tem o IRPF e o Receitanet gravados no computador não precisa baixá-los novamente. De acordo com o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir, a Receita já recebeu cerca de 1 milhão de declarações de contribuintes que perderam o prazo no ano passado.

MULTAS E JUROS

Quem perdeu o prazo de 30 de abril terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. A demora em enviar a declaração, porém, pode fazer esse valor aumentar – a Receita cobra multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20%. Por isso, a orientação é que a declaração seja enviada à Receita o quanto antes. “O contribuinte deve fazer a declaração o quanto antes, pois a multa por atraso é de 1% ao mês sobre o imposto devido”, disse o supervisor nacional do IRPF.

Aqueles que têm imposto a restituir vão conseguir receber o valor normalmente, mesmo com o atraso na declaração. Também é possível retificar o IRPF depois de enviá-lo – o processo é o mesmo usado por quem declarou dentro do prazo. Entretanto, quem encaminhar o documento depois de 30 de abril não pode alterar a forma de tributação (simplificada ou completa). Ou seja, se o contribuinte transmitir a declaração no modelo simplificado, não poderá mudar depois para a versão completa (em que há deduções legais), e vice-versa.

Fonte: www.g1.com.br

Por Rubem Tadeu - Presidente da AFAMA
rtcastroalves@bol.com.br